TÍTULO: DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DA GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR DE DESDOBRAMENTO DE ROCHA ORNAMENTAL COMO EXEMPLO NA EDUCAÇÃO QUÍMICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

AUTORES: MOTA, J.D (UEPB) ; TRAJANO, M.F (UEPB) ; SOUSA. A.A.P (UEPB) ; CARNEIRO. K.A.A (UEPB) ; MELLO. V.S (UFRN)

RESUMO:

RESUMO: O diagnóstico preliminar da gestão ambiental no setor de desdobramento de rocha ornamental é de fundamental importância para o meio ambiente e para educação química. O objetivo desse trabalho é verificar a composição do resíduo agregando valor ao mesmo. A indústria de beneficiamento de granito gera grandes quantidades de resíduo contaminando rios e córregos, logo, não deve ser tratada apenas como mais um problema ambiental, deve-se observar que além de impactos ecológicos traz problemas de saúde para a sociedade. Assim, deve-se educar os químicos para uma conscientização de meio ambiente limpo caracterizando este resíduo com análise química e mineralógica. Os resultados obtidos revelam que o resíduo pode ser incorporada em diversas aplicações na construção civil.


PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: diagnóstico. meio ambiente. desdobramento de granito.

INTRODUÇÃO: Segundo a Abirochas (2008), o setor de rochas ornamentais gera uma série de resíduos, tais como: pó de rocha, fragmentos de rochas nas pedreiras e serrarias, lama abrasiva e, além disso, causam ruído e vibrações e impacto visual nas lavras.
Desses resíduos gerados, o que mais preocupa o setor e os órgãos ambientais é a lama abrasiva, pois provocam impactos consideráveis ao meio ambiente, como por exemplo: contaminação dos corpos hídricos, colmatação do solo, poluição visual e estética (ARAÚJO, 2008).
Segundo Filho, Polivanov e Mothé (2005), diversos estudos para aplicação dos resíduos de indústria de beneficiamento de rochas ornamentais na construção civil têm sido realizados, especialmente nos estados do Espírito Santo, maior produtor nacional e na Bahia, Ceará e Paraíba, principalmente pelos convênios com as Universidades e Centro de Pesquisas, despertando o compromisso sócio-ambiental dos empresários, professores e comunidade para atividade produtiva responsável.
Este trabalho consiste em diagnosticar e estudar a aplicação da lama abrasiva gerada na indústria no beneficiamento de granito, inclusive buscando a viabilidade técnica e tecnológica para a incorporação do resíduo da lama abrasiva do desdobramento de granito em tijolos ecológicos, por exemplo, agregando valor em novos produtos e cuidando do meio ambiente prejudicado por resíduos químicos. Em termos gerais, o projeto tem por objetivo iniciar um processo de evolução e conscientização continuada da indústria de rochas ornamentais, propondo uma modificação do pensamento empresarial do setor, quanto às questões relacionadas ao tratamento dos rejeitos não-metálicos, procedentes do processo de desdobramento dos blocos de rochas, que representam um volume considerável.

MATERIAL E MÉTODOS: 2.1 Amostragem e preparação

A amostra avaliada foi fornecida da GRANFUJI– Mármores e Granito LTDA, situada em Campina Grande-PB. A amostra foi colhida dos tanques de decantação no pátio da empresa após secagem natural, em um período de 4 a 7 dias, exposto ao ar livre, tornando-se de fácil desagregação manual. O resíduo (lama abrasiva) foi peneirado em uma peneira específica com uma malha fina n° 200 e em seguida seca em uma estufa a 110 °C.

2.2 Caracterização química

2.2.1 Análise química semi-quantitativa ou Fluorescência de Raios –X com Perda ao Fogo(PF).

Realizou-se com auxilio do Shimazdu (EDX 720), que é um poderoso equipamento que reúne análise rápida e precisa detectando elementos em baixas concentrações. Para tanto, a amostra foi moída, quarteada e prensada em prensa manual em forma de pastilha com 15 mm de diâmetro. Por limitação do método, somente elementos entre o Sódio (Na) e o Urânio (U) foram analisados.
Para a avaliação da perda ao fogo, o material após quarteado, moído e seco em estufa por 24 horas em temperatura em 110°C, foi aquecida até 1000 °C por 20 minutos.

2.2.2 Difração de raios-X

Realizou-se com o auxilio do equipamento Shimadzu (XRD 6000). Utilizando-se radiação Kα do Cu com varredura de 2θ de 5 a 60o e com varreduras e de 2 a 12o com e sem saturação com etileno glicol (para a varredura de 5 a 60o foram utilizadas fendas de dispersão e espalhamento grandes e para a varredura de 2 a 12o(foram utilizadas fendas pequenas).

2.3 Análise de dados

A análise de dados foi feita basicamente pelas referências bibliográficas, estudos realizados anteriormente e nas normas NBR – 10004/2004, uma lei ambiental que classifica a periculosidade dos resíduos industriais no meio ambiente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O difratograma de raios X evidenciou-se que a lama abrasiva é constituída principalmente por quartzo e ilita (K, H3O)Al2Si3AlO10(OH)2. Podem ser observados também picos de menor intensidade de anortita (CaAl2Si2O8), calcita (CaCO3) e Magnesiorniblenda Ca2(Mg,Fe+2)4Al(Si7Al)O22(OH,F)2.
O quartzo, com o pico mais expressivo, com uma distância interplanar de 3,33 Å, indica que sua presença na amostra deve-se a serragem do bloco de pedra, e pó resultante que se incorpora na lama. Esta expressividade é proveniente da composição mineral da pedra serrada. A anortita, apareceu em uma distância interplanar de 3,16 Å, ela ocorre nas rochas ígneas e metamórficas, e também sua presença era esperada por ser um componente mineral da pedra serrada.
A ilita, o pico mais expressiva, com maior intensidade e uma distância interplanar de 9,84 Å, relacionada com as micas que são encontradas nas rochas calcárias. Provavelmente deve-se ao considerável aumento da quantidade de cal envolvida no processo do beneficiamento de granito. Em uma menor quantidade tem-se a Mica Moscovita e os outros minerais.A composição química da lama abrasiva enfatiza a presença do óxido de cálcio (CaO) que se dá pela presença da Calcita (CaCO3) na composição da lama, bem como da presença da mesma no pó de pedra que se incorpora na lama ao fim do expurgo, que somadas conferem o valor de 40, 67%. Com esse valor também pode-se considerar que a cal utilizada no processo tem pureza adequada para que o corte se promova de forma eficaz. Percebe-se uma quantidade bem expressiva de óxido de silício devido ao pó da rocha.O óxido de Ferro (Fe2O3), apresentou 8,74% da composição, este valor já esperado, se justifica pela presença dos materiais férricos que compõe a granalha.

CONCLUSÕES: Pode-se concluir que na difração de raios-x observou-se uma quantidade de quartzo significativa ocasionado da serragem dos blocos de granito. O mineral ilita apresentou um maior teor devido ao aumento considerável do uso da cal no processo de beneficiamento de granito.
A fluorescência de raios-X mostrou que a lama abrasiva contém um maior percentual de cal e quartzo e um menor percentual de óxido de zinco. Além desses, elementos como óxidos de alumínio, potássio, magnésio, titânio, sódio,também foram encontrados.Assim, a química pode contribuir na educação ambiental e diminuir riscos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais -ABIROCHAS ,“Rochas Ornamentais”, São Paulo, SP (2008)
Associação Brasileira de Normas Técnicas -ABNT, NBR 10004/2004, “Classificação dos resíduos sólidos”, Rio de Janeiro, RJ (2004).

CTGÁS (Laboratório de Ensaios de Materiais). Disponível em: <http: www.rn.senai.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10:ctgs&catid=8:notas&Itemid=75>. Acesso em 20 de abril de 2010.

FILHO, H. F. M.; POLIVANOV, H.; MOTHÉ, C. G.; Reciclagem dos Resíduos Sólidos de Rochas Ornamentais, Anuário do Instituto de Geociências, UFRJ, Vol. 28-2/2005, p. 139-151.