TÍTULO: APLICAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMAS DA EJA.

AUTORES: NETA, C.R.S. (IF SERTÃO - ) ; SÁ, L.Q. (IF SERTÃO - ) ; BISPO, M.S. (IF SERTÃO - ) ; FERREIRA, G.S. (IF SERTÃO - ) ; SILVA, S.S. (IF SERTÃO - ) ; MASCARENHAS, M. (IF SERTÃO - )

RESUMO: Esse trabalho relata a importância, de atividades experimentais no ensino de Química,
para alunos da EJA, como forma de motivar os alunos a aprender e formar cidadãos mais
conscientes. Neste enfoque, procurou-se alternativas que tornem o ensino químico mais
lúdico, utilizando recursos simples e de baixo custo, através de atividades
experimentais realizadas no Centro Educacional de Jovens e Adultos João Barracão. Por
meio de um diagnóstico feito com o corpo docente e discente da comunidade escolar,
pôde-se ter idéia dos anseios e carências de aulas atrativas e a partir daí foram
planejadas as atividades, procurando atender as expectativas das turmas.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, educação de jovens e adultos, experimentos

INTRODUÇÃO: O ensino de Ciência ao longo dos anos tem sido equivocado no que diz respeito a forma
de pensar a prática de sala de aula, ocasionando uma memorização mecânica por parte
dos alunos não ocorrendo uma aprendizagem consistente. Sendo a Química uma Ciência
experimental faz-se necessário a utilização de aulas experimentais para correlacionar
teoria e prática, proporcionando a investigação de situações ou fenômenos partindo do
centro de interesse dos estudantes, além de posicioná-los como protagonistas de sua
própria aprendizagem. É preciso conduzir os discentes à contextualização,
relacionando o conteúdo ao cotidiano e desmistificando a visão equivocada das
ciências. Este trabalho visa apresentar os resultados obtidos através do projeto
QUIMICA EURECA, visto que o maior desafio na Educação de Jovens e adultos está em
despertar nos alunos o gosto pelo ato de aprender, mostrando a magnitude e a
importância dos Fenômenos Químicos em nosso cotidiano, como também, desenvolvendo os
conteúdos vistos em sala de aula de maneira prática, atrativa, lúdica e criativa.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram elaborados no prazo de dois meses experimentos referentes aos assuntos
anteriormente abordados pelos professores regentes da escola atendida pelo projeto.
Este trabalho contou com a contribuição dos professores de química e coordenadores do
projeto. As turmas de 1º e 2º do Ensino Médio da EJA, foram divididas em grupos que
participaram da realização dos experimentos referentes ás propriedades coligativas,
funções inorgânicas, eletroquímica, fenômenos físicos e químicos e comportamento
físico dos gases.
As atividades foram realizadas da seguinte forma:
No primeiro momento as turmas foram divididas em grupos com cinco pessoas. Cada grupo
ficou responsáveis por ministra um experimento previamente selecionado para a turma.
No segundo momento apresenta-se o experimento promovendo um debate em sala de aula,
em um terceiro momento faz-se uma aula a fim de esclarecer os conceitos mostrados nos
experimentos.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: As experiências por si só não melhoram o aprendizado, porém, a utilização de práticas
experimentais mostrou-se um método eficiente na solidificação dos conceitos expostos em
sala de aula, bem como, sua relação com o cotidiano dos alunos. Foi notória a
satisfação dos alunos na execução dos experimentos e a importância de estimular a
autonomia dos mesmos, pois impulsionou a busca de respostas para as diversas indagações
formuladas, proporcionando maior interação, entusiasmo e conhecimento.

CONCLUSÕES: As observações efetuadas nesse trabalho mostram que as práticas experimentais podem, de
forma simples, superar as barreiras estabelecidas pelo ensino tradicional, garantindo
maior rendimento no processo Ensino-Aprendizagem da Química no Ensino Médio da Educação
de Jovens e Adultos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, volume 3; Brasília, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. 20 ed. São Paulo. Loyola, 2005.