TÍTULO: OS ALIMENTOS NA ESCOLA – CONHECIMENTO PARA ESCOLHA CONSCIENTE

AUTORES: MORAIS, B. D. M. (NASSAU) ; MORAIS, BRUNA D. M. (UFRPE)

RESUMO: Os alimentos são extremamente necessários para o desenvolvimento humano, vitais para a manutenção da nossa saúde, o que nos torna consumidores. Baseados nestas necessidades podem ser abordados temas referentes à área de alimentos durante as aulas de química, além de sugerir interfaces interdisciplinares com áreas afins, como a biologia, a física, entre outros. Visando a interação da Educação Química com a Educação Nutricional, para o desenvolvimento de cidadãos críticos e qualificados quanto à escolha de alimentos através dos conhecimentos adquiridos. Após verificação da literatura, constatamos que há uma boa quantidade de materiais com excelente qualidade que pode incrementar o material de ensino dos professores.

PALAVRAS CHAVES: alimentos; educação alimentar

INTRODUÇÃO: Que os alimentos são extremamente necessários para o desenvolvimento humano, vitais para a manutenção da nossa saúde e que por conseqüência deste fato todos nós somos consumidores, indiscutivelmente todos sabemos. Mas que estes fatos podem ser utilizados para a o desenvolvimento do conteúdo químico durante a educação escolar / ensino superior, nem todos conhecem. Segundo Pitombo e Lisbôa (2001) os alimentos fazem parte do grupo que constituem as exigências mínimas para a sobrevivência biológica, individual e grupal.
Chassot et al (2005), comenta que “Hoje, há uma convicção de que a ciência que ensinamos deve servir para que nossas alunas e alunos se transforme em mulheres e homens capazes de exercerem uma cidadania cada vez mais crítica”.
Baseados nestas necessidades podem ser abordados temas referentes à área de alimentos durante as aulas de química, além de sugerir interfaces interdisciplinares com áreas afins, como a biologia, a física, entre outros3. Visando a interação da Educação Química com a Educação Nutricional, para o desenvolvimento de cidadãos críticos e qualificados quanto à escolha de alimentos através dos conhecimentos adquiridos.
Tais conhecimentos são extremamente necessários para evitar que os consumidores sejam lesados quanto a informações errôneas contidas na rotulagem nutricional. Ajudar a compra consciente de produtos denominados light, diet e zero, que por sua vez são importante aliados na alimentação de pessoas com excesso de peso e/ou doentes de hipertensão e diabetes, mas não significando dizer que podem ser consumidos indiscriminadamente por este público4.


MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa na literatura, em fontes conceituadas, sobre os alimentos, considerando a importância, a forma de abordagem, informações relevantes aos consumidores.
Em seguida, procuramos encontrar a correlação dos trabalhos na área de alimentos e o desenvolvimento do conteúdo químico para o ensino.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após verificação de textos referente à área de alimentos e sua relação com o ensino de química, verificamos que há uma boa quantidade de materiais com excelente qualidade na literatura que deve ser consultado por parte dos professores para incrementar o material de ensino dos mesmos.
Nestes textos os autores em sua maioria citam o ensino como foco. O ensino que por sua vez visa contribuir para o desenvolvimento humano, relacionando os aspectos científicos com o cotidiano. Utilizando esta abordagem com elemento motivacional nas aulas de química.

Neves et al (2009), vai mais além e comenta que temas contextualizadores que inclui os alimentos além de permitir a formação de cidadãos qualificados, mais críticos e bem preparados para a vida, trabalho, é motivador e se constitui como um material rico conceitualmente colaborando para o desenvolvimento de conceitos químicos, físicos, biológicos, entre outros. Neste material o autor e seus colaboradores abordam a Interpretação da Rotulagem de Alimentos.

Um assunto cotidiano e motivador, principalmente para ser discutido com o publico mais jovem é a “Química do Refrigerante” abordado por Lima e Afonso (2009).

Silva e Furtado (2005) por sua vez, usam em seu texto esclarecimentos a cerca dos temas diet e light, em virtude do crescente consumo de produtos deste tipo pela sociedade como um todo. Este tema pode ser abordado em sala de aula visando ressaltar a composição química destes produtos, as nomenclaturas orgânicas envolvidas, além de comentários sobre o publico alvo a que o produto é destinado, em paralelo o consumo consciente e os valores nutricionais.


CONCLUSÕES: A utilização do tema de Alimentos nas aulas de química, já tem sido sugerido por diversos autores, os quais facilitam a aplicação dos diversos temas durante o ensino. Ressaltando que, a abordagem deste tema no ensino de química além de servir como um elemento motivador tem sua principal relevância no desenvolvimento de cidadãos críticos e qualificados quanto à escolha de alimentos através dos conhecimentos adquiridos, evitando que os consumidores sejam lesados quanto a informações errôneas contidas na rotulagem nutricional, consumo indiscriminado de produtos como light e diet, entre outros.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. PITOMBO, L. R. M.; LISBÔA, J. C. F. Sobrevivência Humana – Um caminho para o Desenvolvimento do Conteúdo Químico no Ensino Médio. Química Nova na Escola, N° 14, Novembro 2001.
2. CHASSOT, A.; VENQUIARUTO, L. D.; DALLAGO, R. M. De olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Calórica. Química Nova na Escola, N° 21, Maio 2005.
3. NEVES, A. P.;GUIMARÃES P. I. C.; MERÇON, F. Interpretação de Rótulos de Alimentos no Ensino de Química. Química Nova na Escola, Vol. 31, N° 1, Fevereiro 2009.
4. SILVA, R. M. G.; FURTADO, S. T. F. Diet ou Light: Qual a Diferença?. Química Nova na Escola, N° 21, Maio 2005.
5. LIMA, A. C. S.; AFONSO, J. C.;. A Química do Refrigerante. Química Nova na Escola, Vol. 31, N° 3, Agosto 2009.