TÍTULO: CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO CONCEITUAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DO IFPI CAMPUS PICOS

AUTORES: COELHO, F.P.S.M (IFPI) ; LIMA, C.A. (IFPI) ; PASSOS, M.H.S. (IFPI)

RESUMO: O presente artigo busca investigar o processo de formação conceitual dos alunos de licenciaturas em ciências exatas e avaliar a contribuição das disciplinas pedagógicas nesse processo. O instrumento foi elaborado a partir de um modelo teórico construído com base na literatura recente sobre a temática da prática pedagógica e o processo de ensino aprendizagem. Foi aplicado um questionário no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí campus Picos, envolvendo 30 alunos de 2 turmas de licenciatura plena em física e química do v módulo .



PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: prática pedagógica, contribuição.

INTRODUÇÃO: Os recentes estudos evidenciam diversos problemas enfrentados pelos cursos de Licenciaturas, entre estes se destaca o modelo fragmentado de formação adotado pelas universidades brasileiras que se mostra inadequado ao atendimento das necessidades de formação do educador. 1,2,3,4
Há atualmente um senso-comum que atribui às disciplinas ditas “pedagógicas” um papel secundário nos cursos de formação de professores, como se elas fossem “menos importantes” à formação de futuros docentes, esse problema se evidencia principalmente nos cursos de ciências exatas. No entanto é imprescindível o bom aproveitamento das disciplinas pedagógicas, visto que a tarefa do professor é educar, dessa forma, disciplinas que tratam e abordam o processo de educar são vitais em cursos de formação de professor.5,6
Portanto, não tratar de questões direta ou indiretamente relacionadas ao processo educacional escolar é minar a formação dos futuros professores, é tirar-lhes a oportunidade e a possibilidade de conhecer e analisar criticamente o processo educacional e de construir um instrumental teórico-metodológico para sedimentar sua atuação docente. 7,9
Os modelos de formação do professor e as práticas vigentes nos cursos de Licenciatura estão necessitando de novos rumos a serem delineados a partir de conhecimentos construídos por meio da pesquisa 10,11. Preocupados com o processo de formação oferecido pelo Instituto Federal do Piauí, nos Cursos de Licenciaturas da área de Ciências Naturais: Química e Física. Empreendemos este trabalho com a intenção de contribuir com informações que possam auxiliar na implantação de um modelo mais integrador de formação e a encontrar resposta para a problemática instaurada a partir da elaboração conceitual por parte deste segmento.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa em questão nos levou a investigar a contribuição das disciplinas pedagógicas na elaboração do arcabouço conceitual de ensino e aprendizagem por parte dos Licenciandos de Química e Física do IFPI campus Picos. Buscamos desta forma evidenciar como as disciplinas pedagógicas conduzem os processos de formação e desenvolvimento de conceitos básicos para o exercício do magistério.
A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Piauí - (IFPI), localizada no Campus de Picos. Os sujeitos da pesquisa foram 30 alunos dos Cursos de Licenciatura em Química e Física, matriculados no V módulo na referida instituição.
Aplicamos á esta amostra um questionário composto de 5 questões objetivas com a finalidade de coletar dados possíveis de responder ás questões de pesquisa e traçar o perfil da clientela atendida pelo campus de Picos.
Para analisar a contribuição das disciplinas pedagógicas no processo de formação conceitual reunimos as informações relacionadas à contribuição propriamente dita das disciplinas cursadas para a questão em pauta.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Primeiramente traçamos o perfil do alunado a fim de possibilitar a compreensão dos processos de ação pedagógica no interior do Instituto Federal do Piauí, campus Picos, especificamente os alunos dos cursos de licenciatura plena em física e Química do V módulo.
Muitas vezes a necessidade financeira e a urgência para encontrar um emprego, aparecem como fatores determinantes para o ingresso do Licenciando na vida profissional, mesmo antes de concluída a sua Licenciatura. A figura 1 ilustra essa situação:
FIGURA 1: Situação Funcional dos Licenciandos em Química/Física do IFPI campus Picos.
Pode-se observar pela figura 1 que 50% da amostra de Licenciandos em Química/Física do IFPI campus Picos, mesmo antes de concluir a licenciatura já trabalham no magistério, enquanto os outros 50% estão divididos entre aqueles que ainda não trabalham ou trabalham em outras funções.
No Brasil muitos ingressam no magistério sem o término da licenciatura e um grande número de docentes que atuam na educação básica não tem a formação específica para o magistério, por não haverem completado sua formação.
Conforme os depoimentos dos Licenciandos e as respostas obtidas através do questionário destacaremos as disciplinas pedagógicas apontadas pela amostra como mais importantes para a sua formação:
FIGURA 2: Disciplinas que mais contribuíram para a formação conceitual
Observa-se que 40% da amostra afirmou que a disciplina que mais contribuiu para a formação de conceitos básicos para o exercício docente é a Didática do Ensino de Ciências; 30% considera que a disciplina Conhecimentos Pedagógicos contribuiu mais significativamente para sua formação enquanto docente; 13,3% ressaltou a contribuição da disciplina Educação, Sociedades e Culturas; e outros 13,3% Prática Profissional I.





CONCLUSÕES: Dessa forma podemos concluir que os Licenciandos ao entrarem em contato por meio da mediação dos professores com o estudo específico da sua área de atuação, das leis, correntes pedagógicas, teorias que regulamentam e explicam o processo de ensino e aprendizagem, estratégias reflexivas e de pesquisas das práticas de ensino, formam um quadro de referência dos conceitos orientadores de sua ação. Conhecê-los, portanto, representa uma grande oportunidade de ação no sentido de fazer com que eles avancem, transformando-os.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. ALVES, V. C. e FROTA, P. R. Conversando com quem ensina, mas pretende ensinar diferente. Florianópolis: UNOESTE, 2000.
2. ALVES, N. Formação de Professores: pensar e fazer. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1996.
3. BEZESINSKY, I. Formação de Professores: um desafio. Goiânia: UCG, 1996.
4. CHRISPINO, Alvaro. Ensino de Química e a escolha entre o passado e o futuro. Revista de Química Industrial. nº 727, ISSN: 0370694X, 2010.

5. FERREIRA, Lúcia Helena Bezerra & FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. Contribuição das disciplinas pedagógicas para a formação conceitual dos licenciandos em ciências da UFPI. GT 02 Formação de professores.2004.

6. FONTE, Claudia Soares Della. A Vitalidade da filosofia, da sociologia e da psicologia em cursos de formação de professor.

7. GÓMEZ, A. I. Pérez. O pensamento prático do professor, a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA A. Os professores e a sua Formação. Lisboa: Don Quixote, 1992.
8. MALDANER, O. A; SCHNETZLER, R. P.A formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
9. SANTOS, Luis Francisco Bastos Peres; LAROS, Jacob Arie. Avaliação da Prática Pedagógica do Professor de Ensino Superior. Estudos em Avaliação Educacional, v. 18, n. 36, jan./abr. 2007.

10. VYGOTSKY, L.S.. Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
11. VYGOTSKY, L.S.A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
12. VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.