TÍTULO: Ensino de Química: Confecção de material didático

AUTORES: TAKASE, I (UFRJ-IQ) ; TEIXEIRA JÚNIOR, W.J (UFRJ-IQ) ; SANTOS, L (UFRJ-IQ)

RESUMO: Neste trabalho propõe-se a utilização de atividade experimental simples e de baixo
custo nas aulas de química, com o objetivo de propiciar ao aluno a articulação entre
os conceitos teóricos e a observação experimental.
Metodologia:
Tema 1-Análise do processo de combustão através de uma balança. Os alunos montam uma
balança confeccionada pelo professor e a seguir utilizam para a análise da combustão
de diferentes materiais. Este experimento elucida, lei de Lavoisier e teoria atômica
de Dalton e etc.
Tema 2-Testando a condutividade das soluções. Estudantes analisam a condutividade
elétrica em diferentes soluções aquosas. Este experimento trabalha conceitos
importantes como:Ligação iônica e molecular e etc.
As atividades desenvolvem nos alunos a importantes habilidade de observação.

PALAVRAS CHAVES: ensino de quimica

INTRODUÇÃO: No ensino de Química, deve-se considerar a experimentação não dissociada da teoria, com
abordagem metodológica de temas do cotidiano e próximo à realidade dos alunos. É de
fundamental importância que sejam inseridas, neste contexto, atividades práticas que
permitam ricos momentos de discussão e estimulação do pensamento crítico e reflexivo.
Neste trabalho propõe-se a utilização de atividade experimental simples e de baixo
custo nas aulas de química, com o objetivo de propiciar ao aluno a articulação entre os
conceitos teóricos e a observação experimental.


MATERIAL E MÉTODOS: Tema 1-Análise do processo de combustão através de uma balança. Os alunos montam uma
balança confeccionada pelo professor e a seguir utilizam para a análise da combustão
de diferentes materiais.
Neste pode-se queimar jornal para demonstrar a diminuição de peso após combustão:
- equilibra-se na balança a mesma massa de jornal em ambos os lados, aproximadamente
meia folha em cada lado, e queima-se um lado. Observa-se que o lado que queimou
subirá.
E pode-se queimar palhas de lã de aço para demonstrar o aumento de peso após
combustão indicando a diminuição da massa
-equilibra-se na balança a mesma massa de lã de aço em ambos os lados,
aproximadamente uma esponja em cada lado, e queima-se um lado. Observa-se que o lado
que queimou descerá, indicando o aumento da massa.

Tema 2-Testando a condutividade das soluções. Estudantes podem analisar, com o
equipamento confeccionado pelo professor, a condutividade elétrica em diferentes
soluções aquosas. Durante o experimento é possível trabalhar diversos conceitos
importantes como: Ligação iônica e molecular, dissociação de ácido e bases e etc.
Experimental:
Material utilizado:5 becheres de 50mL,analisador de condutividade[2], soluções 1M de
cloreto de sódio,açúcar, solução ácida (pode ser: vinagre, solução de HCl e etc) e
solução básica (pode ser: solução de NaOH, sabão e pó e etc).
Adicione para cada becher aproximadamente 40mL das diferentes substâncias acima
citadas,nomeando corretamente cada um dos becheres com as respectivas substâncias e
Insira o analisador em em cada uma das substancias anotando o resultado observado no
equipamento para cada uma das solução.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As atividades, embora muito simples, trabalham conceitos importantes da química,
relacionando-os ao dia a dia do aluno e o desenvolvimento de habilidades importantes
como a observação, motivação e tirar as conclusões dos resultados obtidos. Tais
habilidades desenvolvidas pelos alunos foram de extrema importância, pois possibilitou
um aprendizado bem mais efetivo em conjunto com um maior senso critico, no qual desde
então pode-se perceber um maior interesse, não apenas em relação a obtenção de maiores
média, mas também em entender todos os possíveis fenômenos associados a grande parte de
seus cotidianos.

CONCLUSÕES: Pode-se perceber através dos resultados que aulas experimentais com materiais de baixo
custo e de fácil acessibilidade constituem uma excelente ferramenta para o ensino de
ciências,em especial para escolas que não contam com laboratório no qual grande parte
dos professores de química optariam por aulas altamente expositivas. Nota-se ainda a
grande mudança de postura a respeito do que os alunos consideram química, pois ao
observarem instrumentos simples sendo usados em experimentos químicos os alunos
conseguem visualizar melhor o imensa abrangência da química a respeito de toda a
matéria.

AGRADECIMENTOS: à CAPES pelo apoio financeiro e ao IQ-UFRJ por todo o suporte pedagógico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] http://www.ufpa.br/eduquim/consideracoes.htm, acessado em 26/10/08

[2] KOTZ, John C.; TREICHEL JR, Paul M. Quimica Geral 1 e Reações Químicas. São Paulo : Cengage Learning, 2009. p 129-139

[3] FANTINI, Leandro. Testando a condutividade, 2009. PONTO DE CIÊNCIA. Disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php? experimento=213&TESTADOR+DE+CONDUTIVIDADE

[4] ] KOTZ, John C.; TREICHEL JR, Paul M. Quimica Geral 2 e Reações Químicas. São Paulo : Cengage Learning, 2009. p 91