TÍTULO: Utilização de palavras-cruzadas na construção do conhecimento químico

AUTORES: MONTEIRO, J. M. A. (IFPB) ; LIMA, M. B. (UFPB)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar exemplos reais da aplicação de palavras-cruzadas como ferramenta didática e das suas vantagens no ensino de química, na perspectiva de uma melhor aprendizagem, interação professor-aluno e aluno-aluno, além de favorecer habilidades cognitivas como percepção, atenção e fixação. Foram eleitos temas fundamentais como: matéria e energia, substâncias e misturas, processos de separação, aplicadas a turmas do ensino básico, após a aula teórica expositiva. Os alunos foram instigados a pesquisar em apostilas, livros didáticos, anotações pessoais e questionar ao professor, havendo boa organização e interação. Os resultados obtidos constataram que a aplicação de palavras-cruzadas é um instrumento promotor da aprendizagem, contra a abstração e o desinteresse.

PALAVRAS CHAVES: palavras-cruzadas, lúdico, ensino de química

INTRODUÇÃO: Em química, assim como em outras disciplinas no ensino básico, tais como física e biologia, existe uma longa série de terminologias semelhantes, oriundas quase sempre de conceitos de caráter abstrato para a perspectiva dos alunos. Gerando um baixo índice de compreensão de conceitos introdutórios e fundamentos. Se limitar as aulas teórico-expositivas, instigar pesquisas sem critérios pré-estabelecidos ou simplesmente aguardar a iniciativa dos alunos para que estes busquem esclarecer suas dúvidas, ou seja, compelindo-os a absorver informação, torna-se incipiente e pouco aprendizado significativo poderá ser adquirido.
A utilização de palavras-cruzadas é uma ferramenta lúdica simples, jogo de palavras, que permite ao aluno construir o conhecimento, procurando criar oportunidades onde curiosidade e desafio são favorecidos. É um apoio didático que concebe situações vivas e variadas. O segredo está na montagem dos diagramas, projetados como "ambiente discreto de escrita", não há como preenchê-los fora do contexto estabelecido. Tal perspectiva está vinculada nos cruzamentos e na quantidade de espaços reservados para cada palavra. Estes jogos se relacionam com a linguística onde a análise da língua é feita de modo singular, o que caracteriza seu uso didático e interdisciplinar (SILVA et al., 2008).
Este trabalho tem como objetivo apresentar exemplos reais da aplicação de palavras-cruzadas como ferramenta didática e das suas vantagens no ensino, na perspectiva de uma melhor aprendizagem, interação professor-aluno e aluno-aluno, além de favorecer habilidades cognitivas como percepção, atenção e fixação. Foram eleitos temas fundamentais como: matéria e energia, substâncias e misturas, processos de separação, aplicadas a turmas do ensino básico, após a aula teórica expositiva.

MATERIAL E MÉTODOS: As palavras-cruzadas foram aplicadas em turmas do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Após os conteúdos serem expostos em aulas teóricas expositivas, servindo também como um bom instrumento de revisão. Os termos, palavras, empregadas no jogo foram escolhidas conforme a sua importância para a fundamentação das temáticas expostas. As quais os alunos devem melhor compreender. Foram empregados nas cruzadinhas os seguintes temas: matéria e energia, substâncias e misturas, processos de separação.
Para a criação, desenvolvimento das palavras cruzadas, foi utilizado um excelente programa, específico para essa finalidade, o Eclipse Crossword, disponível, gratuitamente, em: http://www.eclipsecrossword.com/download.html. Com ele qualquer professor pode produzir as suas próprias palavras-cruzadas (em formato de imagem) com dicas (em formato de texto), conforme a sua necessidade e criatividade, tendo também a opção de criar a cruzadinha respondida, a qual poderá ser utilizada para correções posteriores.
Para a aplicação das palavras-cruzadas os alunos foram instigados a pesquisar sobre o conteúdo apresentado, conforme os seus meios, em apostilas, livros didáticos, anotações pessoais e questionar ao professor. Sendo pertinente ao docente levar em consideração a organização e as interações aluno-aluno e aluno-professor. A avaliação foi feita de forma continua durante a realização desta atividade, os alunos além de responder corretamente, também tinha que interagir dinamicamente com o professor e os demais companheiros, além de pesquisar criteriosamente em seus materiais disponíveis.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi percebido que a aplicação das palavras-cruzadas gerou grande interesse na maioria dos alunos. Percebeu-se uma dinâmica e competição saudável. Os alunos, para responder as palavras cruzadas, precisaram pesquisar no livro didático e nas anotações pessoais, fazer questionamentos sobre a interpretação de conceitos e definições ao professor e aos demais companheiros.
Nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio houve uma significativa melhora na aprendizagem dos conceitos previamente discutidos em sala. Melhoria na relação professor-aluno, caracterizado por um maior número de diálogos dirigidos em sala de aula após aplicação da atividade. Significativo aumento no interesse pela disciplina química e seus fenômenos e transformações, fator evidenciado nos novos questionamentos feitos durante as aulas. Mudança e quebra de alguns paradigmas percebidos em afirmações de alguns alunos, como do gênero: “química é muito complicado”.
Desta forma, os resultados obtidos mostraram-se bastante satisfatórios e motivadores, aos temas elegidos, constatando que a aplicação de palavras-cruzadas é um instrumento facilitador da aprendizagem, contra a abstração dos conceitos de química em nível de ensino básico.





CONCLUSÕES: A utilização das palavras-cruzadas despertou um maior interesse dos alunos, já que houve uma mudança de comportamento. Os alunos passaram a interagir mais entre eles e com o professor, construindo aulas mais dinâmicas, com mais atenção a teoria e aos exercícios propostos.
A aceitação positiva desse recurso demonstra a necessidade de se elaborar e executar novas atividades didáticas, com a finalidade de aproximar a ciência dos alunos. Para isso, muitas vezes, não é necessário grandes recursos, o uso de materiais simples e boas idéias já permitem um melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SILVA, K. N., FORSBERG, M. C. S. 2008. Palavras-cruzadas na educação ambiental: recurso didático de abordagem da coleta seletiva. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do Evento. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/abrapec/viempec/7enpec/index.html