TÍTULO: ESTUDO SOBRE A EVASÃO NA LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DO IFRN- CAMPUS PAU DOS FERROS.

AUTORES: ARAÚJO. A. V. N. S. (IFRN) ; COSTA, W. I. S. (IFRN) ; SILVA, O. G. (IFRN) ; GAMELEIRA, S. T. (IFRN) ; FERREIRA, U. V. S. (IFRN)

RESUMO: O Presente trabalho tem como principal intuito demonstrar o índice de evasão do curso de Licenciatura Plena em Química, identificando a percentagem da evasão dos alunos do curso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)- Campus de Pau dos Ferros. Até o momento foi percebido através de uma tabela o número de alunos que já desistiram e a situação de matrícula dos que estão no curso, tanto dos que estão com alguma pendência quanto dos que se encontram nivelados no mesmo.

PALAVRAS CHAVES: evasão; licenciatura em química; índice.

INTRODUÇÃO: No decorrer de vários anos o sistema educacional tem se expandido gradativamente, garantindo a muitos brasileiros o diploma de formação a nível superior. Porém, no Brasil, apesar da grande oferta de cursos superiores, há um grande índice de evasão nos cursos de graduação, principalmente nas áreas de ciências Exatas e Naturais, em especial na Licenciatura em Química. Vale salientar que, por mais que o estudo e a análise sobre a evasão nos cursos superiores sejam de grande importância, não existem muitos trabalhos ou pesquisas que abordem tal assunto, surge então à necessidade de investigar as causas da evasão e, junto a isso, verificar o número de estudantes que irão se formar, pois quanto mais alunos desistirem ou “fugirem” do curso de Licenciatura em Química, menos indivíduos conseguirão obter o certificado de nível superior. Segundo a SESu, a ANDIFES e a ABRUEM (1997) apud Zucco (2007,p. 1430) a taxa de evasão média anual nos cursos de Licenciatura Plena em Química no Brasil é de 21%, totalizando no final do curso uma evasão na ordem de 75%, sendo considerada a maior evasão dos cursos superiores brasileiros. Este fato se torna mais agravante em um país onde o déficit de professores de Química é enorme, principalmente nas cidades do interior. Apesar, destes dados terem sidos divulgados em 2007, a realidade da evasão não mudou nas IES no Brasil, sobretudo no curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)-Campus Pau dos Ferros. Assim, devemos avaliar a evasão e as causas que levam a esta. O referido trabalho visa identificar o índice de evasão e em que grau ou nível ela se encontra no curso de Licenciatura em Química do IFRN- Campus Pau dos Ferros, a fim de combatê-la baseando-se nos resultados

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido a partir de um levantamento de dados, através de pesquisas com os alunos evadidos, bem como através de dados oficiais fornecidos pela Instituição, sobre a situação acadêmica dos alunos de licenciatura em Química desde que ingressaram no IFRN-Campus Pau dos Ferros no segundo semestre de 2009. A referente pesquisa sobre a evasão no curso de Química buscou analisar a situação de alunos no tocante a aprovação; aprovação com dependência e evasão (reprovações e cancelamento de matrícula). No que diz respeito a evasão, foi realizado um questionário junto aos alunos evadidos a fim de avaliar as causas que levaram a abandonar o curso.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com os dados das Tabelas e do gráfico, é possível observar que dos alunos matriculados na turma de 2009.2, pôde- se constatar que dos 44 alunos que iniciaram a referida turma, 45,45% estão matriculados no período atual (2011.1) e cerca de 50% estão aprovados sem pendências. Contudo há aqueles que são da mesma turma, mas estão matriculados em outra turma (2010.1) por estarem com pendência em alguma disciplina. Assim, a primeira turma apresenta aproximadamente 54,55% de alunos evadidos.
Já a segunda turma (2010.1), apresenta 74,41% de matriculados nesse semestre, salientando- se que alguns dos alunos da primeira turma (2009.2) estão matriculados nessa devido pendências. Pode- se constatar então, que dessa turma de licenciatura 25,59% estão evadindo ou em processo de evasão.
Assim com base nas entrevistas semiestruturadas com os alunos que evadiram ou que estão em processo de evasão, foi possível perceber que a grande parte da evasão é gerada por variados motivos, dentre eles estão: a falta de tempo; dificuldade com disciplinas que envolvem cálculos; trabalho; mudança de curso; desinteresse e baixa expectativa. Dessa forma, a maioria respondeu (cerca de 50%) que o que leva a um índice elevado de evasão são as dificuldades com as disciplinas que envolvem cálculo, já os demais (50%) ficaram divididos entre as demais categorias. Corroborando com isso Souza e Dias (2009) destacam que a complexidade dos conteúdos da área de Exatas dificultam a aprendizagem devido a defasagem do ensino público principalmente. Está expresso aí também a importância de uma qualificação profissional dos professores que lecionam Química.






CONCLUSÕES: Após a pesquisa foi possível verificar que a evasão no curso de Licenciatura Plena em Química já possui um índice elevado, pois as turmas praticamente ainda são iniciantes, isso porque uma delas está no quarto período do curso e a outra no terceiro. Assim se fizermos e percebermos a média de evasão das duas turmas que foram analisadas, fazendo uso da situação de matrícula dos alunos vê- se que se estima a 40,07%, dessa forma é um número a ser considerado e a ser abordado pelo IFRN de Pau dos Ferros.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao IFRN pelo apoio na elaboração dessa pesquisa e aos professores orientadores pela compreensão da importância de se estudar a evasão.

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