TÍTULO: Conhecendo o Professor de Química Atuante na Rede Pública Estadual de Boa Vista, Roraima.

AUTORES: SOUSA, J.S. (UERR) ; MEDEIROS, I.J.S. (UERR) ; SOUSA, E.S. (UERR) ; RIZZATTI, I.M. (UERR)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo levantar o perfil do professor de Química atuante na
rede pública de Boa Vista, Roraima. Foram aplicados 31 questionários e através das
análises das respostas dos professores, foi possível conhecer o professor de química
atuante no ensino médio da rede estadual. Os dados estatísticos mostraram que 90% dos
professores são formados em Licenciatura em Química, porém, mais da metade, cerca de
68% lecionam outras disciplinas no Ensino Médio e a disciplina de química acaba sendo
ministrada por professores que não são formados na área. Desta forma, o ensino de
química é prejudicado e a grande maioria dos estudantes do ensino médio não se sentem
motivados para aprender e entender a química.

PALAVRAS CHAVES: perfil do professor de química, ensino médio, ensino de química

INTRODUÇÃO: No estado de Roraima, o professor de química da rede pública tem uma carga horária
reduzida e piso salarial maior em relação aos demais estados do país, mesmo assim, o
ensino de química continua com baixo índice de qualidade e um alto índice de evasão
escolar. Com o intuito de conhecer a realidade do professor de química atuante no
Ensino Médio, aplicou-se um questionário para levantar o perfil socioeconômico e
cultural do professor de química da rede estadual da cidade de Boa Vista, capital
roraimense. Visto que, não há nenhum levantamento realizado até o momento com este
objetivo. Dessa forma, pretende-se através deste trabalho conhecer o professor e o seu
dia a dia em sala de aula, aproximando assim a Universidade da realidade escolar com
vistas a melhoria da qualidade de ensino de química e na formação de professores.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário contendo 55 questões fechadas
com questões referentes ao perfil socioeconômico e cultural. Primeiramente, foi
aplicado um questionário-piloto para três professores, sendo dois do Ensino Superior
e um do Ensino Médio, que responderam as questões e deram sugestões e/ou dicas para
melhoria da pesquisa. Porém, o professor do ensino Médio não foi computado nos dados
estatísticos.
O questionário continha questões referentes às informações gerais sobre os
professores pesquisados, tais como sexo, faixa etária, cor, religião, estado de
origem, questões sobre sua formação acadêmica e por último, questões relacionadas a
realidade escolar, onde incluíram perguntas sobre a metodologia aplicada em sala de
aula, material utilizado nas aplicações das aulas e questões referentes a segurança
do professor em seu ambiente de trabalho.
O questionário foi aplicado aos professores de química do Ensino Médio da rede
Pública de Boa Vista, que segundo dados da Secretaria da Educação Cultura e Desportos
–SECD, o município possui atualmente 55 professores de química no quadro.
No entanto, foram avaliados 31 questionários e em seguida fez-se a tabulação e
análises dos resultados.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Avaliando os 31 questionários respondidos, neste contexto, o quadro de professores é
composto por 58% do sexo feminino, e a maioria dos entrevistados tem idade entre 31 e
40 anos, 68% declararam ser católicos e 32% evangélicos/Protestantes. Dentre os
professores avaliados 61% se consideram pardos, apenas 3,2% dos professores são
indígenas da Etnia Macuxi, e cerca de 48% são casados e 29% são solteiros. Mais da
metade dos professores, cerca de 61%, vieram de outros estados, como Maranhão,
Amazonas, Ceará e Pará, e residem no estado a mais de 25 anos.
Em torno de 55% dos professores de Química recebem mais de 5 salários mínimos e 90%
dos docentes lecionam apenas em escolas públicas, sendo que 94% do total dos docentes
fazem parte do quadro efetivo do estado. Cerca de 45% dos professores lecionam entre
5 e 10 anos e 32% entre 11 e 15 anos, sendo que 55% destes professores tem carga
horária semanal de 25 horas. Cerca de 42% afirmam lecionar para alunos do Ensino
Médio Regular, enquanto que 26% para a Educação de Jovens e Adultos –EJA
No que diz respeito a formação, 90% dos professores possuem formação em Química e 97%
são licenciados em Química e 3% possuem Licenciatura e Bacharelado em Química.
Destes, 71% obtiveram graduação na Universidade Federal de Roraima-UFRR e 23% na
Universidade Estadual de Roraima-UERR. Cerca de 71% dos professores declaram possuir
uma especialização, porém, apenas 13% possui pós-graduação em Ensino de Ciências e
Matemática. No que diz respeito a segurança em seu local de trabalho, 61% dos
pesquisados sentem-se seguros e 39% não se sentem seguros, devido aos vários
problemas que algumas escolas enfrentam. Mas em se tratando da satisfação com a
profissão, 87% afirmam estarem felizes com a escolha da carreira.


CONCLUSÕES: Com a aplicação deste questionário pode-se traçar um perfil de quem é o professor de
química atuante na rede pública estadual de Boa Vista, Roraima. Um dos aspectos
pesquisados e que chama a atenção é que o professor de química possui carga horária
reduzida e renda relativamente mais alta em relação aos demais estados do Brasil. Outro
fato que chamou a atenção, é que a grande maioria destes professores não lecionam a
disciplina de Química, infelizmente, no estado de Roraima esta situação é muito comum,
professores de outras áreas ministram aulas de química.

AGRADECIMENTOS: Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática - NUPECEM/UERR

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ILHA, F. R. da S. ; KRUG, H. N. O significado da educação escolar para professores de educação física em diferentes redes de ensino. UFSM 2009.
GOLFETTE, B.H.; JÚNIOR, M. P.; TEIXEIRA, R. R. P. Perfil dos Professores de Física do Ensino Médio em São Paulo. São Paulo,
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