TÍTULO: Opinião dos alunos sobre o atual ensino de química nas escolas públicas de ensino médio do município de São Miguel do Guamá- PA.

AUTORES: RAMOS, G. DA C. (UEPA) ; SILVA, A. D. L. (UEPA) ; SILVA, I. R. DA (UEPA) ; WATANABE, L. A. (UEPA)

RESUMO: A qualidade do ensino de química é fundamental para a interpretação, análise e compreensão de acontecimentos, fenômenos e fatos que nos cerca e para a construção/exercício da cidadania. Por isso o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar a qualidade do ensino de química nas escolas públicas de Ensino Médio de São Miguel do Guamá. O mesmo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário com os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries da referida rede de ensino. Os dados obtidos comprovam que um ensino de química com base na contextualização é bem visto no referido município, segundo as concepções dos próprios alunos.



PALAVRAS CHAVES: ensino de química, qualidade, são miguel do guamá.

INTRODUÇÃO: Sabe-se que o ensino médio da maioria das escolas públicas, apresenta deficiências no ensino de química, que passam desde a formação do professor, faltas de recursos didáticos e de infra-estrutura, superlotação de salas etc.. O ensino de química é importante para a interpretação do mundo que nos cerca e para construção da cidadania. No entanto, muitas vezes, este vem sendo desenvolvido de forma abstrata, o que não contribui para a promoção da alfabetização científica, nem para a formação de alunos com pensamentos críticos para atuarem na sociedade (MAIA et.al., 2008).
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, é necessário que o ensino de Química venha contribuir para que o aluno tenha uma visão mais abrangente sobre tal conhecimento, mas para que isso ocorra é preciso romper com o atual modelo de ensino desenvolvido em muitas escolas (BRASIL, 2000). Baseando-se nesse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar a atual situação do ensino de química na rede pública de ensino de São Miguel do Guamá, Pará, com base na opinião dos estudantes por ela atendidos. Esta pesquisa fundamenta-se na constatação de que há poucos estudos que tratam sobre a qualidade do ensino de química do referido município. Além disso, a mesma pode ser utilizada para traçar estratégias/medidas que visem melhorar as condições de ensino-aprendizagem dessa disciplina.


MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa foi realizada com os estudantes (1ª, 2ª e 3ª séries) do período matutino das duas escolas estaduais de ensino médio de São Miguel do Guamá, são elas: Frei Miguel de Bulhões e Irmã Carla Giussani. Para a coleta de dados, foi feito a aplicação de 68 questionários, divididos proporcionalmente entre as escolas. Estes continham cinco questões, destas quatro eram fechadas e uma aberta.
Após coletar os dados, realizou-se a análise dos mesmos, organizando-os em termos de porcentagem, algumas destas informações foram representadas em tabela e gráfico.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos questionários nos revelou os seguintes resultados: 58,82% dos entrevistados disseram gostar de química, enquanto que 41,17% não gostam da disciplina; 94,12% disseram que estudar química é importante, porém, alguns não souberam expressar o motivo, enquanto 5,88% afirmaram não ser importante. Essa questão também exigia uma justificativa para tal escolha, que são mostradas no quadro a seguir ( Figura 1):

75% dos estudantes conseguem relacionar os assuntos estudados em sala de aula com o cotidiano, enquanto 25% não conseguem; os dados apresentados no gráfico abaixo (Figura 2) se referem às avaliações da metodologia do professor e do ensino de química:






CONCLUSÕES: Através deste trabalho foi possível verificar que o ensino de química de São Miguel do Guamá é bem aceito pelos alunos. Isso decorre do fato de os assuntos desenvolvidos em sala de aula estar estritamente relacionados com o cotidiano, o que é reflexo de uma metodologia eficaz utilizada pelo professor. Logo, pode-se inferir que um ensino de química com base na contextualização dos conteúdos, utilizando as vivências e fatos do dia a dia dos alunos, contribui positivamente para a qualidade deste, como se comprova nas escolas de ensino médio do referido município.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a DEUS e a Universidade do Estado do Pará.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

MAIA, Juliana de Oliveira; SILVA, Aparecida de Fátima Andrade da; WARTHA, Edson José. Um retrato do ensino de química nas escolas de ensino médio de Itabuna e Ilhéus, BA. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ) - Curitiba, PR, Brasil - UFPR, 21 a 24 de julho de 2008.