TÍTULO: NANOTECNOLOGIA E QUÍMICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO

AUTORES: LEMOS,F.C (UAST-UFRPE) ; BARRROS,J.D.S (UAST-UFRPE) ; SILVA,T.N. (UAST-UFRPE) ; CÃMARA,M.S.C. (UAST-UFRPE)

RESUMO: A partir de um trabalho de quase quatro meses realizado na escola estadual Cornélio
Soares,Serra Talhada – PE foram executadas diferentes formas de trabalho, envolvendo o tema Nanotecnologia e Nanociência e a química, em três turmas do primeiro ano do ensino médio do turno
vespertino, com o objetivo de fazer com que os alunos pudessem ter uma aprendizagem
efetiva e significativa na disciplina de química, e que aprendessem um pouco sobre
esse novo conceito, e assim se tornassem futuros cidadãos críticos capazes de deter o
conhecimento científico e possam fazer uso e discuti-lo na sociedade.

PALAVRAS CHAVES: nanotecnologia,química,conhecimento científico

INTRODUÇÃO: A inserção de temas atuais como a nanotecnologia nos currículos das escolas se
adequará às condições sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (2002)1, onde o desenvolvimento cognitivo do aluno deve estar embasado em assuntos correlacionados com o seu cotidiano, o qual deve ser desenvolvido passo a passo, utilizando conceitos concretos e vivenciais e não definições abstratas. Grande parte dos alunos tem curiosidades a respeito de assuntos abordados pela mídia, e estes nem sempre são trabalhados de forma significativa em sala de aula.
Contudo faz-se necessário sabermos um pouco sobre Nanotecnologia e Nanociência e suas potencialidades. Neste contexto TOMA (2004) 2 define a nanotecnologia como a manipulação de estruturas atômicas moleculares, em escala industrial, que estão presentes em uma escala que corresponde a um bilionésimo de metro (10-9m), denominada “nano”. Paralelamente, a ciência que envolve o conhecimento das propriedades e potencialidades nessa escala é denominada “nanociência”. Trabalhar um tema como este de maneira inovadora, e fazendo ligação com a química é um grande desafio, todavia já existam pesquisas que comprovem e mostrem aplicações da química na nanotecnologia que hoje são de extrema importância e podem contribuir para que tenhamos no futuro uma melhor qualidade de vida.
Nesse contexto, desempenhamos aqui um papel fundamental da escola que é trazer para a sala de aula, discussões que promovam, na interação professor-aluno,
compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, através de diferentes metodologias e fornecendo assim ao mesmo, condições para participar de debates; para avaliar sobre possíveis riscos da nanotecnologia e uso.


MATERIAL E MÉTODOS: O primeiro passo para esse trabalho foi um período de revisão bibliográfica sobre
artigos publicados relacionando esse tema e também vídeos sobre o mesmo, e a
elaboração do questionário preliminar que foi aplicado nas turmas E, F e G do
primeiro ano do ensino médio da citada escola, do turno vespertino, com o objetivo de analisar o conhecimento prévio dos alunos sobre o que é, e qual a aplicabilidade da nanotecnologia e nanotecnologia. A partir destes resultados dos pré-questionários foram elaboradas atividades juntamente com o professor,como vídeos,interpretão de texto,pesquisas e debates sobre o tema com os alunos, para que fosse possível despertar nos alunos o interesse por essa nova ciência e mostrar como a mesma se faz presente na química vista em sala de aula e no dia-a-dia.
Buscamos mostrar a nanotecnologia de forma simples com a apresentação de
vídeos produzidos no LIEC, que é o laboratório especializado em nanotecnologia no
Brasil, além de atividades interdisciplinares e pesquisas em grupo, em que as mesmas
foram feitas pelos alunos e debatidas com o intuito de mostrar o que é, como surgiu e outras áreas de aplicação da nanotecnologia.
Por fim uma peça de teatral intitulada “Rita descobrindo o que é nanotecnologia” foi encenada, e esta foi uma adaptação de um artigo presente na revista Química Nova na Escola intitulado:"Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? Uma Abordagem para o Ensino Médio "². Após todas as atividades um questionário final foi aplicado para tirarmos os resultados e as conclusões necessárias para este trabalho.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir das atividades realizadas foi possível despertar nos alunos o interesse e a
curiosidade de saber cada vez mais sobre essa nova ciência que cada dia está mais
presente em nosso cotidiano, propondo atividades que de certa forma funcionaram como
uma ponte entre os alunos e a nanotecnologia, pois como observado no questionário
inicial os mesmos pouco sabiam a respeito dessa ciência que está em constante ascensão
(fig. 1). Ao fim das atividades realizadas,a partir de um questionário com as mesmas questões do primeiro, foi aplicado em sala de aula,e assim chegamos a conclusão que cerca de 80% dos alunos que participaram das atividades promovidas pelo PIBID na Escola Cornélio Soares conseguiram compreender como a nanotecnologia se associa com a química, identificando sobre tudo
como esta se apresenta no seu dia-a-dia (figura 2) .





CONCLUSÕES: Através de uma abordagem simples apresentamos aos alunos algumas potencialidades da
nanotecnologia e trabalhamos para despertar nestes uma curiosidade a cerca desse tema
em ascensão atualmente. Assim foi possível fazer com que se tornasse mais fácil a
compreensão da aplicabilidade dessa ciência, e como a mesma promete provocar melhorias
futuras na qualidade de vida das pessoas, e como a química têm um papel fundamental
nessas mudanças que estão por vir. Assim ficamos na perspectiva de formar cidadãos
cientes do papel da nanotecnologia e o que ela representará para a vida das pessoas no


AGRADECIMENTOS: Agradecemos a professora Drª Maria Suely da Costa Câmara que nos auxiliou no

desenvolvimento do projeto, e a CAPES-UFRPE ,instituição financiadora

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. PCNs, Orientações Curriculares para o Ensino Médio. MEC. Disponível em http://www.mec.gov.br/seb,2011.
2. TOMA, E. H. O Mundo Nanométrico: a dimensão do novo século, Oficina de Textos, São Paulo,2004.
3. Artigo: Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia?
Uma Abordagem para o Ensino Médio. Disponível em:qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/04-QS-7808.pdf,2009.