TÍTULO: Influência do uso das TICs na aprendizagem e contextualização dos conteúdos de Química no Ensino Médio

AUTORES: SILVA, C. S. (UFRB) ; ARAÚJO, F. M. (UFRB) ; FADIGAS, J. C. (UFRB) ; SANTOS, G. L. G. (UFRB) ; WATANABE, Y. N. (UFRB) ; FERRAZ, C. G. (UFRB) ; VIRIATO, L. A. (UFRB) ; SANTOS, N. O. (UFRB) ; SANTOS, C. E. S. (UFRB)

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi demonstrar que o uso da TICs pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a contextualização dos conteúdos através da associação dos conceitos químicos a exemplos do cotidiano e estimulando o exercício da cidadania. Para isso, utilizou-se a comparação entre metodologias diferenciadas para ensinar química orgânica, trabalhando o conceito de álcool tendo como tema central o alcoolismo, numa turma do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição do município de Varzedo-BA localizado no Recôncavo Baiano. Utilizou-se como instrumento para levantamento de dados, a aplicação de questionários aos estudantes após cada aula. Os resultados comprovam que o uso das TICs através de objetos educacionais com simulações em ambiente v

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, objetos de aprendizagem, tics

INTRODUÇÃO: A Química é uma ciência que evoluiu, partindo dos conceitos algébricos e verbais, para uma espécie de mundo pictórico internacional, onde a memória, a imaginação e o processamento mental de dados visuais são essenciais (HABRAKEN, C.L. apud SILVA, 2007). Porém, sabe-se que o atual ensino de Química, na maioria das vezes, prioriza a transmissão de informações, definições e leis isoladas, memorização de fórmulas matemáticas e aplicação de "regrinhas" sem qualquer relação com a vida do aluno, impossibilitando o entendimento de uma situação-problema (RIBEIRO, ALVES, SILVA, 2003). Neste contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem desta disciplina. Apesar de que, somente a utilização de novos recursos, sem uma reflexão e contextualização dos conteúdos de química, recai na forma tradicional de transmissão de conhecimento que pode não contribuir para a aprendizagem. Deste modo, deve-se utilizar estratégias didáticas de forma organizada e reflexiva concebendo aulas mais atraentes e motivadoras que coloquem o aluno em condição de pensar por si mesmo, levando-o a aprendizagem de forma significativa, dinâmica e prazerosa. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi ensinar um conteúdo de química do Ensino Médio, contextualizando-o com um problema social utilizando objetos de aprendizagem do Laboratório Didático Virtual de Química (LabVirtq). O LabVirtq é uma iniciativa da Universidade de São Paulo - USP, que disponibiliza objetos de aprendizagem como recursos educacionais através de uma abordagem simples e inovadora facilitando o processo de ensino e aprendizagem em Química interrelacionando o conhecimento químico com o contexto social.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi escolhida para amostragem do estudo uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública, o Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição do município de Varzedo-BA localizado no Recôncavo Baiano. A turma era composta por 31 alunos, que foi dividida em três grupos. Um grupo participou de aula teórica de forma tradicional pelo professor da classe, na sala com recursos limitados, apenas quadro branco e pincel atômico, o segundo grupo fez leitura de um texto com o conteúdo e o terceiro grupo foi para o laboratório de informática e executou uma simulação através de um objeto de aprendizagem disponibilizado nos computadores. Em seguida aplicou-se o mesmo questionário aos respectivos subgrupos envolvendo os conteúdos trabalhados. Realizou-se uma análise do desempenho dos três grupos no questionário. Na análise dos resultados apresentamos os subgrupos “aula”, “texto” e “simulação” que são respectivamente alunos que assistiram a aula teórica, alunos que fizeram a leitura do texto e alunos que executaram a simulação do conteúdo. O conteúdo trabalhado foi função orgânica álcool tendo como tema central o alcoolismo abordado como um problema social. A aula teórica e o texto escrito procuravam descrever da mesma maneira o conteúdo demonstrado na simulação do objeto de aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análises das respostas dadas pelos discentes nos questionários, foi possível observar que os alunos consideram o conteúdo função orgânica álcool - utilizando como tema alcoolismo, muito importante, pois é um tema que está presente no cotidiano. Também observou-se que 60% dos alunos do grupo da simulação e os grupos do texto e da aula apenas 20% e 18%, respectivamente, classificaram o tema como - muito fácil de ser entendido (Figura 1). E quando se perguntou sobre qual teor de álcool nas bebidas alcoólicas e qual o valor máximo permitido de álcool no sangue, legislação brasileira, para o condutor poder dirigir o veiculo, foi possível notar que todos os três grupos se destacaram, porém o grupo da simulação obteve 100% de sucesso (Figura 2). Percebeu-se pouca diferença nos resultados dos grupos da aula e do texto, porém o uso do laboratório de informática no terceiro ficou evidente a curiosidade e a motivação em aprender. Outro fato em destaque foi a possibilidade de contribuição para inclusão digital dos alunos.
Figura 1: Respostas dos alunos sobre a questão da facilidade do conteúdo Álcool e Alcoolismo.
Figura 2: Respostas da questão relacionada ao teor de álcool nas bebidas alcoólicas e o valor máximo permitido de álcool no sangue para o condutor poder dirigir o veiculo.






CONCLUSÕES: Concluiu-se que o uso de objetos de aprendizagem, ou seja, as TICs no processo ensino-aprendizagem da Química, pode possibilitar a contextualização do conteúdo, fomentar a aprendizagem e despertar o interesse por tal disciplina, que ainda continua sendo vista como repleta de fórmulas e de difícil compreensão.

AGRADECIMENTOS: Ao professor Manoel Santos de Jesus e a direção do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. SILVA, J. G.; Desenvolvimento de um ambiente virtual para estudo sobre representação estrutural em Química. 2007. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – modalidade Química) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
2. RIBEIRO, R. A., ALVES FONSECA, F. S., SILVA, P. N. Aula prática como motivação para estudar química e o perfil de estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas e particulares de Montes Claros/MG. Unimontes Científica., v.5, n.2, jul/dez. 2003.
3 .LABVIRT QUÍMICA. Simulações Objetos interativos. Disponível em <http://www.labvirtq.fe.usp.br/appletslista.asp?time=0:17:56> Acesso em: 26 maio 2011.