TÍTULO: A DISICPLINA QUÍMICA AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

AUTORES: MARTINS, F. (UNICSUL) ; AMARAL, C. L. C. (UNICSUL)

RESUMO: Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em fase de desenvolvimento que tem
como objetivo investigar como se deu a inserção da disciplina Química Ambiental (QA) em
cursos de Graduação em Química. Para isso foi realizada uma pesquisa documental e para
as universidades que a contempla em seus currículos estão também sendo investigadas as
ementas dessa disciplina com o intuito de analisar as convergências e divergências em
relação a sua estruturação. Os resultados mostraram que vários fatores contribuíram
para sua inserção nos currículo de química e que somente 48% das universidades Paulista
a contemplam em seus currículos. Quanto a coerência nessas ementas notou-se que há
falta de consenso sobre o que deve ser abordado, a carga horária e os tópicos a serem
discutidos.

PALAVRAS CHAVES: química ambiental, graduação, currículo

INTRODUÇÃO: Ao iniciar a análise da estrutura de um Currículo de Química Ambiental (QA) deve-se
observar várias vertentes, dentre elas a obrigatoriedade da formação e
conscientização em relação aos assuntos relacionados ao meio ambiente – previsto em
lei - como consta, por exemplo, na Constituição Federal Brasileira de 1988, onde lê-
se em seu artigo 225, item VI que para assegurar a efetividade do direito a um meio
ambiente equilibrado, incumbe ao Poder Público: “promover a educação ambiental em
todos níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio
ambiente”.
Outra vertente é a necessidade de identificar e desenvolver processos que minimizem
as agressões ao meio ambiente. Estas vertentes acabaram pressionando as instituições
de ensino superior a inserirem a disciplina de QA no currículo dos seus cursos de
Graduação. A disciplina escolar é uma construção social e política e o currículo uma
área de poder e fragmentação na qual está explicitada a importância de cada
disciplina (GOODSON, 1997). O currículo de QA deve ter um olhar interdisciplinar,
visto que o meio ambiente possui grande complexidade. A confrontação construtiva de
conhecimentos, com a heterogeneidade das formações e das sensibilidades, parece
funcionar como uma ferramenta preciosa no crescimento da conscientização dos
problemas (SILVA e HAINARD, 2005). A formação de um currículo organizado, que dê ao
graduando a visão da importância, complexidade e interdisciplinaridade da QA é de
extrema necessidade.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa, classificada como exploratória e explicativa, está pautada na análise documental das ementas dos cursos de graduação de Química – bacharel e licenciatura - que apresentam, especificamente, a disciplina de Química Ambiental em seus currículos, de universidades públicas e privadas. Identificados os cursos de graduação de Química que possuem a disciplina de Química Ambiental em seus currículos, foi observado na ementa da disciplina itens como: carga horária da disciplina, semestre em que é ministrada e tópicos discutidos na disciplina. Após traçou-se um panorama comparativo entre as ementas da disciplina Química Ambiental de quatro diferentes universidades.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados preliminares dessa pesquisa mostraram que a inserção da disciplina de QA nos currículos da graduação em Química deu-se por:
- Detecção dos problemas ambientais causados pelos avanços científicos e tecnológicos;
- Grande aumento da população mundial;
- Ocupação desordenada do espaço;
- Produção e o consumo de bens a qualquer custo pela sociedade capitalista;
- Necessidade do aumento da produção de alimentos que trouxeram ao meio ambiente consequências devastadoras;
- Necessidade de uma formação mais completa dos graduandos e mais aplicável às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.
Esses resultados também indicaram que somente 48% das universidades do estado de São Paulo contemplam essa disciplina em seu currículo. Ao analisar as ementas destes cursos observou-se que há falta de consenso sobre o que deve ser abordado, a carga horária e os tópicos a serem discutidos, como pode ser observado na tabela 1. Outro ponto relevante é a falta de bibliografia específica sobre o assunto, visto que muitas das ementas sugerem livros correlatos a QA e não propriamente de QA.




CONCLUSÕES: A partir dos resultados pode-se concluir que há necessidade da inclusão da disciplina QA nos currículos dos cursos de graduação em Química, tanto para o bacharelado quanto para a licenciatura. O primeiro devido sua função no mercado de trabalho, dentro das indústrias e órgãos que gerenciam e tentam sanar os impactos ambientais. Nos cursos de licenciatura, sua importância deve-se a sua função na formação de cidadãos que ajudem a preservar o meio ambiente em que vivem. Entretanto, a preocupação com a formação de graduandos em Química com esta visão ambiental, não chegou a todas as instituições e para aquelas que a contempla, a estruturação de suas ementas ainda é confusa, ou seja, apresentam divergências nos tópicos a serem discutidos e estudados.

AGRADECIMENTOS: CAPES/UNICSUL

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
GOODSON, I. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.
ROCHA, J. C. et al. Introdução à química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004.
SILVA, M. C.; HAINARD, F. O ambiente: Uma urgência interdisciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2005.