TÍTULO: Aditivos Alimentares: uma proposta para contextualização do ensino de Química Orgânica a partir da Mediação Dialética

AUTORES: LIMA, J.P.M (UFS) ; JESUS, W.S (UFS)

RESUMO: O Ensino de Química nas últimas décadas tem sido alvo de inúmeras críticas referente a forma como o mesmo foi e continua sendo concebido nas salas de aula. Buscamos em oposição a esta prática mostrar os resultados da aplicação de uma proposta a fim de contextualizar conteúdos da Química Orgânica a partir do tema Químico Social "Aditivos Alimentares". A proposta foi elaborada buscando a conscientização sobre as implicações do consumo de Aditivos Alimentares a saúde humana.
A fim de atingir os objetivos realizamos durante as aulas: aplicação de questionários, textos, experimentos, apresentação científica e atividades de pesquisa. Buscamos fundamentar a proposta através da Mediação Dialética e observamos ao final da proposta a superação de ideias do saber imediato por mediato.

PALAVRAS CHAVES: contextualização, química orgânica, ensino de química

INTRODUÇÃO: O Ensino de Química (EQ) nas últimas décadas tem sido alvo de inúmeras críticas referentes às formas como o mesmo foi e continua sendo concebido nas salas de aula. A sua ênfase permanece centrada na transmissão-recepção de conteúdos, caracterizada pela verbalização do professor e memorização por parte do aluno de um conjunto de “saberes” que devem ser reproduzidos nos exercícios e nas avaliações do mesmo modo como foram apresentados. Esta situação é preocupante, pois é como se o aluno não apresentasse nenhum conhecimento, seja do seu cotidiano ou do seu processo de escolarização, que pudesse ser explorado e valorizado durante o processo de ensino-aprendizagem.
Uma proposta amplamente divulgada nos diversos encontros e periódicos, e defendida pelos Educadores que tratam sobre o EQ, é a contextualização. Aparentemente uma palavra simples mais que se apresenta como meio eficaz na promoção de um ensino mais significativo, como articulação ao contexto do aluno e suas problemáticas sociais e respeito às concepções alternativas dos alunos.
É nessa perspectiva que fundamentamos essa proposta adotando a Mediação Dialética, como referencial teórico. A qual objetiva a transformação do saber científico gerado nas instituições e centros de pesquisas em saber de ensino, ou seja, nos conteúdos a serem ensinados nas aulas (ARNONI, 2003). Para Arnoni (2003) não se trata de uma simplificação do conteúdo científico, mas uma forma de torná-lo ensinável e assimilável, no processo de mediação entre o saber mediato (científico) e o saber imediato (cotidiano).
Assim, aplicamos o trabalho com objetivo de conscientizar quanto as implicações causadas pelo consumo de aditivos alimentares, promovendo a articulação desse tema com os conteúdos relacionados a Química Orgânica.

MATERIAL E MÉTODOS: A proposta foi aplicada a uma turma de 28 alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa, Nossa Senhora da Glória/SE. O trabalho seguiu as etapas apontadas pela “Metodologia de Mediação Dialética”. O 1º MOMENTO denominado "Resgatando", consistiu na identificação do saber imediato, as idéias cotidianas dos alunos sobre o objeto de estudo, os aditivos alimentares, através da aplicação de um questionário com perguntas pertinentes a pesquisa. O 2º MOMENTO denominado "Problematizando" foi desenvolvido mediante a atividade experimental: Suco natural ou artificial? Qual a sua escolha? Nesta etapa verificou-se as principais características que os corantes possuem e as implicações dos aditivos alimentares para a saúde humana. Assim, objetivou-se por meio desta atividade prática possibilitar o confronto dos saberes imediatos e conceitos científicos. No 3º MOMENTO "Sistematizando" foi desenvolvido o texto “Nossa atual Alimentação” sobre aditivos alimentares, visando refletir sobre a função e as implicações dos alimentos industrializados na nossa alimentação e na sociedade. E com isso procurou-se mediar a construção de conceitos científicos sobre aditivos alimentares, a partir das discussões em torno dos saberes imediatos apresentados no primeiro momento. Por fim, no 4º MOMENTO "Produzindo" trazemos a descrição do entendimento sobre aditivos alimentares através do saber mediato, por meio da “Apresentação Científica”. Esta metodologia constitui-se de comunicações orais, desenvolvidas pelos alunos investigados, para os demais alunos da sala de aula. Mediante as discussões e conceitos desenvolvidos ao longo do trabalho pedagógico, os alunos divulgaram informações científicas a respeito da problemática social.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante as aulas identificamos os saberes imediatos apresentados pelos alunos e a partir destes, e das discussões realizadas buscamos a construção dos conceitos cientificamente aceitos. A partir da aplicação do questionário de conhecimentos prévios, foi possível identificar que os discentes tinham uma compreensão inicial de que os Aditivos Alimentares tinham como finalidade fornecer nutrientes aos alimentos. Observamos que os discentes não identificam a adição dos aditivos aos alimentos como uma possível implicação a saúde humana, visto que estes têm a função de fornecer nutrientes aos alimentos. Assim, nas primeiras aulas a partir da produção de atividades experimentais com preparação de suco de laranja natural e artificial, foi possível discutir a função, conceito, características, formas de identificação em rótulos de alimentos e implicações do uso de dois Aditivos Alimentares “Corantes e Aromatizantes”, desta forma tentamos alcançar um dos principais objetivos do trabalho que é “conscientizar os alunos quanto ao uso e ingestão de Aditivos Alimentares”.
Em todas as aulas foram trabalhadas as possíveis problemáticas causadas pelo uso dos Aditivos Alimentares, seja por meio de atividades experimentais, seja através de utilização de textos e até produção de uma apresentação científica a partir de uma atividade de pesquisa, onde os alunos buscaram divulgar informações científicas a respeito da problemática social, como: fatores que possibilitam o aumento do consumo de alimentos industrializados, as causas ou consequências do consumo dos mesmos (implicações à saúde) e as alternativas para a diminuição do consumo dos mesmos.





CONCLUSÕES: O EQ para o cidadão deve ser voltado na inter-relação da informação química e do contexto social.A adoção do tema Aditivos Alimentares possibilitou a abordagem integrada desses dois aspectos, pois propiciou o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisões dos estudantes à medida que, a sua problemática era colocada em discussão, além de conscientizá-los quanto as implicações causadas a saúde humana pelo consumo de aditivos que são adicionados aos alimentos industrializados. Promovendo a superação do saber imediato em mediato, conforme a perspectiva da Metodologia de Mediação Dialética.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos do 3º ano do E.M, e a equipe diretiva do Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa, Nossa Senhora da Glória-SE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SCHNETZLER, R.; SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 3ª Ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
ARNONI, Maria Eliza Brefere. Trabalho educativo e mediação dialética: fundamento teórico-filosófico e sua implicação metodológica para a prática. In: Seminário Internacional de Educação – Teorias e políticas, 2003, UNINOVE, São Paulo, SP.