TÍTULO: APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ILUSTRAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM PARNAMIRIM/RN

AUTORES: COSTA, P.R.F. (UFRN) ; XAVIER, D.K.S. (UFRN) ; PONTES, J.P.S.D. (UFRN) ; SILVA, M.H.C. (UFRN) ; MARTINEZ-HUITLE, C. A. (UFRN)

RESUMO: Os alunos do ensino médio estão adaptados as terem suas aulas lecionadas sempre na mesma rotina, onde o professor utiliza o quadro para explicar a matéria, fazendo exercícios e correções de atividades. Então, Desta forma, este trabalho teve como objetivo apresentar materiais e equipamentos para ilustração do funcionamento de um laboratório de química para alunos do ensino médio de uma escola da rede pública estadual em Parnamirim/RN, onde se observou que com uma pequena exposição do que seria um laboratório de química, os alunos mostraram mais interesse e entusiasmo na matéria, apresentando um maior rendimento de aprendizagem. Ainda foi possível concluir que os alunos passaram a ver a química de outra forma, tirando da sua cultura o medo e a falta de interesse da disciplina.

PALAVRAS CHAVES: laboratório de química, química e ensino médio

INTRODUÇÃO: Os alunos do ensino médio estão adaptados as terem suas aulas lecionadas sempre na mesma rotina, onde o professor utiliza o quadro para explicar a matéria, fazendo exercícios e correções de atividades.
Apesar de esta estratégia ser uma das formas mais comuns e utilizadas para a aprendizagem do aluno, isso infelizmente faz com que o próprio desenvolva um grande desinteresse pelas matérias, acarretando dificuldades no entendimento e até o abandono dos estudos, pois para que um estudante desenvolva um bom desempenho é preciso que a aula seja realizada de forma atrativa e estimulante, facilitando, desta forma, a compreensão do conteúdo (VERAS, et al, 2010).
Quando se trata de uma disciplina como a química, percebe-se um desinteresse bastante acentuado dos alunos, onde isto se deve a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria com a prática. Os docentes que lecionam essa disciplina asseguram que a dificuldade que é desenvolvida pelos estudantes é devido à falta de laboratórios químicos nas escolas de ensino médio que consistam na realização de aulas práticas. Este problema acaba levando o aluno para uma realidade cada vez mais distante da disciplina, fazendo com que eles saiam desse nível de ensino, leigos em termos de procedimentos experimentais e de equipamentos que poderiam facilitar o seu aprendizado durante a sua vida escolar no ensino médio.
Então, Desta forma, este trabalho teve como objetivo introduzir uma apresentação da idéia do que seria um laboratório de química aos alunos do ensino médio da disciplina.


MATERIAL E MÉTODOS: Em uma escola estadual do ensino médio localizada no município de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte, foi montada em uma sala de aula uma pequena estrutura de um mini-laboratório conquistado pela escola fornecido através do governo estadual, com a finalidade de mostrar basicamente de que consiste um laboratório de análise química, quais são suas vidrarias mais utilizadas e equipamentos básicos.
De acordo com o assunto lecionado para cada série, foram apresentadas e definidas aos alunos vidrarias como, por exemplo, Becker, erlenmeyer, balão de destilação, balão de fundo chato, balão de fundo redondo, pipetas, provetas, vidro de relógio, pêra, barra magnética, entre outros. Foi apresentado também uma balança analítica, uma tela de amianto e um aquecedor, fazendo assim, com que eles relacionassem a teoria já vista em sala de aula com a parte laboratorial.
Para alunos do primeiro ano (ensino médio), foram apresentadas vidrarias para o desenvolvimento de um processo de destilação. Para alunos do segundo ano (ensino médio), foram apresentadas vidrarias para o desenvolvimento do preparo de soluções. Para alunos do terceiro ano (ensino médio), foram apresentadas vidrarias para o desenvolvimento dos processos de reações orgânicas.
Logo depois foi passado um exercício envolvendo a teoria relacionada com a prática para avaliar a compreensão dos alunos quanto aos conceitos químicos trabalhados pelo professor em sala de aula e o reconhecimento das vidrarias e equipamentos apresentados no laboratório.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao se iniciar a apresentação para os alunos do ensino médio da pequena estrutura laboratorial montada na sala de aula da escola, percebeu-se o total interesse e entusiasmo de todos, em todas as séries, para aprender e entender a finalidade de cada vidraria mostrada. Também se percebeu certo receio no momento em que cada aluno teve a oportunidade de pegar em cada vidraria. Foi observado neste momento, que eles tinham medo de segurar e outros tinham a curiosidade de ver cada detalhe.
Quando foi passado o exercício envolvendo nome das vidrarias e equipamentos e a finalidade de cada um, foi observado que todos os alunos que participaram da apresentação conseguiram aprender a sua finalidade e nome. Quando o exercício envolvia a teoria com a prática, foi observado um maior entendimento do assunto já ministrado em sala de aula, principalmente dos alunos que estavam cursando o segundo ano, pois estes estavam aprendendo preparo de soluções e entenderam mais claramente como acontecia esse preparo e o motivo de se calcular a concentração desejada.
Como a escola ainda estava em processo de montagem do laboratório, foi percebido também que se a escola tivesse em seu mini-laboratório reagentes para realização de uma prática completa, o rendimento de aprendizagem teria sido mais proveitoso, visto que apenas uma pequena amostragem de vidarias já levou o entendimento mais profundo do assunto lecionado no quadro em sala de aula.

CONCLUSÕES: Com uma pequena apresentação do mini-laboratório de química vinculada com a teoria da disciplina, foi possível concluir que os alunos mostraram mais interesse e entusiasmo, mostrando que desta forma, o rendimento de aprendizagem aumentou, desenvolvendo e estimulando com mais facilidade a mente do aluno. Também foi possível concluir que os alunos passaram o enxergar a química de outra forma, tirando da sua cultura o medo e a falta de interesse da disciplina.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VERAS, E.Y.F.; SILVEIRA, F.A.; SOUSA, A.A.; PAIVA, P.E.C. A importância do laboratório de química no processo de ensino e aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 8, 2010. Resumo... Natal/RN. Disponível em: <www.abq.org.br/simpequi/2010/.../75-7560.htm>. Acesso em 10 de Março de 2011.
ARAUJO, N. R. S. Categoria para Seleção de experimentos de Química no Ensino Médio: Um Estudo Comparativo das Propriedades dos Professores e Licenciandos em formação. 2007. 179f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Educação Matemáticas) – Programa de Pós-Graduação em Ciências e Educação Matemáticas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007. Disponível em: <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/.../quimica/categ_selec_exper_diss.pdf>. Acesso em 10 de março de 2011.