TÍTULO: A Química no Cotidiano

AUTORES: PETERLE, B.R.M. (CELV)

RESUMO: Humanizar o ensino da Química, tratando-a como uma disciplina próxima do cidadão, fundamental para ações e decisões do cotidiano.
Conjugar aulas que apresentam situações rotineiras na vida dos alunos, inserindo o universo científico da Química para explicar os fenômenos presenciados cotidianamente, intercalando com aulas práticas em que os educandos executem experimentos sobre produção de alimentos, produtos de higiene pessoal e doméstica, cosméticos, entre outros.
Durante os experimentos os alunos perceberam a importância da assimilação dos conteúdos debatidos anteriormente e assim conseguiram obter resultados mais eficazes com os produtos confeccionados, compreendendo melhor suas aplicações específicas (transposição da teoria para a prática), podendo analisa-las sob novas perspectivas

PALAVRAS CHAVES: química, cotidiano, experimentos

INTRODUÇÃO: Como professora de nonos anos, percebo que os alunos, ao ingressarem no universo científico, precisam lidar com elementos mais palpáveis (situações mais reais) para melhor compreensão e valorização dos conteúdos químicos em que se iniciam. Dessa forma o projeto foi pensado para romper com aulas tradicionais, incorporando uma conjugação com aulas teóricas e práticas trazendo maior significado ao ensino/aprendizagem da disciplina, associando-a ao dia-a-dia dos estudantes.
O projeto "A Química do Cotidiano" incentiva o estabelecimento de conexões entre a Química e outras disciplinas, estimulando a cultura do pensamento e a aproximação entre especialidades e generalizações, dessa forma consegue demonstrar como ciência e tecnologia são partes integrantes da cultura humana em diversos âmbitos e setores, percebendo como a Química auxilia na interpretação do mundo contemporâneo.
Quando os estudantes percebem que suas práticas rotineiras são precedidas sempre por escolhar baseadas em "pré conceitos" e vivências, passam a compreender melhor que, de posse de conhecimentos específicos sobre diversos assuntos, passam a ter uma melhor tomada de descisões já que, compreendendo a influência da Química na sua rotina, passam a ser agentes responsáveis pelas decisões, levando-os assim a compreendem também as diversas esferas que essas podem implicar, utilizando-as a seu favor quando, se tornam responsáveis pelas consequências dessas escolhas.
Assim além da transposicão da teoria para a prática o projeto ajuda a construir cidadãos mais atuantes sobre concepções não-científicas e até em projeções para o mundo do trabalho.O curso apresentou problemas reais relacionados com situações vividas pelos alunos, ondeas abstrações passaram a ser mais aplicadas, podendo analisa-las sob nova ótica

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi pensado de forma a mostrar como a Química está presente no cotidiano dos alunos, para isso intercalaram-se aulas teóricas, com apresentações de situações rotineiras na vida dos mesmos, como: sua alimentação, os produtos de higiene pessoal e doméstica, os cosméticos que utilizam e suas implicações, inserindo o universo da Química para explicar os fenômenos presenciados cotidianamente; com práticas, em que os educandos tiveram a oportunidade de realizar suas investigações, produzindo: alimentos como geléias e bolos, sabonetes, perfumes, xampus, condicionadores, gel para cabelo, creme para contusão, velas, sachês, sais de banho, colas, entre outros. Assim enquanto executavam as experiências, perceberamm a importância da compreensão dos conteúdos debatidos anteriormente e informalmente(polaridade, miscibilidade, osmose, íons, cinética das reações, reações exotérmicas e endotérmicas, entre outros)para a obtenção de resultados mais eficazes assim como a aplicação desses produtos específicos, fazendo de uma maneira mais significativa a transposição da teoria para a prática.
Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar as etapas do procedimento científico, tais como formulação de hipóteses, disgnóstico sobre concepções não científicas, incorporação de atitudes do investigador, e o professor durante esse processo teve a oportunidade de inserir, sutilmente, questionamentos que fizeram com que os educandos pudessem extrapolar suas aprendizagens químicas à partir do que presenciavam.
Os alunos compreenderam que interações entre matéria e energia resultam na modificação da substância estudada, possibiltando percepções das mudanças no mundo, reconhecendo a necessidade de alterá-la, substituindo quando possível, por recursos naturais menos poluentes e agressivos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O ensino humanizado da Química, priorizando o fazer/saber científico sobre a recepção fria dos conteúdos, retira seu caráter de "ciência dura" , principalmente quando o público alvo são os alunos que acabaram de ingressar nesse universo, nonos anos do Ensino Fundamental, fazendo com que esses lhe atribuam outro significado, já que suas realidades passam a compor diretamente seu aprendizado.
O grupo envolvido pôde ter a oportunidade de praticar rotineiramente, a confecção dos produtos que faziam uso com mais frequência, e com o decorrer das aulas trouxeram os resultados observados, sendo que muitos deles, puderam ser deduzidos previamente.
Os alunos passaram a fazer registros de suas práticas e observações com mais frequência e de maneira espontânea, pois perceberam que durante as discussões e também durante as práticas, todas as hipóteses levantadas traziam a incorporação do conhecimento químico apropriado (espontaneamente) durante os debates.
Essa atitude demonstra que o principal objetivo do projeto "A Química do Cotidiano" foi alcançado, pois suas observações passaram a levar a em conta uma tomada de decisões pautadas em conhecimento adquirido de forma natural, já que as conexões entre a teoria e a prática passaram a serem feitas corriqueiramente.Com as aulas práticas, pôde ser fornecido um grande número de oportunidades para os aprendizes utilizarem os termos e conceitos químicos de forma apropriada, aumentando assim a confiança na sua aprendizagem química. O pensamento independente também pôde ser estimulado, pois quando os resultados apareciam,comentários pertinentes eram feitos. Assim, nessa perspectiva, as contextualizações dos temas apresentados em sala foram importantes, como fator motivacional, e para a construção do conhecimento de uma forma holística.

CONCLUSÕES: Logo no início de sua aprendizagem Química os alunos tiveram a oportunidade de realizar suas próprias investigações e produções, sendo que a professora nesse momento guiáva-os aplicando questionamentos ocasionais de maneira informal.
Os estudantes desenvolveram uma maior percepção dos fenômenos rotineiros, podendo fazer, de maneira mais natural, deduções à partir de observações de seus experimentos e vivências, auxiliando na incorporação de uma atitude científica e até em projeções para o mundo do trabalho e o ingresso na Academia.


AGRADECIMENTOS: Agradeço ao Centro Educacional Leonardo da Vinci pela oportunidade de por em prática o projeto elaborado. À família, que sempre me apoiou em todos os momentos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PETERLE, B.R.M., A Química do Cotidiano, 2010.
MAGALHÃES,M.,Tudo o que você faz diariamente tem a ver com...Química, Niterói,RJ; Ed. Muiraquitã,2004.
EMSLEY,J., Moléculas em exposição,São Paulo ,SP, Ed. Edgard Blücher LTDA,2001.