TÍTULO: Ensinando Química através do uso do software educacionalACD/ChemSketch.

AUTORES: QUEIROZ,A.P.A. (UNICAP)

RESUMO: Na Educação Química, nos últimos anos, houve um verdadeiro salto na produção de softwares educacionais1, abrangendo diversas áreas do conhecimento químico. O presente trabalho tem o objetivo de verificar a utilização do programa ACD/Chemsketch Freeware2, como recurso multimídia alternativo no ensino do mecanismo de reações de Química Orgânica. O ChemSketch apresenta inúmeras vantagens em relação a outros softwares que tem os mesmos objetivos. Entre elas a facilidade de desenhar as diversas e complexas estruturas moleculares, ser freeware pode ser utilizado em qualquer computador na escola, layout que facilita o entendimento por alunos e professores. Sendo realizado nas turmas do 9º ano da Escola Luiz Delgado, Recife – PE, os alunos escolhidos têm faixa etária entre de 18 a 46 anos de idade

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, mecanismo e software educacional

INTRODUÇÃO: O trabalho tem como objetivo propiciar ao aluno uma ferramenta atrativa, com interface amigável e recursos multimídia, e desenvolver de forma animada cada passo do mecanismo de reações orgânicas.
No mundo atual a informática já faz parte do cotidiano. A tecnologia está presente nos brinquedos, nas agências bancárias, nas novelas, nos filmes e nos computadores domésticos, que invadem a casa das pessoas levando lazer, entretenimento e educação. Na educação não poderia ser diferente, por ser uma ferramenta de auxilio e reforço parar melhor assimilação do conhecimento (Sette, 2005).
A utilização da informática na educação deve ser vista como uma ferramenta que faz com que o professor e o aluno interajam em um ambiente aberto, objetivo e com ajuda dessas ferramentas buscarem soluções para promover melhorias no ensino-aprendizagem, pois mudanças significativas na prática educacional só se concretizarão quando novas tecnologias estiverem integradas como instrumentos participantes. (Ribeiro, 2009).
Com o intuito de colocar em evidência os meios tecnológicos e possibilitar ao aluno uma forma mais atrativa de adquirir conhecimento, oferecendo recursos do tipo de imagens, sons, animação dirigida ao público alvo da 3ª série do ensino médio através de uma metodologia que chame a atenção e desperte o interesse para aprendizagem com o auxílio de computadores de programa gratuitos como o ChemSketch para desenho das cadeias orgânicas e os seus mecanismos. A utilização do programa PowerPoint para aplicação das animações para melhor aproveitamento e compreensão do conteúdo transmitido ao corpo discente já que é uma ferramenta de fácil acesso e que as pessoas sabem utilizar.


MATERIAL E MÉTODOS: O programa ChemSketch foi utilizado para o desenho das estruturas químicas e também para elaborar as reações químicas. O software, apesar de ser gratuito, é uma ferramenta completa de desenho, não só molecular, mas de inúmeras ilustrações para uma aula de química. Possui uma seção de "modelos", onde há dezenas de estruturas "prontas", vidraria de laboratório, modelos representacionais, e muito mais
O software PowerPoint permite construir apresentações multimídia profissionais, combinando imagens, animações e sons, cada vez mais, utilizados por alunos e por professores. O PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vídeos, que podem ser animados de diferentes maneiras
Foi realizado um questionário de 5 perguntas que foi aplicado para ser idéia do conhecimento geral dos alunos na área de química orgânica. Foram avaliados 19 alunos na faixa etária de 18 a 25 anos e 31 alunos com idade entre 26 e 46 anos perfazendo um total de 50 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola publica localizada em Recife.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O percentual de acertos nos quesitos 1 (Qual dos compostos abaixo possui a função ácido carboxílico?) e 2 (Qual dos compostos abaixo possui dupla ligação?) variou entre 2 e 5 pontos percentuais demonstrando conhecimento da função ácido carboxílico, bem como o reconhecimento dos tipos de ligações químicas. No quesito 3 (O Butanoato de etila é da função éster. Qual dos compostos abaixo representa esse composto?) os alunos de 18 a 25 anos demonstraram índice mais alto de conhecimento da função éster.
No quesito 4 (A reação entre ácido carboxílico e álcool produz?) os alunos com idade entre 26 e 46 anos apresentaram aproximadamente 20 pontos percentuais de acertos mais que aqueles da faixa 18-25 anos embora o índice de erro seja elevado demonstrando a dificuldade de reconhecimento das reações orgânicas para ambas as faixas. Para o quesito 5 (Dê o nome do composto da gasolina que é um alcano) o elevado índice de erros caracteriza a necessidade de contextualização, ou seja relacionar o nome químico/estrutura química com cotidiano. É notória a dificuldade do aprendizado de química no ensino médio que está relacionada à exagerada ênfase à memorização e a desvinculação do conhecimento químico a vida cotidiana. Quando o assunto é reações orgânicas o problema aumenta.
É notória a dificuldade do aprendizado de química no ensino médio que está relacionada à exagerada ênfase à memorização e a desvinculação do conhecimento químico a vida cotidiana. Quando o assunto é reações orgânicas o problema aumenta.
Foi observado que os alunos mostraram interesse e se envolveram na aula. Pois é possível tornar a química um assunto agradável e com boa compreensão, com dedicação e metodologia de ensino atrativas.

CONCLUSÕES: É preciso uma forma inovadora e eficaz no ensino da química orgânica, ela é uma ciência do cotidiano e precisa ser contextualizada para facilitar o aprendizado. É notória a defasagem do conhecimento dos discentes na química orgânica mais essa realidade mudará com empenho, coragem, dedicação e assim terá uma educação digna a todos sem restrições de classes sociais e raciais porque não é preciso muito para realizar essa mudança, ela tem que começar em nós professores e transmitir o conhecimento aos alunos de forma que seja aprendido isso sim é o que preciso enfrentar e ter êxito e vitória.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus, a meus pais Paulo Queiroz e Ivone Queiroz, pelo apoio e credibilidade e a professora Lucia Fernanda pelo amadurecimento dos meus conhecimentos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 Ribeiro, A. A.; Greca, I. M. Quim. Nova 2003, 26, 542.
2 http://www.acdlabs.com
3 SETTE, Sonia Schechtman. Formação de Professores em Informática na Educação: Um caminho para mudanças. Coleção Informática para mudança na Educação. MEC. pág. 22-32, 2005.
4 Usberco, João; Salvador, Edgar; Química volume único, 5ª Edição, Editora Saraiva,
2002
5 BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Rio de
Janeiro: Vozes, 2005
6 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996 a.