TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO PROJETO PIBID QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA BAIXADA FLUMINENSE

AUTORES: CASTRO, D.L. (IFRJ) ; GONÇALVES, S.T.O. (IFRJ) ; PINTO, K.G.A. (IFRJ) ; JESUS, V.L.B. (IFRJ) ; SANTOS, C.H.S. (IFRJ)

RESUMO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado para a valorização do magistério e apoio aos estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior , bem como visando a formação docente e contribuindo para a elevação do padrão de qualidade da educação básica. No IFRJ – Campus Nilópolis, o PIBID tem sido aplicado em várias escolas nos municípios de Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu, onde são aplicados jogos com os alunos, bem como são montados laboratórios de Química, Física e Matemática onde são desenvolvidos experimentos interdisciplinares. Neste trabalho avaliamos a aplicação e receptividade dos alunos e professores envolvidos no projeto PIBID em uma escola da Baixada Fluminense.

PALAVRAS CHAVES: pibid, ensino de química, avaliação

INTRODUÇÃO: O programa visa proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Para a formação do professor, é imprescindível que oportunidades de participação em situações práticas de ensino-aprendizagem, nos seus diferentes níveis lhes sejam oferecidas. Além da formação teórica geral, pretende-se oferecer ao licenciando uma formação muito sólida do conteúdo de Química para viabilizar os necessários processos de transposição didática que resultarão nos instrumentos de sua prática pedagógica. Está incluído nesta formação, o trabalho através deste projeto, que proporcionará ao licenciando a possibilidade de produção de material didático pedagógico, sua aplicação nas escolas da rede pública da região e a avaliação das mudanças ocorridas no processo de ensino através desta prática. O IFRJ - Campus Nilópolis está localizado numa região de grande carência de professores das áreas de Ciências Exatas. Também é fato, o desestímulo dos profissionais desta área dentro das escolas públicas da região, tornando as aulas apenas teóricas e desestimulantes. Seja devido à falta de recursos para o trabalho, a carência de laboratórios, a falta de preparo dos professores para o desenvolvimento de aulas práticas ou ao grande número de horas de trabalho. Neste trabalho apresentamos um levantamento de como este projeto foi recebido numa escola de um município da Baixada Fluminense. Para isso entrevistamos professores e alunos da escola o projeto PIBID foi desenvolvido.

MATERIAL E MÉTODOS: Os sujeitos da pesquisa são 8 professores de uma escola pública de um Município da Baixada Fluminense envolvidos no desenvolvimento do Projeto PIBID, e 38 alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola participante do Projeto PIBID. A pesquisa foi desenvolvida segundo as etapas a seguir: 1-Aplicação de questionários para avaliar a afinidade que os alunos têm com a disciplina Química; 2 - Desenvolvimento de experimentos referentes aos conteúdos de Química ministrados nestes dois níveis de ensino (apostila PIBID IFRJ Nilópolis, 2009);3 - Aplicação de jogos direcionados para o ensino dos conteúdos de Química ministrados nestes níveis de ensino.4 - Aplicação de novo questionário aos alunos, para avaliar a receptividade das tarefas e do projeto pelos alunos.5 - Aplicação de questionário aos professores da escola, diretamente envolvidos com o projeto PIBID, para avaliar a receptividade do projeto pelos professores. Neste trabalho são apresentados os resultados dos questionários de avaliação que foram aplicados com o objetivo de analisar a receptividade e repercussão do projeto.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para 43% dos alunos o projeto é muito bom, 14% acham ótimo, 43% acham bom. A maioria dos alunos tem gostado do projeto, pois é a primeira oportunidade que os alunos tem de realizar experimentos de Química na prática, além das atividades diferenciadas de aprendizado, como jogos e brincadeiras. 100% dos alunos acham que mudou a forma como aprendiam a disciplina Química. 86% dos alunos acham que a disciplina Química faz parte da sua vida cotidiana, mas 14% dos alunos ainda acham que não, talvez este resultado se deve a realização de experimentos com materiais simples e de uso doméstico. 100% dos alunos responderam que preferem aprender Química em atividades lúdicas e experimentos, pois é uma forma mais divertida de aprender química. 100% dos professores observaram mudanças em relação ao comportamento e ao aprendizado nas aulas de Química e acreditam que estas mudanças se devem ao projeto PIBID .Todos os professores observaram mudanças em relação aos alunos depois que o projeto PIBID foi instituído nas escolas, os alunos passaram a se interessar mais pelas aulas. Todos os professores acham que o PIBID está contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos de química, pois os alunos encontram-se mais interessados nas aulas. 67% dos professores aprovam a forma como o projeto é desenvolvido na escola e 33% não aprovam. Porém para alguns a escola não ofereceu todo o apoio necessário, espaço para o laboratório, por exemplo.Também foi perguntado o que achavam da proposta do projeto PIBID do IFRJ, 67 % dos professores responderam que é boa, 33% dos professores responderam que é muito boa. A maioria dos professores acha a proposta do projeto PIBID na escola boa, pois faz com que os alunos, bem como os professores da instituição mudem a sua visão sobre o ensinar química.

CONCLUSÕES: Neste trabalho observamos que os alunos modificaram gradativamente a sua visão em relação a Química, associando assim os conhecimentos químicos ao seu cotidiano. Os alunos conseguiram expressar aquilo que está acontecendo no experimento, demonstraram bastante interesse durante a realização das atividades, pois houve um grande número de alunos presentes. Os professores conseguiram trocar experiências para planejar mais aulas experimentais. O projeto PIBID buscou apresentar uma forma mais dinâmica, contextualizada e divertida de aprender e ensinar Química.

AGRADECIMENTOS: A CAPES pelo fomento a pesquisa, ao IFRJ Campus Nilópolis e aos alunos que participaram do projeto PIBID nas escolas da Baixada Fluminense.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Apostila de experimentos do PIBID IFRJ Campus Nilópolis, 2009.