TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: SOUSA, NMS (IFPI) ; GOMES, RC (IFPI) ; LIMA, RMV (IFPI) ; LEAL, EL (IFPI) ; SANTOS, AQO (IFPI)

RESUMO: Este projeto de pesquisa teve como objetivo principal verificar a utilização de recursos didáticos durante as aulas de Química.
Realizamos uma pesquisa em cinco escolas da rede pública de Picos sobre os recursos utilizados pelos professores durante as aulas de Química.
Segundo a pesquisa,nota-se uma carência muito grande de recursos didáticos durante as aulas de Química,além disso existe uma falta de embasamento teórico para ministrar as aulas.

PALAVRAS CHAVES: recurso didático, ensino, química

INTRODUÇÃO: A teoria do ensino – aprendizagem, mais especificamente se referindo à ciência química se caracteriza em propor fundamentos, fundamentos estes que tem por finalidade a compreensão do ser humano em adquirir conhecimento de maneira significante, dando ênfase na oportunidade de se aprimorar através do surgimento de novos caminhos com o objetivo de facilitar o ensino por meio de novas estratégias.
Do nosso ponto de vista, os recursos didáticos são essencialmente mediadores já que possibilitam uma efetiva relação pedagógica de ensino e aprendizagem. Defendemos que eles são mediadores tanto no trabalho dos educadores nos momentos em que expõem os conteúdos escolares como nos trabalhos de grupos dos alunos, momento em que realizam reflexões sobre o conteúdo escolar abordado na aula.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizadas pesquisas em cinco escolas públicas da rede estadual de ensino na cidade de Picos no período de 10(dez) a 20(vinte) de outubro de 2010, para verificar a utilização dos recursos didáticos no ensino de química em nível médio.
Os entrevistados, alunos e professores na disciplina química, foram unânimes em afirmar que existe uma carência de recursos didáticos na escola, como também uma falta de embasamento teórico para ministrar as aulas.
Duas das escolas visitadas não possuem data show, laboratório de informática para realizar pesquisas, laboratório de ciências para realização de experimentos, biblioteca e nenhum tipo de jogo educativo relacionado ao campo da química, notamos que isso dificulta muito o processo de ensino- aprendizagem.
Três escolas das quais foram feitas as análises possui laboratório de informática, data shows, retroprojetor, o que torna mais fácil para a melhoria do ensino, já que o professor pode realizar varias atividades extraclasses, sejam no campo de pesquisa, ou de coleta de informações, ou experimentos que facilitem o conteúdo que está sendo estudado, correlacionando com o cotidiano dos alunos.
Observamos as aulas dos professores de Química na Unidade Escolar Mário Martins, Miguel Lidiano, Julieta Neiva, Araújo Luz e Vidal de Freitas, fizemos entrevistas com alguns alunos e vimos a atual realidade do ensino de Química nessas escolas públicas.
No decorrer das aulas, a fim de se obter os dados da pesquisa, foram feitas anotações a respeito do comportamento e do comprometimento dos alunos com a aula, além de fotografar e filmar alguns momentos da mesma.
Uma das escolas visitadas é muito carente de recursos, pois não possui nenhum tipo de recurso, nem mesmo um computador para que possa ser realizada uma simples pesquisa.Todas as aulas se limitam apenas ao quadro,aulas monótonas e com isso percebemos a grande evasão dos discentes.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Podemos ver que três das escolas pesquisadas possuem uma grande quantidade de recursos didáticos, mas são poucas utilizadas pelos docentes. A Química por ser um conteúdo relacionado mais a resolução de cálculos, acaba levando o professor a se limitar apenas ao quadro.
Outro fator que observamos durante as entrevistas foi a falta de planejamento por parte dos professores, alguns disseram que é por falta de tempo, por ter um grande número de aulas para ministrar e alguns ainda estão na faculdade e assim com a correria do dia a dia falta tempo para planejar uma boa aula para os seus alunos.
As aulas aliadas a recursos didáticos, segundo Sousa (2007), é muito importante no processo ensino-aprendizagem para que o aluno assimile o conteúdo de determinada disciplina de forma mais afetiva e marcante para toda sua vida.


CONCLUSÕES: Com os dados obtidos confirma-se que os alunos motivam-se mais e demonstram um maior interesse quando neles é despertada a vontade de querer aprender. Essa vontade é resultado direto da motivação que o professor estimula nos alunos e está intimamente associada à utilização de recursos didático-pedagógicos.

AGRADECIMENTOS: Agradeço,primeiro,a Deus por ter nos concedido a vida;aos que contribuíram direta e indiretamente nessa pesquisa e ao professor Marcos Henrique pelo incentivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SOUZA, S. E. O USO DE RECURSOS DIDATICOS NO ENSINO ESCOLAR. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM:“Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. 2007.
 
NERICI, I. G. Didática uma introdução. 3º ed. São Paulo: Editora Atlas, 1985.
Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio, MEC, Brasil, 2000.
Livro de resumos do III Encontro Nacional de Educação / II Congresso Internacional de Educação, 2004, Teresina-PI: PASSOS, M. H. S. e MOITA NETO, J. M. Livro-texto: Uma ferramenta para cidadania.