TÍTULO: A importância da história da Química para a aprendizagem significativa

AUTORES: FREITAS,E.N. (IFRN) ; NASCIMENTO,R.V. (IFRN)

RESUMO: O presente trabalho propõe-se a fazer uma análise da metodologia utilizada por professores de química das cidades de Pau dos Ferros e São Miguel-RN, buscando identificar como se dá a abordagem e se faz relação ou não com a história da química na referida disciplina, para uma visão mais apurada desde o pensamento científico ao desenvolvimento histórico para uma aprendizagem significativamente melhorada.

PALAVRAS CHAVES: história da química; ensino de química; aprendizagem

INTRODUÇÃO: É sabido que a química é carregada de ambiguidades e confronto de ideias. Dentre os problemas encontrados pelo ensino de química, está a não fundamentação dos legados dessa ciência no contexto da sala de aula. Motivo, o ensino médio se direciona para a transmissão massiva de conteúdos, voltado de modo peculiar para aprovações em vestibulares, o que leva o ensino da disciplina a um estado de crise meio a tantas incertezas de seu surgimento não tratado. De acordo, com o documento oficial PCN+ Ensino Médio (BRASIL, 2002) “são visivelmente divergentes o ensino de Química praticado e aquele que a comunidade de pesquisadores em educação Química do país vem propondo”. Chassot (2003) tem na história da ciência uma referência muito especial para a facilitação das discussões acerca da alfabetização científica. Necessário se faz inserir a ciência partindo do pensamento científico à primeira compreensão sólida da química, para uma abordagem que vai além do estudo de datas e nomes, para fazer compreender o conhecimento científico como resultado de uma construção humana inserido em um processo histórico e social no sistema de aprendizagem dos estudantes para que estes conheçam melhor a natureza da ciência e aprendam de forma significativa conceitos químicos, que muitas vezes os estudantes ouvem, memorizam e afortunadamente deletam.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica e de campo com o objetivo de analisar como acontece o processo de ensino da química quando abordado a história da ciência pelos professores de último ano do ensino fundamental, de ensino médio e Cursos pré – vestibulares e concursos, da rede pública e particular das cidades de Pau dos Ferros e São Miguel- RN. A coleta de dados se deu através de questionários abertos semiestruturados respondidos por doze (12) professores, com perguntas de caráter específico sobre o ensino da disciplina para que pudéssemos analisar as metodologias utilizadas por estes e, certificar se estabelecem relação (ou não) com a história da ciência.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com os dados obtidos pelo questionário respondido pelos professores pesquisados, 100% destes julgam importante a inserção e contextualização da história da química no ensino por esta ser capaz de responder a curiosidades e permitir compreender seu avanço e conceitos, mas apenas 58,33% dos pesquisados afirmam ter trabalhado ou trabalhar com o uso dessa proposta introduzindo-a a cada novo conteúdo, no entanto, declaram ser de maneira ainda muito vaga e assim como os 41,67% restantes, que não trabalham com essa metodologia, outorgam a carga horária discriminada como motivo maior para o não desenvolvimento adequado dessa abordagem; também ao aliado do professor, o livro didático, por não sanarem a reflexão sobre esses princípios, por direcionarem seus conteúdos a programas de concursos e vestibulares e ainda, por terem de seguir um cronograma de execução. Os mesmos sugerem que esse tema seja abordo com maior ênfase no 9º Ano, que também esteja incluído nos programas de livros de ensino médio e que se aumente a carga horária da referida disciplina para promover um estudo mais amplo e efetivo.

CONCLUSÕES: Sendo assim, após a realização da pesquisa podemos perceber que a história da química está profundamente ligada ao desenvolvimento do homem que se compõe como parte integrante da ciência como um todo, o que a constitui referência para obtenção de uma cultura científica que se faz cada vez mais necessária e influente no processo de ensino-aprendizagem na formação de identidade do aluno como um ser crítico e pensante.

AGRADECIMENTOS: Ao IFRN, por proporcionar este espaço.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHASSOT, Attico, (1939)-. A ciência através dos tempos. 2 ed. Reform. ¬¬¬– São Paulo: Moderna, 2004.
__________, Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n.22. Jan/Fev/Mar/Abr 2003. Portal eletrônico: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf, acesso em Maio de 2011.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Portal eletrônico: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf, acesso em Maio de 2011