TÍTULO: Contribuição das disciplinas pedagógicas para a formação conceitual dos licenciandos em ciências do IFPI campus Picos

AUTORES: PASSOS, M.H.S (IFPI) ; LIMA, C.A. (IFPI) ; COELHO, F.P.S.M (IFPI)

RESUMO: O presente artigo busca investigar o processo de formação conceitual dos alunos de
licenciaturas em ciências exatas e avaliar a contribuição das disciplinas pedagógicas
nesse processo. O instrumento foi elaborado a partir de um modelo teórico construído
com base na literatura recente sobre a temática da prática pedagógica e o processo de
ensino aprendizagem. Foi aplicado um questionário no Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia do Piauí campus Picos, envolvendo 30 alunos de 2 turmas de
licenciatura plena em física e química do v módulo .

PALAVRAS CHAVES: prática pedagógica, contribuição.

INTRODUÇÃO: Os recentes estudos evidenciam diversos problemas enfrentados pelos cursos de
Licenciaturas, entre estes se destaca o modelo fragmentado de formação adotado pelas
universidades brasileiras que se mostra inadequado ao atendimento das necessidades de
formação do educador. 1,2,3
Há atualmente um senso-comum que atribui às disciplinas ditas “pedagógicas” um papel
secundário nos cursos de formação de professores, como se elas fossem “menos
importantes” à formação de futuros docentes, esse problema se evidencia
principalmente nos cursos de ciências exatas. No entanto é imprescindível o bom
aproveitamento das disciplinas pedagógicas, visto que a tarefa do professor é educar,
dessa forma, disciplinas que tratam e abordam o processo de educar são vitais em
cursos de formação de professor.5,6
Diante dessas afirmações, constatamos que a formação de professores continua
sendo um desafio a ser enfrentado pelo poder público, no sentido de repensar a
formação docente, promovendo mudanças que reflitam na futura prática dos professores
e professoras.7,8
Os modelos de formação do professor e as práticas vigentes nos cursos de Licenciatura
estão necessitando de novos rumos a serem delineados a partir de conhecimentos
construídos por meio da pesquisa 9,10,11. Preocupados com o processo de formação
oferecido pelo Instituto Federal do Piauí, nos Cursos de Licenciaturas da Área de
Ciências Naturais: Química e Física. Empreendemos este trabalho com a intenção de
contribuir com informações que possam auxiliar na implantação de um modelo mais
integrador de formação e a encontrar resposta para a problemática instaurada a partir
da elaboração conceitual por parte deste segmento.


MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa em questão nos levou a investigar a contribuição das disciplinas
pedagógicas na elaboração do arcabouço conceitual de ensino e aprendizagem por parte
dos Licenciandos de Química e Física do IFPI campus Picos. Buscamos de esta forma
evidenciar como as disciplinas pedagógicas conduzem os processos de formação e
desenvolvimento de conceitos básicos para o exercício do magistério.
A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Piauí - (IFPI), localizada no Campus
de Picos. Os sujeitos da pesquisa foram 30 alunos dos Cursos de Licenciatura em
Química e Física, matriculados no V módulo na referida instituição.
Aplicamos á esta amostra um questionário composto de 5 questões objetivas com a
finalidade de coletar dados possíveis de responder ás questões de pesquisa e traçar o
perfil da clientela atendida pelo campus de Picos.
Para analisar a contribuição das disciplinas pedagógicas no processo de formação
conceitual reunimos as informações relacionadas à contribuição propriamente dita das
disciplinas cursadas para a questão em pauta.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Primeiramente traçamos o perfil do alunado a fim de possibilitar a compreensão dos
processos de ação pedagógica no interior do Instituto Federal do Piauí, campus Picos,
especificamente os alunos dos cursos de licenciatura plena em física e Química do V
módulo.
Muitas vezes a necessidade financeira e a urgência para encontrar um emprego,
aparecem como fatores determinantes para o ingresso do Licenciando na vida
profissional, mesmo antes de concluída a sua Licenciatura. A figura 1 ilustra essa
situação:

FIGURA 1: Situação Funcional dos Licenciandos em Química/Física do IFPI campus Picos.
Pode-se observar pela figura 1 que 50% da amostra de Licenciandos em Química/Física
do IFPI campus Picos, mesmo antes de concluir a licenciatura já trabalham no
magistério, enquanto os outros 50% estão divididos entre aqueles que ainda não
trabalham ou trabalham em outras funções.
No Brasil muitos ingressam no magistério sem o término da licenciatura e um grande
número de docentes que atuam na educação básica não tem a formação específica para o
magistério, a escassez de professores na área de ciências exatas contribui
significativamente para o ingresso no magistério sem o término da licenciatura.4
Conforme os depoimentos dos Licenciandos e as respostas obtidas através do
questionário destacaremos as disciplinas pedagógicas apontadas pela amostra como mais
importantes para a sua formação:
FIGURA 2: Disciplinas que mais contribuíram para a formação conceitual
Observa-se uma maioria significativa dos participantes da amostra consideram que as
disciplina que mais contribuíram para entender o processo de ensino e aprendizagem e
outros conceitos básicos da atuação docente são a Didática do Ensino de Ciências 40%
e a disciplina de Conhecimentos Pedagógicos 30% .






CONCLUSÕES: Dessa forma podemos concluir que os Licenciandos ao entrarem em contato, por meio da
mediação dos professores, com o estudo específico da sua área de atuação, das leis,
correntes pedagógicas, teorias que regulamentam e explicam o processo de ensino e
aprendizagem, estratégias reflexivas e de pesquisas das práticas de ensino, formam um
quadro de referência dos conceitos orientadores de sua ação. Conhecê-los, portanto,
representa uma grande oportunidade de ação no sentido de fazer com que eles avancem,
transformando-os.

AGRADECIMENTOS: A Deus pela dádiva da vida e ao IFPI pelo apoio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. ALVES, V. C. e FROTA, P. R. Conversando com quem ensina, mas pretende ensinar diferente. Florianópolis: UNOESTE, 2000.
2. ALVES, N. Formação de Professores: pensar e fazer. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1996.
3. BEZESINSKY, I. Formação de Professores: um desafio. Goiânia: UCG, 1996.
4. CHRISPINO, Alvaro. Ensino de Química e a escolha entre o passado e o futuro. Revista de Química Industrial. nº 727, ISSN: 0370694X, 2010.

5. FERREIRA, Lúcia Helena Bezerra & FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. Contribuição das disciplinas pedagógicas para a formação conceitual dos licenciandos em ciências da UFPI. GT 02 Formação de professores.2004.

6. FONTE, Claudia Soares Della. A Vitalidade da filosofia, da sociologia e da psicologia em cursos de formação de professor.

7. GÓMEZ, A. I. Pérez. O pensamento prático do professor, a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA A. Os professores e a sua Formação. Lisboa: Don Quixote, 1992.
8. MALDANER, O. A; SCHNETZLER, R. P.A formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
9. SANTOS, Luis Francisco Bastos Peres; LAROS, Jacob Arie. Avaliação da Prática Pedagógica do Professor de Ensino Superior. Estudos em Avaliação Educacional, v. 18, n. 36, jan./abr. 2007.

10. VYGOTSKY, L.S.. Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
11. VYGOTSKY, L.S.A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
12. VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.