TÍTULO: Estudo sobre o insucesso dos alunos do curso de Química em EAD da UFRN

AUTORES: ANA CRISTINA BRITO (UFRN) ; DANIEL PONTES (UFRN) ; CILMARADE LIMA (UFRN)

RESUMO: O curso de licenciatura em Química na modalidade a distância na UFRN teve início em 2005, o curso é semipresencial. A grade curricular do curso é dividida em 8 períodos, com disciplinas das diferentes áreas de matemática, física, biologia e química.
Tem-se observado ao longo do curso a desistência e a reprovação dos alunos. Com o objetivo de analisar as dificuldades de aprendizado ao longo do curso o presente trabalho trata-se de um levantamento das disciplinas que tem provocado um elevado índice de reprovação dos alunos, causando o desnivelamento. O levantamento tem mostrado que as disciplinas de cálculo são as que mais provocam reprovação, sendo seguidas disciplinas de química que envolvem cálculos como Arquitetura atômica e molecular e Termoquímica e equilíbrio.

PALAVRAS CHAVES: ead, insucesso, disciplinas

INTRODUÇÃO: Atualmente os cursos de Educação a distância (EAD) têm recebido bastante atenção e investimento por parte do Governo Federal, desenvolvendo em várias instituições públicas de nível superior cursos na modalidade a distância, direcionado principalmente para a formação de professores. O curso de licenciatura em Química a modalidade a distância na UFRN teve início em 2005, sendo o primeiro do nordeste. O curso é semipresencial uma vez que as disciplinas de caráter experimental exigem a presença do aluno no pólo para realização das mesmas, bem como as atividades do estágio. A grade curricular do curso é dividida em 8 períodos, com disciplinas das diferentes áreas de matemática, física, biologia e química.
Tem-se observado ao longo do curso a desistência e a reprovação dos alunos. Esta desistência deve-se principalmente a dificuldades de adaptação da nova metodologia. Com o objetivo de analisar as dificuldades de aprendizado ao longo do curso o presente trabalho trata-se de um levantamento das disciplinas que tem provocado um elevado índice de reprovação dos alunos, provocando com isto o desnivelamento.


MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado através de levantamento do Sistema Integrado de Gestão de atividades academicas (SIGAA) que produz relatório de trancamento por semestre letivo dos alunos, os relatórios foram organizados em planilahs por semestre e por disciplinas. Foram tratados os dados em planilha excel.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através do gráfico 1 podemos observar que a disciplina de Arquitetura atômica e Molecular (AAM), da área de química, é a que apresenta maior reprovação nos semestres de 2009.1 e 2, 2010.1 e 2. As outras quatro disciplinas são da área da matemática para os mesmo semestres. Isto evidência as dificuldades na realização dos cálculos matemáticos que envolvem todas estas disciplinas em semestres seguidos. A disciplina de química AAM, envolve cálculos de exponeciais e potencias de base 10 que envolvem multiplicação, divisão e soma. Observa-se nas avaliações que os alunos não possuem qualquer domínio destas ferramentas matemáticas, o que dificulta a aprendizagem e a interpretação dos cálculos para a química.



CONCLUSÕES: Os alunos exibem principalmente dificuldades na realização de cálculos matemáticos que envolvem exponeciais e potência de 10. As outras disciplinas que causam reprovação são as de área de matemática, confirmando que os alunos ingressos no curso de química a distância possuem uma deficiência de sua formação nesta área de conhecimento, sendo necessário o desenvolvimento de metodologias que possibilitem os alunos na compreensão deste conteúdo.

AGRADECIMENTOS: A UFRN pela Bolsa Concedida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Chiarottino, Z. R. Em busca do sentido da obra de Piaget. 1984,São Paulo.
Oliveira, L. F. F. B.; Moreira, M; Arnold, S. B. T. Avaliação em contextos virtuais de ensino. 2006, Editora Loyola, São Paulo.
Silva, M.; SAntos, E (org). Avaliação da aprendizagem em educação online. 2006, Editora Loyola, São Paulo.
Coll, C (org).O construtivismo na sala de aula. 1996, São Paulo. Ática.
Corrêa, J. e colaboradores. Educação a Distância, Orientações metodológicas. 2007, Capítulo 1, Editora Artmed.