TÍTULO: INTERESSE DE PÓS-GRADUANDO DO PPGQ SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE NA ÁREA DE QUÍMICA ANALÍTCA

AUTORES: CABRAL, A.M. (UFRN) ; MOURA, M.F.V. (UFRN)

RESUMO: O presente trabalho é resultado da avaliação de respostas de pós-graduando do PPGQ da área de Química Analítica em participar do Estágio à Docência nas disciplinas da Química Analítica. Surgiu da curiosidade em saber a opinião dos outros pós-graduandos sobre sua atuação nesse tipo de estágio. Para isso foi elaborado um questionário e distribuído entre os pós-graduandos inscritos no PPGQ que fazem parte do elenco atual de alunos do PPGQ na atualidade. A discussão é feita tomando como base as respostas que nos foram enviadas.Dessa maneira foi possível reunir as diversas opiniões a respeito da atuação do pós-graduandos no estágio à docência, observar os procedimentos e opiniões em comum e saber das perspectivas futuras em relação à carreira docente em instituições de ensino superior.

PALAVRAS CHAVES: estágio à docência; pós-graduandos; química analítica

INTRODUÇÃO: Considerando que a atividade docente tem por objetivo proporcionar aos discentes se inserirem no processo de ensino e aprendizagem há de se ter em mente que diversos são os desafios que se inserem nesse contexto, uma vez que se estabelecem relações interpessoais de associação dos métodos e estratégias do ensino a fim de fazer cumprir os objetivos previstos.Neste aspecto, o estágio a docência assistida é uma oportunidade que possibilita aos pós-graduandos estar em salas de aula de graduação num programa de docência assistida, experiência esta proporcionada pelas instituições inseridas no contexto do Estágio à Docência, como a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Graduação, o Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a própria CAPES cada uma ao seu alcance, a fim de tornar real o estabelecimento do Estágio à Docência. Sendo este parte integrante da formação de pós-graduandos bolsistas da CAPES cuja Portaria 76 de 2010 institui como obrigatório o estágio à docência assistida, como programa de demanda social. Desta forma, no mestrado é exigido no mínimo um semestre de atividades e no doutorado dois semestres, no cumprimento de carga horária de um terço para o componente curricular escolhido. Sendo de preferência que a componente curricular escolhida se adéqüe preferencialmente a linha de pesquisa do pós-graduando. Nesse contexto, atualmente a Pró-Reitoria de Graduação de nossa instituição oferece um curso de quarenta e cinco horas aos pós-graduandos, que é dividido em Módulo I: Formação Inicial com vinte horas e Módulo II: Formação Continuada com vinte cinco horas no qual são realizadas atividades incluindo oficinas em que os pós-graduandos devem relatar suas experiências em sala de aula e suas maiores dificuldades.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido através da elaboração, aplicação interpretação das respostas de um questionário desenvolvido para avaliar a satisfação do aluno de pós-graduação da área de Química Analítica. O questionário foi elaborado pelos autores do trabalho; ou seja, pós-graduanda e respectiva orientadora e as perguntas do questionário foi direcionada a alunos ativos no Programa de Pós-Graduação em química PPGQ da UFRN e que atuem na área de química analítica. Os questionários foram enviados para o endereço eletrônico de cada pós-graduando em forma de anexo, para um total de 20 alunos e apenas cinco retornaram com as respostas às perguntas, incluindo o próprio autor do trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Tabela 1 apresenta na primeira coluna os questionamentos elaborados pelos autores deste trabalho e nas colunas subseqüentes as respectivas respostas de cada pós-graduando que respondeu ao questionário os resultados mostrados na Tabela 1 quanto à pergunta sobre ano de ingresso e de conclusão dois alunos têm prazo de conclusão de mestrado até 2011, um aluno 4 está no doutorado e concluiu o mestrado em 2009 e dois só colocaram o ano de ingresso como 2011(aluno 3) e 2010(aluno 4).Com relação à pergunta 2 todos tiveram conhecimento a cerca da existência do Programa de Estágio à Docência, e que isto ocorreu por fontes diversas.O aluno 2 responde sobre a obrigatoriedade pois ele é bolsista CAPES e obteve informação via Programa de Pós-Graduação. Para os outros essa informação foi recebida de maneira diferente, como não havia obrigatoriedade nem todos participaram do programa, que foi o que ocorreu com o aluno 3.Os demais, apesar de não haver obrigatoriedade,pois não tinham bolsa CAPES, mesmo assim participaram do programa do Estágio à Docência da UFRN.E, em resposta à pergunta 4, todos os que realizaram o estágio se submeteram ao treinamento oferecido pela instituição. Para a resposta 5 todos afirmam ser o treinamento fundamental para a realização do Estágio à Docência,com exceção do aluno 3 que mesmo não tendo participado do programa de estágio e do treinamento não acha fundamental o treinamento.Os demais alunos concordaram que após as experiências vivenciadas no estágio e no treinamento são capazes de enfrentar uma sala de aula.Das respostas dos pós-graduandos pode-se dizer que duas disciplinas na área de Química Analítica têm recebido alunos de pós-graduação integrantes do Programa de Estágio à Docência, Química Analítica Aplicada e Análise Instrumental II.





CONCLUSÕES: Durante a fase de pesquisa confirmou-se a importância que a grande maioria dos pós-graduandos atribuem ao Estágio à Docência para a sua formação,pois mesmo aqueles que não possuem a obrigatoriedade de execução desse estágio,participam dele por iniciativa própria.Conclui-se que isto se deve ao incentivo que a UFRN dá para esses alunos com o oferecimento de treinamento adequado.Isto demonstra o quanto a UFRN tem preocupado com a formação de seu corpo discente, despertando neste conjunto o interesse pela carreira docente.Como produto tem-se a formação de indivíduos conscientes e responsáveis.

AGRADECIMENTOS: Pró-Reitoria de Graduação,Pró-Reitoria de Pós-Graduação e PPGQ da UFRN, CAPES/DS pela bolsa,pós-graduandos que contribuíram com suas respostas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Diário oficial da União Nº 73, segunda - feira ISSN 1677-7042 31, 19 de abril de 2010.

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GUARNIERI, M. Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2º edição. Campinas, SP. 2005.