TÍTULO: O PERFIL PROFISSIONAL DOS DOCENTES QUE LECIONAM QUÍMICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SOBRAL -CE

AUTORES: MOREIRA, W.M (UVA-CE) ; CEZAR, H.M (UVA-CE) ; BEZERRA, A.C.S (UVA-CE)

RESUMO: O desempenho profissional dos docentes é um fator importante na motivação dos alunos ao interesse pela ciência, desta forma é fundamental ter o conhecimento da formação e do comprometimento destes profissionais com o ensino. O interesse destas informações gerou o desenvolvimento deste trabalho, que tem como foco conhecer o perfil profissional dos docentes que lecionam as disciplinas de Química nas escolas Estaduais de Sobral-Ce. Os dados obtidos apresentam um bom perfil de professores, porém também retrata a insatisfação destes profissionais devido à baixa remuneração e falta de interesse dos alunos

PALAVRAS CHAVES: profissionalismo,formação,professor

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento deste trabalho partiu da curiosidade de conhecer o perfil profissional dos docentes que lecionam Química nas escolas públicas de Sobral. O comprometimento destes professores com o ensino de Química é um fator que reflete na curiosidade e no interesse dos alunos em entender as transformações que os cercam, e isso tem como conseqüência a melhora no rendimento escolar e na qualidade do ensino.

Em todas as situações de aprendizagem, a motivação do aluno sempre esbarra na motivação do professor. Mas, para motivar o aluno, há a necessidade de um senso de compromisso com a educação, por parte do professor, mais ainda, de um entusiasmo e até mesmo de uma paixão pelo seu trabalho.(MADEIRO,2010)

Vários são os aspectos que devem ser considerados para que o processo de ensino-aprendizagem seja satisfatório, dentre estes pode-se citar a importância de se ter profissionais dedicados ao ensino e com qualificação na área de atuação ou áreas afins. Segundo Brasil(2005),”é preciso pensar a formação docente (inicial e continuada) como momentos de um processo contínuo de construção de uma prática docente qualificada e de afirmação da identidade,da profissionalidade e da profissionalização do professor.”


MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada inicialmente uma investigação do número de escolas do ensino médio localizadas em Sobral, assim como a quantidade de professores que lecionam Química nestas escolas. Em seguida foi realizada uma pesquisa com 74% desses docentes, o que corresponde a 20 professores, com o intuito de conhecer o seu perfil profissional. A amostragem de docentes que participou desta pesquisa deu-se de forma aleatória, levando-se em conta a presença na escola nos dias de entrega dos questionários, e a disponibilidade de tempo para respondê-lo.
Os dados obtidos deste trabalho foram oriundos de um questionário contendo 18 questões relacionadas à vida profissional dos docentes, as respostas foram analisadas e discutidas com base no comprometimento dos professores com o ensino.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando os dados obtidos dos questionários aplicados aos professores, pode-se perceber que a maioria deles possuem formação na área de Química (60%) ou áreas afins, no caso Biologia (15%), Física (5%) ou Matemática (15%), o que caracteriza um aspecto importante no processo de ensino. Porém, além de lecionarem Química alguns professores (50%) lecionam outras disciplinas, o que pode acarretar um excesso de carga horária, prejudicando o desenvolvimento do seu trabalho e fazendo com que tenham que dispor de mais tempo para preparar as aulas. Este é um dos fatores que pode levá-los a trabalhar aos finais de semana, diminuindo o seu tempo de descanso, pois a maioria deles (60%) respondeu que trabalha aos finais de semana, sendo que 20% deles trabalham em outras áreas. Isso demonstra o pouco tempo para o lazer e o descanso semanal. Outro aspecto importante e positivo relatado pelos docentes é o fato de fazerem planejamento das aulas e utilizarem diferentes técnicas de ensino em sala, além da maioria deles (85%) ministrarem aulas práticas no laboratório, o que representa uma forma de estimular os alunos. No entanto, os professores parecem não entender que a aplicação de diferentes técnicas de ensino, assim como aulas laboratoriais, são maneiras de incentivar os alunos, pois a maioria dos docentes (85%) relata que estimulam seus alunos somente através de pesquisas ou exercícios para serem respondidos em seus domicílios.
De acordo com os dados obtidos, 90% dos docentes costumam considerar a realidade dos alunos, levando-os a uma reflexão da sua ação docente. No entanto, estes relataram que se sentem desestimulados na sua profissão pela baixa remuneração e pela falta de interesse dos alunos. 65% dos professores comentaram que se tivessem uma oportunidade abandonariam o magistério, devido as dificuldades encontradas na profissão.


CONCLUSÕES: Através da análise dos dados observa-se que os professores são comprometidos com o ensino de Química, porém estão insatisfeitos com a política educacional, isso reflete a necessidade de reflexão para uma possível reforma educacional, pois é de fundamental importância termos professores estimulados para o exercício da profissão.



AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus e a nossa orientadora que se dedicou e nos orientou para a conclusão desse trabalho

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. MEC/SEB/DEP/COPFOR. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica: orientações gerais. 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livrodarede.pdf> Acesso em: 05 maio 2011.

MADEIRO, E.P. O Papel do Gestor Escolar na Motivação do Aluno e do professor. 2010. Disponível em: <http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/o-papel-do-gestor-escolar-na-motivacao-do-aluno-e-do-professor-3351283.html>Acesso em: 15 maio 2011.