TÍTULO: Estudo de Casos como metodologia de ensino e aprendizagem para o conceito Quantidade de matéria na disciplina de Química Geral da UFV

AUTORES: VINÍCIUS SOUZA (UFV) ; APARECIDA SILVA (UFV) ; NATÁLIA LIBERTO (UFV)

RESUMO: Algumas pesquisas recentes indicam que a utilização do Estudo de Casos no ensino de Química permite aos estudantes vivenciarem a aprendizagem científica por meio de atividades dinâmicas e interativas. Eles podem desenvolver habilidades argumentativas com o trabalho em grupo, tendo a oportunidade de articular o pensamento crítico e a comunicação oral, além de construírem significados na Ciência através da articulação de conceitos químicos relacionados aos conteúdos investigados durante o estudo dos casos. Neste trabalho, buscou-se investigar a eficácia da estratégia envolvendo o Estudo de Casos no ensino de Química e no processo de ensino e aprendizagem do conceito “Quantidade de matéria” tema abordado em muitas pesquisas educacionais como um conteúdo de difícil compreensão.

PALAVRAS CHAVES: estudo de casos, ensino de química, quantidade de matéria

INTRODUÇÃO: O trabalho com Estudo de Casos tem sido utilizado na Educação Científica como uma metodologia que permite aos estudantes se depararem com vários desafios, capacitando-os a assumirem um posicionamento crítico e reflexivo frente as tomadas de decisões inerentes à sociedade moderna.
Algumas pesquisas recentes indicam que a utilização do Estudo de Casos no ensino de Química permite aos estudantes vivenciarem a aprendizagem científica por meio de atividades dinâmicas e interativas. Eles podem desenvolver habilidades argumentativas com o trabalho em grupo, tendo a oportunidade de articular o pensamento crítico e a comunicação oral, além de construírem significados na Ciência através da articulação de conceitos químicos relacionados aos conteúdos investigados durante o estudo dos casos.
Neste trabalho serão analisadas as contribuições da metodologia aplicada aos estudantes do curso de Química Geral da Universidade Federal de Viçosa, considerando-se a construção conceitual e o desenvolvimento de habilidades argumentativas ao longo das atividades. Assim, buscou-se investigar a eficácia da estratégia envolvendo o Estudo de Casos no processo de ensino e aprendizagem do conceito “Quantidade de matéria” e sua grandeza, o mol, tema abordado em muitas pesquisas educacionais como um conteúdo de difícil compreensão para estudantes e professores nos diferentes níveis de ensino.



MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa emerge do projeto “Novas Perspectivas para o Ensino-aprendizagem de Química: o Estudo de Casos”, desenvolvido com 136 estudantes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa, que cursaram a disciplina Química Geral no segundo semestre letivo de 2010.
Esses estudantes foram organizados em pequenos grupos, para os quais foram elaboradas situações problema de acordo com as áreas de formação dos seus integrantes. Dentre os casos elaborados, o “Ensino do Mol”, que será apresentado e discutido nesse trabalho, foi apresentado por um dos grupos que cursavam licenciatura em Física e Química. O desafio proposto ao grupo era o de auxiliar uma professora do Ensino Médio, cujos alunos apresentavam dificuldades no entendimento do tema em estudo.
Em relação à coleta dos dados, todas as aulas foram gravadas em áudio e vídeo, sendo posteriormente transcritas e analisadas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A solução proposta pelo grupo de licenciandos baseou-se em uma aula interativa partindo de exemplos práticos e contextuais, com a utilização de analogias e modelos que favorecessem aos estudantes a transição do nível abstrato para o concreto, compreendendo de forma elucidativa o significado dessa grandeza no contexto da Química. Dentre as analogias apresentadas, eles estimaram, por exemplo, que o número de moléculas de água existentes em 1 litro de água seria 60,5 bilhões vezes maior que toda riqueza do mundo, permitindo uma maior clareza no significado e magnitude dessa grandeza. Através da transcrição e análise das falas, percebeu-se a legitimação da proposta por parte dos licenciandos em relação à relevância dessa estratégia para o ensino e aprendizagem do referido conceito, como sugere a fala de um dos estudantes do grupo: “Eu descobri o que é mol verdadeiramente fazendo esse trabalho aqui.”

CONCLUSÕES: A estratégia de trabalho baseada em Estudo de Casos revelou-se bastante eficaz, conferindo autonomia aos licenciandos em formação e favorecendo o desenvolvimento de importantes habilidades, tais como: tomada de decisão, prática da argumentação, autonomia na busca pela construção do conhecimento, trabalho em equipe, dentre outras. Além disso, favoreceu a realização de uma expressiva pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, permitindo desenvolverem estratégias que busque elucidar algumas das principais dificuldades relativas ao ensino e aprendizagem do conceito “Quantidade de matéria”.

AGRADECIMENTOS: FUNARBEN, UFV, estudantes e professores da Química Geral.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SÁ, L. P. e QUEIROZ, S. L. Estudos de Casos no Ensino de Química. São Paulo: Ed. Átomo, 2009.

FURIÓ, C., AZCONA, R. y GUISASOLA, J. Dificultades Conceptuales y Epistemológicas del Professorado en la Enseñanza de los Conceptos de Cantidad de Substancia y de Mol. Enseñanza de las Ciencias, v.17, n.3, p.359-376, 1999.

HERREID, C. F. What Makes a Good Case? Journal of College Science Teaching. v. 27, n. 3, p. 163-169, 1998.