TÍTULO: UMA POSTURA INTERVENTIVA DIFERENCIADA NO ENSINO DE QUÍMICA, ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO E DE ATIVIDADES LÚDICAS

AUTORES: NETA, V.P.S. (IF SERTÃO PE) ; MACEDO, S.K.S. (IF SERTÃO PE) ; SOUZA,I.A. (IF SERTÃO PE) ; SOUZA,J.A. (IF SERTÃO PE) ; LUZ,S.N. (IF SERTÃO PE) ; LIMA,V.C. (IF SERTÃO PE) ; AGUIAR,L.O. (IF SERTÃO PE)

RESUMO: O presente trabalho foi desenvolvido no segundo semestre de 2010 por alunas do Curso de
Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Sertão Pernambucano (IF-Sertão PE) – Campus Petrolina na escola pública Padre Manoel de
Paiva Neto numa turma de 1ºano do Ensino Médio,na cidade de Petrolina-PE, como forma
de intervir nas dificuldades e deficiências diagnosticadas na turma proporcionou–se
através da pesquisa e da ação o redirecionamento do ensino da química numa perspectiva
construtivista, oportunizando assim a construção do conhecimento do estudante com novas
metodologias de ensino. Através de aulas interativas e práticas tornando o ambiente
escolar um espaço agradável no sentido de atrair os alunos na aula de química.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química. didática. intervenção pedagógica.

INTRODUÇÃO: São grandes os desafios a enfrentar quando a escola visa direcionar as ações para a
melhoria do ensino. O Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE) impõe a todos uma
nova postura diante da problemática educacional atrelando-a aos resultados concretos
do ensino-aprendizagem. Um dos desafios é garantir a efetiva melhoria da qualidade da
educação com base nos resultados da avaliação educacional. Para Zóboli (2004), o
ensino através de experiências enriquece e estimula os alunos a observarem,
experimentarem em, sobretudo com a orientação do professor. Os experimentos são uma
ferramenta de extrema importância na sala de aula, estes por sua vez unem a teoria à
prática, mostrando que a Química não é abstrata, complicada, e sim plausível fazendo
parte do nosso dia-a-dia. Na disciplina de química, bastante afetada tanto pela falta
de interesse dos alunos com a disciplina, quanto pela falta de professores
especializados na área, evidenciou-se que o interesse dos alunos aflora através de
mais aulas práticas. Com o intuito de intervir nas dificuldades e deficiências numa
turma de 1º ano do Ensino Médio na Escola Pública Padre Manoel de Paiva Neto, situada
em Petrolina-PE, foi desenvolvido um Projeto titulado “QUÍMICA NA CABEÇA”, em que
foram realizadas aulas interativas, lúdicas e práticas, buscando tornar o ambiente
escolar um espaço agradável que atraísse os alunos para as aulas de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi aplicado um diagnóstico pré teste com os alunos para identificar as dificuldades
encontradas pelos mesmos em relação ao aprendizado de química. O questionário
continha perguntas direcionadas ao ensino de química, ao livro didático adotado pelo
Governo, a interpretação individual de conceitos já estudados como: modelos
atômicos, transformação da matéria, tabela periódica e funções inorgânicas, além de
constatar como gostariam que fossem ministradas as aulas de química e identificar o
nível dos alunos quanto à disciplina. Para superar as dificuldades e promover a
compreensão dos conteúdos, foram realizadas dinâmicas, paródias, montagem de tabela,
exposição de vídeo e experiências químicas com materiais alternativos. Na conclusão
do trabalho, como forma de avaliação, foi realizado um segundo diagnóstico para
analisar o desempenho dos discentes com a realização do Projeto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através dos questionários aplicados, percebeu-se que os alunos possuíam uma opinião
distorcida da química. E após algumas intervenções feitas com eles, os conceitos
foram mudados. Constatou-se que a realização de experimentos com materiais caseiros,
principalmente relacionados à teoria, estimula os alunos a estudarem com obstinação
os conteúdos da disciplina. Considerando os rendimentos, assevera-se que o trabalho
foi válido e que, o objetivo de aproximar os alunos da ciência Química, ensinando-os
com a utilização dos meios disponíveis foram atingidos. Percebeu-se que após os
desfechos do Projeto, da reavaliação com mais questionários e também com as
observações durante as etapas, os resultados obtidos foram positivos, sobretudo no
que diz respeito ao aumento do interesse e da assimilação dos conteúdos de química
por parte dos educandos, bem como a conscientização da importância de se estudar
química. Por outro lado, as aulas ministradas em assuntos específicos que os alunos
apresentaram dificuldade serviram para corrigir algumas deficiências no processo de
aprendizagem, mas não serviram para resolver totalmente estas deficiências. Durante
as atividades realizadas constatou-se que, oralmente cerca de 95% dos alunos
respondiam corretamente as perguntas feitas durante os experimentos, mas no momento
de escrever e ler os questionários após as práticas, não sabiam interpretar as
questões. Uma dificuldade bastante acentuada na escrita e interpretação de textos. O
que causa baixo rendimento escolar nas disciplinas.



CONCLUSÕES: A partir do referido trabalho, pôde-se perceber que a dificuldade dos alunos em
compreender conteúdos de química, pode ser minimizada através da utilização de aulas
experimentais, que auxilia na compreensão dos temas abordados e nas aplicações dos
mesmos no cotidiano, já que proporcionam uma relação entre a teoria e a prática. As
atividades práticas desenvolvidas em sala de aula colaboraram para que o aluno
conseguisse observar a relevância do conteúdo estudado, podendo atribuir exato sentido.
Após a execução do Projeto, pode-se concluir que as intervenções realizadas com
atividades dinâmicas, lúdicas e práticas enriqueceram o conhecimento dos alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ZÓBOLI, G. Práticas de ensino: subsídios para a atividade docente.11.ed. São Paulo: Ática, 2004.