TÍTULO: Um novo jogo de tabuleiro como ferramenta motivadora para a aula de química

AUTORES: MONTEIRO, J. M. A. (IFPB) ; LIMA, M. B. (UFPB) ; SILVA, A. L. (IFPB)

RESUMO: Um jogo de tabuleiro foi desenvolvido com o objetivo de motivar o interesse pela ciência e a participação dos alunos. Este jogo pedagógico chamado, Prof BioQuim, foi aplicado em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Consiste em um tabuleiro que representa uma planta baixa de uma escola, a qual possui 9 ambientes e para avançar é necessário responder desafios relacionados com o conteúdo. O tabuleiro foi inteiramente produzido com materiais reciclados obtidos na própria escola. Os resultados obtidos foram, sobretudo, animadores, visto o entusiasmo e interesse demonstrado pelos alunos que conseguiram pesquisar em seus materiais e se organizar em grupos para responder os desafios. Satisfatório, o jogo didático desenvolvido é aplicado para diferentes conteúdos de química e outras disciplinas.

PALAVRAS CHAVES: lúdico, ensino de química, modelos periódicos

INTRODUÇÃO: Com a larga divulgação de práticas construtivistas, estimuladas por relevantes trabalhos, como os de Jean Piaget (1998), os jogos lúdicos ganharam uma dimensão e importância antes não tão explorada pela educação. O uso desse recurso no espaço escolar permite a aquisição de conhecimento quando bem direcionada e com objetivos claros em direção ao que se quer explorar (GOMES, 2009). Os jogos de cunho didático e pedagógico apresentam a função lúdica e educativa. A função lúdica dos jogos proporciona diversão e interesse. A função educativa permite que os conceitos pertinentes sejam estabelecidos e ensinados (SOARES, et al, 2006). O aluno deve exercer um papel ativo no processo de aprendizagem e o professor se torna o responsável por proporcionar condições e situações para que o aluno transforme e desenvolva em sua mente um processo cognitivo mais significativo (VIGOTSKY, 2007).
Em química, o grau de abstração ainda se encontra muito presente, várias vezes os seus conceitos são difíceis de incorporar ou abordados de forma desinteressante para os alunos. O emprego do lúdico no ensino de química torna-se nesta perspectiva singularmente significativo (SOARES, 2004). O objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um novo jogo de tabuleiro, o Prof.BioQuim, o qual permita motivar o aluno a participar das aulas, contribuindo para a melhoria da aprendizagem, interações professor-aluno e aluno-aluno, além de favorecer habilidades cognitivas como percepção, atenção e fixação. Neste trabalho foi abordado o tema modelos atômicos, por apresentar um significativo grau de abstração e baixa retenção de conceitos fundamentais por parte dos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: O tabuleiro, Prof.BioQuim, foi inteiramente produzido com materiais reciclados obtidos na própria escola. Prof.BioQuim representa uma planta baixa de uma escola, a qual possui nove ambientes: duas salas de aula, uma cantina, uma biblioteca, uma quadra de esportes, um banheiro, uma diretoria, um laboratório e uma sala de informática. Folhas em EVA recicladas, sem mais uso na escola, foram gentilmente cedidas e usadas para montar os quadrados do tabuleiro. Os corredores são representados por quadrados subdivididos em nove quadrinhos numerados de forma aparentemente aleatória. Ambientes (salas), letras, números e demais detalhes também foram confeccionados em folhas em EVA.
Os peões do jogo foram montados com garrafinhas plásticas vazias de iogurte, que receberam rotulação em EVA nas cores azul, verde, vermelho e amarelo para identificação e formação dos grupos. Para se locomoverem no tabuleiro, os peões devem seguir a numeração do dado (1 a 6). O jogo é iniciado com todos os peões dentro da marcação com o nome do jogo, Prof. BIOQUIM.
Para avançar é necessário responder desafios relacionados com o conteúdo, no caso modelos atômicos. É preciso também respeitar os tempos pré-estabelecidos que simulam o período de permanência destes alunos nos ambientes e dentro da escola, que corresponde ao tempo total do jogo, 40 minutos. Os alunos não precisam seguir uma ordem pré-estabelecida para se locomoverem no tabuleiro, exigindo então uma estratégia por parte dos grupos. Tendo o objetivo de responder o máximo de desafios possíveis espalhados aleatoriamente pelo corredor e salas. Sendo vencedor o grupo que responder mais desafios e se encaminhar em direção à saída do tabuleiro antes do final do período.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a introdução do tema modelos atômicos, com aulas teóricas expositivas, em duas turmas do ensino fundamental de uma escola municipal, foi aplicado distintamente para cada uma o jogo lúdico, Prof.BioQuim. Observou-se que em ambas as turmas houve uma significativa melhoria no grau de atenção, sobretudo de organização na divisão dos grupos. A dinâmica de grupo para as pesquisas e avaliação das respostas também foi bastante satisfatório, excedendo as expectativas de utilizar o tabuleiro como forma lúdica de interação, motivação e aprendizado. Os alunos questionavam mais e com melhor propriedade sobre a temática abordada, sendo fundamentalmente atores do seu processo de aprendizagem.
Para melhor avaliar o processo de motivação, interesse e compreensão do conteúdo, foi realizado um exercício de fixação, uma aula após o jogo lúdico. Exercício similar foi também exposto uma aula antes ao tabuleiro, e os resultados motivacionais e de compreensão da temática foram insuficientes e insatisfatórios. Após o Prof.BioQuim, o interesse e a melhor compreensão dos conceitos de modelos atômicos, permitiram que os mesmos obtivessem, sem auxílio de consulta, bons e ótimos resultados em comparação com os mesmo obtidos exclusivamente com o conteúdo apresentado na aula teórica expositiva.
Tal resultado satisfatório demonstra que os objetivos do conteúdo foram mais bem compreendidos, “de forma mais clara”, com a introdução do jogo, a exposição dos exercícios em forma de desafios, permite que os alunos se concentrem melhor e de maneira mais dinâmica busquem compreender os tópicos, pesquisando em seus materiais disponíveis, livros e anotações pessoais e questionando o docente com melhor propriedade e direcionamento.





CONCLUSÕES: O tema abordado, modelos atômicos, foi bem escolhido devido à abstração que o acompanha e a dificuldade que muitos alunos, principalmente do ensino fundamental, tem de visualizar e absorver os seus conceitos e relevâncias. É importante ressaltar que esse jogo pode ser aplicado a qualquer outro conteúdo de química como também conteúdos diversos de outras disciplinas, sendo necessário apenas modificar os desafios propostos. Desta forma, com o auxílio do jogo Prof.BioQuim, as interações professor-aluno, aluno-aluno, organização e dinâmica de grupo e pesquisa foram bem estabelecidas e promovidas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GOMES, M. L. M. 2009. Jogos nas escolas: um olhar alternativo sobre a aprendizagem. Revista Científica Internacional, 4.
PIAGET, J. 1998. A psicologia da criança. Bertrand Brasil.
SOARES, M. H. F. B. 2004. O lúdico em Química: Jogos e atividades lúdicas aplicados ao Ensino de Química. São Carlos: UFSCar. Tese de Doutorado.
SOARES, M. H. F. B.; CAVALHEIRO, E. T. G. 2006. O Ludo como um jogo para discutir conceitos em Termoquímica. Química Nova na Escola, 23: 27-31.
VIGOTSKI, L. S.2000. A formação social da mente. Martins Fontes.