TÍTULO: ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA RADIOATIVIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE 1980 A 2010

AUTORES: CASTRO, D.L. (IFRJ) ; FERREIRA, R.V.F. (IFRJ)

RESUMO: Neste trabalho verificamos a abordagem do assunto Radioatividade nos livros didáticos de Química do Ensino Médio no período de 1980 a 2010. Analisando a evolução, a abordagem e a contextualização (produção industrial, medicina, etc.). As análises foram baseadas nas recomendações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Livro do Ensino Médio (PNLEM), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Os livros abordam os raios alfa, beta e gama e mostram aplicabilidades na indústria. Não demonstram preocupação com o meio ambiente e deixam de abordar questões sociais, políticas e éticas, não avaliam ou propiciam uma avaliação da relação dos riscos e benefícios da energia nuclear, fazem pouca ou nenhuma referência ao cotidiano, não sugerem pesquisa ou a busca de textos complementares

PALAVRAS CHAVES: radioatividade, livro didático, ensino médio

INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como objetivo analisar o assunto Radioatividade em livros didáticos de Química do Ensino Médio, no período de 1980 a 2010, verificando como este assunto está sendo abordado. O assunto Radioatividade tem despertado o interesse dos alunos e da população mundial, em função de desastres ocorridos ao longo dos últimos anos. Também despertam interesse em função dos seus usos em várias áreas da Ciência como: aplicações na Arqueologia, como a datação usando carbono – 14; na Medicina, com os radiotraçadores, os quais determinam as condições de órgãos; na Indústria, com o ferro – 59 (medida de desgaste de molas e êmbolos de motores), o fósforo – 32 (medida de desgaste de frisos e pneus), sódio – 24 e iodo – 131 (localização de pequenos vazamentos em tubulações de água e medida da espessura de lâminas metálicas); entre outros. E em alguns livros o assunto não é abordado de acordo com a importância dele e por isso o interesse em realizar esta pesquisa.



MATERIAL E MÉTODOS: Foram analisados livros de Química do Ensino Médio, no período compreendido entre 1980 a 2010, com a finalidade de verificar a evolução, a abordagem e a contextualização E também foi verificado a atualização de algumas edições. Depois desta etapa, os resultados obtidos foram devidamente analisados, tendo como referenciais teóricos (PNLD, PNLEM, PCN, Leis, LDB).Foram analisados os livros:
FELTRE, Ricardo & Setsuo Yoshinaga – Química – 2º grau – vol.2 – 2 ed. – São Paulo: Editora Moderna, 1982;
FELTRE, Ricardo – Química / Ricardo Feltre – 4. ed. – v.2. – Físico Química – São Paulo: Moderna, 1995;
FELTRE, Ricardo – Química / Ricardo Feltre – 6. ed. – v.2. – Físico Química - São Paulo: Moderna, 2004;
LEMBO, Antônio & Antônio Sardella – Química – 2º grau – v.2. – São Paulo: Editora Ática, 1980;
LEMBO, Antônio & Antônio Sardella – Química – 2º grau – v.2. – São Paulo: Editora Ática, 1982;
MORTIMER, Eduardo Fleury & Andrea Horta Machado – Química – volume único – 2º grau – São Paulo: Editora Scipione, 2009;
PERUZZO, Francisco Miragaia – Química: na abordagem do cotidiano / Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite do Canto. – 3. ed. – São Paulo: Moderna, 2003;
REIS, Martha – De olho no vestibular: Físico – Química, 2º grau - São Paulo: FTD, 1996;
REIS, Martha – Completamente Química: Físico Química – 3ª série, 2º grau – São Paulo: FTD, 2001;
SARDELLA, Antônio – Curso Completo de Química – volume único – 3. ed. – São Paulo: Editora Ática, 1999;
SARDELLA, Antônio & Edgard Mateus – Curso de Química – Físico Química – v.2. – São Paulo: Editora Ática, 1984;
USBERCO, João & Edgard Salvador – Química – volume único – São Paulo: Editora Saraiva, 2002;
USBERCO, João & Edgard Salvador – Química Essencial – São Paulo: Editora Saraiva, 2001.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os livros didáticos da década de 1980, se caracterizam por tentar reformular o conteúdo, uma vez que a carga horária da disciplina Química foi reduzida segundo a profissionalização obrigatória de Lei 5.692/71. O assunto Radioatividade é abordado de uma maneira muito sucinta, começando pelo estudo de Becquerel e posteriormente de radioatividade. Abordando os efeitos das emissões radioativas, relembrando alguns conceitos atômicos, como isótopos, isóbaros e isótonos, seguindo com a natureza das radiações e suas leis, abordando o que são as emissões alfa, beta e gama, finalizando com uma definição de Radioatividade. Quanto a relacionar o assunto Radioatividade à sociedade, os livros desta época relacionam muito pouco, citando além da indústria nuclear os acidentes radioativos, as bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. Não houve destaque para aspectos positivos da energia nuclear. A partir da década de 90, os livros mostram algumas atualizações no ensino da Química, mas continua ocorrendo a visão tecnicista da década anterior, citando mais utilidades, abordando um pouco mais o conteúdo, relacionando com mais exemplos o assunto a sociedade, tentando desmitificar a Química como algo perigoso, colocando alguns textos científicos, a fim de que o aluno tenha uma outra visão sobre o tema. Quanto a aplicabilidade do assunto, são exemplos: raios – X, processo de datação com o Carbono – 14, etc., seguindo o que orienta os PCN’s. Quanto aos textos científicos, os livros, em geral, apresentam sugestões de leitura, ou também colocam algum texto científico que aborde o assunto (Mortimer, 1988). Na última década houve atualização do assunto, os livros mostram-se mais contextualizados e preocupados com as questões ambientais relacionadas a radioatividade.

CONCLUSÕES: Verifica-se que o assunto Radioatividade, é abordado em alguns livros corretamente e em outros nem tanto. As simplificações no assunto, levam a uma visão distorcida. O livro didático é um dos poucos materiais que o estudante tem acesso. É nele que os estudantes se apóiam em seus estudos. “Dificilmente procuram outro tipo de material. Assim, o livro utilizado deve ser o mais abrangente possível (...). Devem sugerir alternativas de outros materiais, deve ser claro e deve, principalmente, primar por uma educação integral que realmente veja na formação do cidadão um grande objetivo.(Sá,2006).

AGRADECIMENTOS: Ao IFRJ pela possibilidade de desenvolvimento da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MORTIMER, Eduardo Fleury. A evolução dos livros didáticos de Química destinados ao ensino secundário. Ijuí, Unijuí, 1988.
SÁ, Marilde Beatriz Zorzi – O Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade nos Textos Sobre Radioatividade e Energia Nuclear nos Livros Didáticos de Química. Maringá, PR, 2006.