TÍTULO: APLICAÇÃO DE UM JOGO SOBRE PROPRIEDADES COLIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: GOMES, F. (IFG) ; BARBOSA, A. R. (IFG) ; ROSA, L. R. (IFG) ; CARVALHO, E. (IFG)

RESUMO: O trabalho em questão envolve a aplicação de um jogo de dominó sobre propriedades coligativas nas aulas do segundo ano do ensino médio do Colégio Alfredo Nasser, cidade de Uruaçu – GO. Este jogo foi desenvolvido dentro da categoria de materiais didáticos do Projeto Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, ao qual a escola está inserida. De acordo com relatos dos alunos o jogo foi divertido e contribuiu para a aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: o trabalho em questão envolve a aplicação de um jogo de dominó sobre propriedades coligativas nas aulas do segundo ano do ensino médio do colégio alfredo nasser, cidade de uruaçu – go. este jogo foi desenvolvido dentro da categoria de materiais didáticos

INTRODUÇÃO: O conteúdo de química do segundo ano do ensino médio envolve uma série de conceitos e cálculos, muitas vezes desafiadores aos alunos. Propriedades coligativas não é diferente. O assunto, muitas vezes desconsiderado, trabalha fenômenos interessantes e representativos do cotidiano do aluno, como por exemplo, o funcionamento da panela de pressão e a evaporação de solventes à temperatura ambiente. Considerando isso, alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás – Campi Uruaçu desenvolveram e aplicaram um jogo sobre propriedades coligativas em duas turmas de segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Alfredo Nasser. O jogo contribui para o aprendizado de maneira lúdica e criativa favorecendo a interação entre os alunos (SOARES, 2008) e entre os bolsistas, futuros professores.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizada a etapa de estudo e resumo do assunto “propriedades coligativas” e considerado os pontos mais relevantes deste tema (FELTRE, 2004; CANTO, et al., 2011). Uma vez selecionados os itens partiu-se para a confecção do jogo. O jogo é composto por 27 peças da qual uma inicia (somente perguntas) e outra encerra (possui somente respostas), sendo que estas peças são previamente separadas das demais. Os alunos deverão encontrar a peça que contém a resposta da peça de inicio, não importando o sentido escolhido para se iniciar (horário ou anti-horário). Cada aluno recebe então cinco peças previamente embaralhadas. O jogo chegará ao fim quando a peça contendo somente respostas for usada, ou seja, quando as perguntas das duas peças das extremidades forem respondidas. Então o componente do grupo que conseguir fechar as extremidades do jogo com a peça de encerramento, em menor tempo, será o vencedor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O dominó foi confeccionado em placas de raios-X usadas por ser um material firme e de fácil acesso, conforme pode ser visto na figura abaixo. O ideal é jogar em grupos de cinco componentes. A aplicação do jogo sobre propriedades coligativas teve como intuito complementar o conteúdo teórico apresentado em sala de aula. O professor optou por usá-lo como processo avaliativo quantificando-o da seguinte maneira: o ganhador do jogo teria nota máxima de 1,0 ponto e o último colocado, 0,6 ponto, tendo diminuído 0,1 pontos de cada posterior colocado. Os grupos foram distribuídos com cinco alunos cada. Os integrantes de cada grupo foram sorteados para minimizar eventuais indisciplinas e possibilitar uma melhor interação entre eles. A maior dificuldade encontrada foi relacionar as perguntas com as respostas, uma deficiência na interpretação e não somente na conceituação. Durante a execução do jogo os alunos fizeram alguns relatos do tipo: “Aprender com jogo é mais divertido, a gente não precisa se preocupar em decorar nada”. “Esse tipo de avaliação é melhor, todo mundo precisa saber do assunto para ganhar o jogo”. “Quando tem prova a gente esquece o conteúdo, no jogo não”.



CONCLUSÕES: Considerando os relatos dos alunos durante a execução do jogo, percebeu-se que houve uma boa aceitação da proposta inicial, de aliar o conteúdo propriedades coligativas com o lúdico, facilitando o entendimento do assunto. A participação e o interesse dos alunos foram motivadores, na opinião dos bolsistas que desenvolveram o jogo. Acreditamos que este jogo abrange o conteúdo de propriedades coligativas de maneira simples e objetiva, além de ser divertido.

AGRADECIMENTOS: a CAPES e ao Colégio Estadual Alfredo Nasser.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CANTO, E., PERUZZO, T. Química na Abordagem do Cotidiano, vol. 2; Ed. Moderna, 2011.
FELTRE, R. Química Geral, Vol. 2; Ed. Moderna, 2004.
SOARES, M. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. In: Guarapari: Ex Libris, 2008.