TÍTULO: CLUBE DE CIÊNCIAS: MOTIVANDO O ALUNO À PESQUISA, EXPERIMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM

AUTORES: WATANABE, L. A. (UEPA)

RESUMO: O Ensino de Ciências visa formar o cidadão crítico, reflexivo e autônomo para atuar na sociedade. Entretanto, este ensino em São Miguel do Guamá, Pará, está restrito à simples transmissão de conteúdos aos alunos. Atividades de pesquisa e experimentação estão em segundo plano, revelando dificuldades na aprendizagem de Ciências. Após a constatação dessa realidade, a Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Núcleo de São Miguel do Guamá está desenvolvendo o projeto “Clube de Ciências” que tem como objetivo despertar o interesse dos alunos por atividades de pesquisa e experimentação, contribuindo, de certa forma, para complementação do ensino de ciências de algumas escolas públicas do referido município. Ao decorrer do projeto já se nota o grande avanço na aprendizagem dos alunos, uma vez que o conhecimento científico é construído de maneira interativa, dinâmica e concreta.

PALAVRAS CHAVES: ensino de ciências, pesquisa e experimentação, aprendizagem

INTRODUÇÃO: Atualmente observa-se que o Ensino de Ciências nas escolas municipais de São Miguel do Guamá, Estado do Pará, está restrito a mera transmissão de conteúdos em sala de aula. Segundo Wilsek & Tosin (2009) um ensino de ciências assim desenvolvido é percebido pela dificuldade do aluno em relacionar a teoria aprendida em sala de aula com a realidade a sua volta, ou seja, pelo não reconhecimento dos conhecimentos científicos em situações do cotidiano. Atividades de pesquisa e experimentação nas aulas contribuem para mudança dessa situação, pois facilitam a aprendizagem significativa.
Visando atender essa carência do ensino fundamental guamaense, a Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Núcleo de São Miguel do Guamá está desenvolvendo, desde abril de 2011, o projeto “Clube de Ciências” que tem como objetivo incentivar os alunos do Ensino Fundamental a realizar atividades de pesquisa e experimentação para aprendizagem efetiva e significativa de conteúdos de ciências. Tal projeto é desenvolvido, sob orientação do Prof. M.S.c Flávio Nunes de Carvalho, pelos monitores bolsistas e voluntários de Química, Física e Biologia e pela Profa Maria Sotirakis e abrange os alunos da 6ª e 8ª de duas escolas, são elas: Padre Leandro Pinheiro e São José Operário.


MATERIAL E MÉTODOS: O projeto “Clube de Ciências” é desenvolvido na própria UEPA e em duas etapas regularmente: pesquisa e experimentação. A primeira é desenvolvida a partir de assuntos, dúvidas e curiosidades de interesse dos alunos, ou seja, eles têm autonomia sobre o que pesquisar no laboratório de informática da universidade, mais conhecido como LABINF. Durante a pesquisa, os alunos selecionam experimentos de ciências (química, física e biologia) que poderão ser realizados, dependendo da viabilidade e recursos que a instituição dispõe. A segunda consiste na realização dos experimentos selecionados, sendo que esta atividade é desenvolvida nos laboratórios de bioquímica e física pelos alunos. Os monitores apenas auxiliam os alunos nas atividades do clube de ciências, agindo como mediadores entre o conhecimento e o aluno.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Clube de Ciências já demonstra resultados satisfatórios, pois, de fato, os alunos apresentam grande interesse por atividades de pesquisa. Além disso, a aprendizagem está ocorrendo eficazmente, ou seja, efetiva e significativamente. A cada atividade verifica-se a motivação e o interesse dos alunos em aprender Ciências. Esses aspectos são percebidos através de questionamentos, reflexões, discussões, explicações etc. levantadas pelos próprios alunos, enfim, eles participam como sujeitos ativos na construção e reconstrução do conhecimento científico. Segundo Wilsek & Tosin (2009) a participação do aluno como ser pensante e ativo no processo de construção do conhecimento é fundamental para a aprendizagem de Ciências. A metodologia adotada no projeto revela-se o fator determinante para o sucesso do mesmo, pois possibilita ao aluno o despertar pela investigação, pesquisa e busca de respostas para fenômenos e fatos que o cerca. A experimentação pós-pesquisa revela-se uma estratégia facilitadora da aprendizagem, pois

[...] em uma proposta que utilize a experimentação [...], o aluno deixa de ser apenas um observador [...] passando a exercer grande influência sobre ela: argumentando, pensando, agindo, interferindo, questionando, fazendo parte da construção de seu conhecimento (CARVALHO, 1999, p. 47 Apud WILSEK & TOSIN, 2009, p. 14-15)

Além disso, a experimentação ainda “contribui com o desenvolvimento dos alunos [...] favorecendo a autonomia intelectual dos mesmos e preparando-os para atuar em forma competente, criativa e crítica [...]” (WILSEK & TOSIN, 2009, p. 14). Ou seja, por meio da experimentação, o clube de ciências também tem contribuído para a formação da cidadania.


CONCLUSÕES: Diante do exposto, conclui-se que atividades de pesquisa e experimentação desenvolvidas no “Clube de ciências” complementam o ensinamento de conteúdos das escolas e permitem a construção do conhecimento científico de forma dinâmica e real. Dessa forma, o ensino de ciências é desenvolvido buscando auxiliar o aluno na interpretação e compreensão de fenômenos e fatos que o rodeia. Ou seja, além de uma aprendizagem significativa, o aluno constrói sua cidadania.

AGRADECIMENTOS: Universidade do Estado do Pará - UEPA (Núcleo de São Miguel do Guamá) e a todos os envolvidos no Clube de Ciências.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: WILSEK, Marilei Aparecida Gionedis & TOSIN, João Angelo Pucci. Ensinar e Aprender Ciências no Ensino Fundamental com Atividades Investigativas através da Resolução de Problemas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1686-8.pdf>. Acesso em: 11 de maio de 2011.