TÍTULO: ABORDAGEM DE CONCEITOS RELATIVOS AO MODELO ATÔMICO DE BOHR NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

AUTORES: SILVA, G. F. (SEDUC-PE) ; CAMPOS, A. F. (UFRPE) ; CARVALHO, A. P. M. (UFRPE)

RESUMO: Adotando como referencial teórico o ensino por resolução de problemas este trabalho objetiva responder "Até que ponto materiais didáticos construídos a partir de objetos fosforescentes presentes no cotidiano dos alunos contribui para aprendizagem dos conceitos relativos ao modelo de Bohr por parte dos alunos da 1ª série do ensino médio na Escola Estadual de Referência Professor Mardônio Coelho?" A metodologia consistiu em: Caracterização do púbico alvo; Levantamento bibliográfico; Sondagem das concepções dos alunos; Desenvolvimento da aula sobre modelos atômicos com suporte dos bonecos fosforescentes; Análise de resultados a partir de questionário e discussões observadas em sala de aula. Os resultados indicaram aumento na motivação, evolução conceitual e da representação do modelo atômico.

PALAVRAS CHAVES: modelos atômicos; bohr; ensino por resolução de problemas

INTRODUÇÃO: O tópico “estrutura atômica” é de difícil abordagem em sala de aula em especial o modelo de Niels Bohr, por exigir um alto nível de abstração dos alunos, um alto nível de complexidade do próprio modelo e pela escassez de materiais didáticos que subsidiem uma abordagem didática e por tanto mais acessível à compreensão dos alunos (Nery e Fernandes 2004). O tema é fundamental nas explicações de fenômenos químicos. Uma dificuldade extra na compreensão desses conceitos é a raridade de experimentos nesse tema, o que torna o assunto ainda mais inacessível e, não raro, sem significado para os alunos. Por outro lado, os materiais de apoio tradicionais não apresentam ao professor estratégias de ensino que venha a auxiliá-lo no desenvolvimento do tema de forma eficaz dentro do espaço da sala de aula, incentivando a participação e motivação dos alunos. A partir deste contexto, esta pesquisa busca corroborar no estudo do tópico "modelo atômico de Bohr" dentro de uma perspectiva de ensino por resolução de problemas subsidiado com materiais didáticos cotidianos fosforescentes.

MATERIAL E MÉTODOS: A metologia consistiu nas seguintes etapas: Caracterização do púbico alvo; Levantamento bibliográfico realizado em oito revistas nacionais de educação em ciências; Sondagem das concepções dos alunos sobre o modelo de Bohr e como os conceitos relativos ao modelo atômico eram usados para explicar fenômenos cotidianos; construção de questionário para sondagem; Implementação do questionário em sala de aula; Confecção dos objetos fosforescentes na forma de bonecos de resina de biscuit dopada com o pigmento fosforescente encontrado facilmente no comércio - sulfeto de cobre e zinco, ZnS:Cu+2; Desenvolvimento da aula modelos atômicos com suporte dos bonecos fosforescentes; Análise dos resultados a partir de questionário e das discussões observadas em sala de aula.A pesquisa foi realizada com duas turmas de primeiro ano do ensino médio, no turno da tarde, com um total de setenta alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos resultados foi realizada por aplicação de questionário. Observamos que setenta alunos responderam o questionário. A abstenção de respostas às perguntas não foi constatada. Percebeu-se que, de forma geral, os alunos demonstravam mais segurança para responder aos questionamentos.
Na análise dos resultados obtidos foi observado como os alunos apropriaram-se de conceitos como níveis de energia ou camadas eletrônica, fótons, excitações eletrônicas e como eles os utilizaram para explicar fenômenos cotidianos. Observou-se também qual a representação do átomo concebida pelos alunos.
Promoção de motivação e curiosidade, atraindo a atenção dos alunos de forma bastante intensa;A dinâmica dialogada de utilização dos objetos fosforescentes como forma de construção da situação-problema, foi bastante eficiente e produziu efeitos bastante positivos entres estes destacamos: Capacidade de contextualização sobre o tema;
Foi capaz de gerar discussões e reflexões sobre a explicação do fenômeno da fosforescência. Os alunos participavam das discussões de forma muito espontânea colocando se ponto de vista e contra argumentando outras colocações de seus colegas;
Serviu de instrumento de problematização na medida em que foi capaz de salientar as contradições entre as hipóteses sugeridas à solução do problema proposto;
Incentivou a construção de novos conhecimentos necessários a resolução do fenômeno problema proposto.


CONCLUSÕES: entendemos que houve construção satisfatória da representação do modelo atômico de Bohr e apropriação de seus conceitos. Os alunos foram capazes associar estes conceitos com fenômenos de luminescência observados no cotidiano. Também percebemos que a abordagem metodológica por ensino por problemas foi capaz de produzir efeitos motivacionais capazes de envolver os alunos no processo de aprendizagem aumentando a sua participação, seu interesse e as discussões em sala de aula, obtendo-se melhores rendimentos e contribuindo para minimizar a aversão construída historicamente no estudo da química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Nery, A. L. P. e Fernandez, C. Fluorescência e Estrutura Atômica: Experimentos Simples Para Abordar o Tema. Quimica Nova na Escola, 2004.