TÍTULO: RADIAÇÃO NUCLEAR NAS AULAS DE CIÊNCIAS: CARÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO QUÍMICA DO PROFESSOR

AUTORES: TRAJANO, S.C.S. (IFRJ) ; MESSEDER, J.C. (IFRJ)

RESUMO: O presente trabalho teve a intenção de fomentar discussões sobre a necessidade dos professores da educação básica buscarem nos temas químicos presentes na atualidade uma forma de valorizar o aprendizado de seus alunos em aulas de ciências. As atividades desenvolvidas diagnosticaram que um professor que atua em um novo tempo precisa de novas concepções e de novos saberes. Saberes que só poderão ser adquiridos por meio de uma vontade intrínseca que o leve a reflexão e aos rompimentos de paradigmas.

PALAVRAS CHAVES: alfabetização científica; formação de professores; radiação nuclear

INTRODUÇÃO: Os saberes sobre Química necessários a prática docente em Ensino de Ciências é uma discussão que fomenta a análise e a reflexão do fazer pedagógico dos professores em exercício e em formação, a partir de uma perspectiva sócio-histórica para mudanças da práxis atual. Pimenta (1999) destaca a importância da mobilização dos saberes para a construção da identidade profissional do professor, identificando três tipos de saberes da docência: a experiência, o conhecimento e os saberes pedagógicos, aquele que abrange o conhecimento, o saber, a experiência e os conteúdos específicos construídos a partir das necessidades pedagógicas. A concepção existente de que conhecimentos sobre Química é apenas para alguns ou que, só aprende Química, ou Ciências de um modo geral, quem é dotado de inteligência privilegiada não é mais aceita nos dias de hoje, uma vez que vivemos com o advento da globalização que exige da sociedade entendimento das diversas tecnologias resultantes das ciências, inseridas na sociedade (CHASSOT, 2003). O objetivo do trabalho realizado foi provocar a reflexão sobre o aprofundamento prático-teórico, a produção do conhecimento, proporcionando a compreensão do papel do professor como mediador do processo de aprendizagem, além de promover discussões sobre a importância da implementação de princípios e práticas interdisciplinares entre as várias áreas do saber no ensino de ciências.

MATERIAL E MÉTODOS: Tratando-se de uma investigação que visou descrever e decodificar as relações complexas da sociedade, este trabalho de campo foi de cunho qualitativo, empregando como instrumento de coleta de dados a análise de observação participante, com uma oficina realizada em dois momentos e espaços com graduandos sem e com experiência de sala de aula, no II Encontro de Educação e Alfabetização Científica (EEAC) do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) de Volta Redonda, (TRAJANO, 2011) e na Semana da Biologia de 2011, também no CEDERJ (VASCONCELLOS, 2011). As oficinas primaram pela elaboração de um plano de atividade para supostos alunos desses professores e graduandos, com o tema radiação nuclear. No plano de atividade a interdisciplinaridade deveria estar presente e os sujeitos deveriam apresentar como trabalhariam esse tema químico com seus alunos em aulas de ciências. No CEDERJ (II EEAC), os participantes, não possuem formação em ensino de ciências, são graduandos de licenciaturas em história e pedagogia, alguns com experiência de sala de aula. Foram 8 participantes que se escolheram e determinaram o número de componentes (quarteto) para formar o grupo de trabalho. Na Semana da Biologia 23 participantes realizaram a tarefa, sendo eles, graduandos de Biologia sem experiência de sala de aula e alunos de instituições presenciais e a distância. A realização da oficina ocorreu mediante aquisição de dados suficientes para a análise de resultados que compusessem a realidade dos diversos licenciados e licenciandos e seus saberes sobre ensino de Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com Libâneo (1991, p.130) pode-ver que “(...) os conhecimentos surgem da prática social e histórica dos homens. Portanto, há um estreito vínculo entre aluno (sujeito do conhecimento) e sua prática de vida.” As pessoas reproduzem o que aprendem na sociedade e na escola. No II EEAC, os dois grupos formados por 4 participantes demonstraram insegurança, pois os mesmos acreditavam que um grupo com mais componentes poderia viabilizar melhor o entendimento sobre o tema radiação. Os participantes da Semana da Biologia, no primeiro momento, apresentaram dificuldades em elaborar o plano de atividade, excedendo 20 minutos do tempo limite. Houve muitas discussões enquanto organizavam a atividade, mas conseguiram apresentar o tema de forma contextualizada, com exemplos práticos, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos, inclusive com facilidade de trabalhar de forma interdisciplinar. Mesmo não tendo domínio sobre o tema radiação, estes últimos participantes aproveitaram o que sabiam. As atividades práticas realizadas pelos 2 grupos trabalhados mostram os limites dos professores para articular os conhecimentos de química com o cotidiano. Aqueles que já são professores de ciências mostraram que não conseguem articular os saberes químicos adquiridos durante sua formação com a realidade social atual, assim como os professores e graduandos do II EEAC, sentiram dificuldades de perceber o quanto há de química no seu cotidiano social.

CONCLUSÕES: A análise das concepções prévias dos professores permitiu verificar que a maioria associava a terminologia "radiação" predominantemente a malefícios ao homem ou ao meio ambiente. Os resultados das oficinas indicaram que a interdisciplinaridade do tema pode ser mais explorada em sala de aula, permitindo assim que outros temas possam auxiliar o professor de química na assimilação dos conceitos básicos relacionados, rompendo a barreira entre a escola e o cotidiano mostrando sua proximidade com as tecnologias e os diversos saberes químicos presentes no nosso dia a dia.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social, Revista Brasileira de Educação, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, número 22, São Paulo, 2003.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
PIMENTA, S.G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
TRAJANO, S.C.S. II Encontro de Educação e Alfabetização Científica das Licenciaturas do CEDERJ de Volta Redonda. Disponível em <sites.google.com/site/iiencontrolicenciaturas2011/> Acesso em: 12 de abr. 2011.
VASCONCELLOS, A.V. Semana da Biologia 2011. Disponível em <sites.google.com/site/alunosadistancia/> Acessado em: 12 de abr. 2011.