TÍTULO: O EMPREGO DE ARTIGOS DA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NA ELABORAÇÃO DE UMA APOSTILA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ORGÂNICA APLICÁVEL EM CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

AUTORES: CORDEIRO, E. P. (UNIGRANRIO) ; NASCIMENTO, L. F. (UNIGRANRIO) ; CALDAS, E. C. (UNIGRANRIO)

RESUMO: A eficácia no processo ensino-aprendizagem tem sido constantemente apontada para a contextualização através do emprego de experimentos no Ensino de Química. Artigos científicos se mostram ferramentas de grande importância no alcance deste objetivo. Para isto, a revista Química Nova na Escola apresenta inúmeras publicações que podem ser utilizadas na conexão do empírico ou teórico ao cotidiano, principalmente em Química Orgânica. Muitos artigos desta fonte foram reunidos em um só documento para a elaboração de uma Apostila Experimental de Química Orgânica aplicável em cursos de Licenciatura em Química.

PALAVRAS CHAVES: apostila experimental, química orgânica, química nova na escola

INTRODUÇÃO: O emprego de artigos científicos para o Ensino de Química é classificado por Massi e seus colaboradores como um instrumento didático capaz de fomentar o desenvolvimento de habilidades pouco privilegiadas na formação do profissional em Química. Apesar de eles relatarem que a maioria dos artigos encontrados é voltada para a Química Orgânica, apenas uma bem pequena parte destes são de caráter experimental. Giordam, na seção Pesquisa no Ensino de Química, da revista Química Nova na Escola (QNEsc), discute a importância e o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Esta seção da revista QNEsc é amplamente revisada por Schnetzler, onde, ele enfatiza a relevância da sua divulgação junto a docentes e discentes através de artigos publicados nesta seção nos 10 anos de existência da QNEsc.
Mohrig ressalta que experimentos de Química Orgânica, por vezes, ainda são executados como se fossem “receitas de bolo”, onde o aluno possui uma conduta mecanística, e não racional. Muitos são os autores interessados em elaborar experimentos mais atuais e motivadores, utilizando maneiras diferentes de tratamentos e interpretações de resultados. As publicações experimentais da revista QNEsc seguem esta linha de raciocínio e, desta forma, esta pode ser uma excelente fonte para a aplicação de experimentos de Química Orgânica, uva vez que não há um volume expressivo de livros sobre experimentos desta disciplina voltados para cursos de Licenciatura em Química.


MATERIAL E MÉTODOS: O material de partida foi a página eletrônica da revista QNEsc que pode ser acessada diretamente ou através da página da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Foi realizada uma busca minuciosa na coluna Edições Anteriores até as publicações do ano de 2010, onde foram detectados 20 artigos experimentais de Química Orgânica. Estes artigos foram aplicados nas disciplinas de Química Orgânica – Práticas de Laboratório e Ensino de Química, do Curso de Licenciatura em Química, da Universidade Unigranrio, no Rio de Janeiro, nos semestres dos anos de 2009 e 2010. Tais artigos foram reunidos para a criação de uma apostila experimental intitulada: “Química Orgânica – Práticas de Laboratório e Ensino de Química”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Todos os artigos utilizados foram reescritos de forma resumida e inseridos em uma formatação padrão adotada. Para a compilação da apostila, estes artigos foram ordenados de acordo com seu grau de dificuldade e complexidade. A apostila também foi dividida em Química Orgânica I, que contém experimentos mais simples e podem ser aplicados em disciplinas iniciais de ensino de química orgânica experimental e, Química Orgânica II, onde são trabalhados experimentos mais complexos de disciplinas mais avançadas nos cursos de Licenciatura em Química. Esta apostila é composta ainda por tópicos essenciais em química experimental, como Introdução aos Trabalhos em Laboratório, Segurança no Laboratório de Química e Preparo de Relatórios de Aulas Práticas. Toda a composição desta apostila pode ser verificada na Figura 1.

Figura 1. Sumário da apostila Química Orgânica – Práticas de Laboratório e Ensino de Química.

Uma observação pertinente é a excelente qualidade de formatação dos artigos utilizados. Como exemplo, podemos citar o artigo “Abordagem química na extração do DNA do tomate” (25, 2007). Os alunos podem ser facilmente orientados pela clareza da introdução teórica e pela contextualização das representações esquemáticas, bem como o fluxograma das etapas e suas fotografias ilustrativas. Os artigos usados apresentam boa flexibilidade de adequação a diferentes tempos disponíveis para execução das aulas práticas. O artigo “A procura da vitamina C” (2, 1995) é um bom exemplo disso, pois ele pode ser encurtado pela diminuição do número de amostras para analisar ou, expandido pelo acréscimo de novas amostras. Além disso, ele também pode sofrer alterações pela sugestão de análise de grupos específicos de amostras, tais como frutas frescas, sucos industrializados ou medicamentos.



CONCLUSÕES: A aplicação da apostila Química Orgânica – Práticas de Laboratório e Ensino de Química demonstra ser eficiente no Ensino de Química. Em seus depoimentos informais, os alunos atribuíram a essas práticas um maior caráter motivador, lúdico e essencialmente vinculado aos conceitos teóricos outrora aprendidos. Esta apostila sofrerá sua ultima revisão no segundo semestre de 2010 para ser adotada a partir de 2011.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq, a CAPES e a FAPERJ.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Giordam, M. Química Nova na Escola. 10, 43-49, 1999.
Massi, L.; Santos, G.R.; Ferreira, J.Q.; Queiroz, S.L. Química Nova. 32(2), 503-510, 2009.
Mohrig, J.R. Journal of Chemical Education. 81, 1083-1086, 2004.
Schnetzler, R.P. Química Nova na Escola. 20, 49-54, 2004.