TÍTULO: RADIOATIVIDADE: USO E APLICAÇÕES NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE BELÉM/PA

AUTORES: OLIVEIRA, L.C.S. (UFPA) ; PONTES, A.N (UFPA) ; ALVES, K.M.A. (UFPA) ; MONTEIRO, S.E.L. (UFPA)

RESUMO: O objetivo foi o de investigar o conhecimento de alunos de ensino médio acerca desta temática. O recurso utilizado, foi o questionário, composto de oito perguntas dissertativas onde os estudantes, registraram suas respostas. As questões envolviam: noções básicas sobre radiações e aplicações tecnológicas das radiações. Através da analise de questionários observou-se que, quando perguntados o que eles entendiam sobre radioatividade, 29 estudantes disseram que a radioatividade é uma coisa ruim; Uma questão era para eles falarem o nome de uma substancias radioativas que já ouviu falar, 38 alunos disseram Césio, 3 disseram Urânio. Concluímos que os estudantes do ensino médio têm pouco conhecimento sobre o tema Radioatividade, eles possuem idéia desse tema, porém vagas e desarticuladas.

PALAVRAS CHAVES: radioatividade, estudantes, substancias radioativas.

INTRODUÇÃO: O tema das radiações desperta sentimentos diferentes nas pessoas. Alguns ficam intrigados. Sabem que aí se esconde um dos grandes achados da ciência, com grande potencialidade de aplicações práticas. Para outros, o termo está associado a desastres terríveis, acidentes radiológicos, dor e contaminação. Tratasse de um perigo invisível, sem cor, sem cheiro, que chega sem dar nenhum aviso. As aplicações da radiação obviamente incluem bombas nucleares e usinas nucleares, mas não se restringem a elas. Elementos radioativos podem causar sérios riscos à saúde dos seres vivos, inclusive câncer e morte.
A radioatividade, quando utilizada de forma controlada, pode trazer muitos benefícios para o homem. Hoje em dia ela é utilizada sob três formas básicas: Uso da energia do núcleo do átomo; Uso das radiações que têm a capacidade de atravessar a matéria e velar filmes (raios X); Uso da capacidade (Radioterapia ou esterilização de material médico);
Hoje em dia, as radiações estão presentes em varias aplicações. Apesar de pouco explorado, é um tema atual, interessante, com muitas aplicações práticas, com forte tendência interdisciplinar e ainda capaz de levantar discussões sobre a relação ciência–tecnologia–sociedade, como, cuidados com a saúde, contaminação ambiental, perigos radioativos, tecnologia médica, poluição, etc.



MATERIAL E MÉTODOS: A investigação relatada neste trabalho ocorreu no primeiro semestre de 2011 em duas turmas, com um total de 60 estudantes do 3º ano do ensino médio de duas escolas estaduais da cidade de Belém, PA. O objetivo foi o de investigar o conhecimento de alunos de ensino médio acerca desta temática.

O recurso utilizado, para tal pesquisa, foi o questionário, composto de oito perguntas dissertativas onde os estudantes, anônima e individualmente, registraram suas respostas. As questões foram elaboradas de modo a exigir que os estudantes recorressem às suas experiências, escolares ou não, relacionadas com as radiações. As questões envolviam: noções básicas sobre radiações e aplicações tecnológicas das radiações.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da analise de questionários observou-se que, quando perguntados o que eles entendiam sobre radioatividade, 29 estudantes disseram que a radioatividade é uma coisa ruim, 15 disseram que são capazes de emitir radiações, 10 respondeu que é uma forma de energia nuclear, 5 que é uma propriedade que alguns átomos têm de emitir radiação e 1 disse que é um processo no qual um átomo pode se transformar em outro átomo; Outra questão foi cite alguns locais onde você acredita que ha substancia radioativa, as respostas foram 30 nos hospitais, 26 nas indústrias e 4 não respondeu. Uma dos questionamentos foi o que vem ao seu pensamento quando eles houve falar em radioatividade, 33 estudantes disseram uma coisa ruim, 5 alunos acidente nucleares, como o que aconteceu no Japão, 10 raios-X que é usado pelos médicos, 12 respondeu contaminação de pessoas; Outra pergunta era cite alguns acidentes que envolveram substancias radioativas, 18 Hiroshima, 32 acidente do Japão, e 10 não responderam; Uma questão era para eles falarem o nome de uma substancias radioativas que já ouviu falar, 38 alunos disseram Césio, 3 disseram Urânio, outros 19 alunos disseram que não conheciam nenhum elemento radioativo, alguns chegaram a dizer que só sabiam que esses existiam; Foi questionado se eles sabiam quais são os tipos de radiações emitidas pelas substancias radioativas 28 disseram que conhecer a partícula Alfa, outros 18 disseram a partícula Beta; 10 a partícula Gama e 4 disseram conhecer a partícula Alfa, Beta e Gama.

CONCLUSÕES: Concluímos que os estudantes do ensino médio têm pouco conhecimento sobre o tema Radioatividade, eles possuem idéia desse tema, porém vagas e desarticuladas. Muitos estudantes quando houve falar na palavra radioatividade já pensa em algum ruim, isso pode apontar que eles não possuem a informação necessária sobre o assunto. A maioria tem conhecimento de aplicações das radiações, em especial, na área médicas. Alguns não conseguiram identificar nenhum acidente causado pela radioatividade.

Concluímos, portanto, que é necessário um aprofundamento nesse tema que é bastante comentado atualmente.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: RADIOATIVIDADE, Luciana Cardoso
Disponivel: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/radioatividade
Acessado em 20/05/2011