TÍTULO: A utilização do ENEM como requisito para o ingresso nas universidades públicas federais: Mudanças no Ensino Médio - Um estudo de caso.

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; RODRIGUES JUNIOR, D.N. (UECE)

RESUMO: Esta pesquisa analisa as principais mudanças que poderão ocorrer na preparação dos alunos do ensino médio para os vestibulares realizados por universidades públicas federais que adotaram o ENEM como processo seletivo. Esta análise parte de uma pesquisa realizada com alunos e professores do 3º ano do ensino médio de uma escola particular de Fortaleza, através da aplicação de questionários, portanto, a pesquisa é a análise a respeito das mudanças que estes acreditam que devem ser implementadas no ensino médio. Outras possibilidades foram levantadas acerca da aplicação do ENEM, tais como: se esta é uma avaliação mais democratizada, e se professores e alunos estão preparados para esta mudança.

PALAVRAS CHAVES: enen, ingressos nas universidades

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa busca proporcionar uma reflexão sobre o tema e sobre a prática profissional do professor, sobre as mudanças ocorridas para o ingresso de alunos às universidades públicas federais com a utilização do ENEM como etapa única. Os principais autores pesquisados foram LUCKESI (1996), PERRENOUD (1999), VIANNA (1973) e SANT’ANNA (2004), os quais foram bastante estudados para a realização da pesquisa, bem como uma leitura e pesquisa exaustiva nos sites do MEC e INEP. A problematização da pesquisa tem como eixo principal a seguinte discussão: A utilização do ENEM como pré-requisito de acesso as universidades públicas federais promoverá mudanças em relação a preparação dos alunos do ensino médio? Que mudanças podem ser implantadas neste sentido? Os educadores conhecem e reconhecem o ENEM como uma avaliação eficiente para ser utilizada como etapa única de acesso a uma universidade? As aulas expositivas e de caráter decorativo deverão dar espaço a aulas com conteúdos direcionados a aplicabilidade prática dos mesmos? O que pensam alunos e professores sobre estas mudanças? O ENEM está tendo o seu papel cumprido, que é o de proporcionar melhorias na educação brasileira? O ENEM possui sua estrutura pautada na interdisciplinaridade ou transdisciplinaridade e contextualização, que é utilizar-se de diversos assuntos de áreas de conhecimentos distintas tais como: física e química, história e geografia, entre outras, e elaborar questionamentos mais amplos em que são medidas as habilidades e competências dos alunos, e desta forma conseguir uma avaliação mais qualitativa e eficiente, e possibilitando ao aluno perceber suas reais habilidades dentro de uma área determinada de estudo.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa realizou-se a partir da inquietação por parte de alunos e professores sobre as mudanças no acesso as universidades públicas federais com a utilização do ENEM como o processo seletivo, e as possíveis mudanças na estrutura e ou funcionamento das escolas de ensino médio para se adaptarem a este fato. Foi realizada a partir de uma pesquisa participativa e de campo, onde foram utilizadas enquetes (questionários) como instrumento de coleta de dados com o objetivo de levantar dados sobre o tema em questão. Inicialmente desenvolveu-se um vasto levantamento bibliográfico, onde a finalidade era de uma maior leitura e compreensão de várias teorias acerca da avaliação escolar, e sobre o ENEM, utilizando-se para isso livros, artigos e resenhas disponíveis em sites, consultas ao site do MEC, entre outros. Após cada leitura selecionou-se as partes das mesmas que havia chamado mais atenção e depois foi realizado um fichamento extenso de todos eles. Depois da re-leitura dos mesmos, passou-se para elaboração dos questionários. Com os questionários elaborados, realizou-se a aplicação dos mesmos, foram 8 (oito) professores escolhidos intencionalmente que lecionam química, e 80 (oitenta) alunos do 3º ano (ensino médio) em uma escola particular de Fortaleza. Após a leitura dos questionários realizou-se a compilação dos dados e a análise dos mesmos, esta foi sem dúvida a fase mais demorada e difícil da pesquisa, pois a leitura dos questionários necessitou-se de bastante tempo e atenção, mas obviamente foi nessa fase do trabalho que se pode perceber de fato o que alunos e professores pensavam a respeito da mudança ao acesso as universidades de nosso estado, e nesse momento vários questionamentos intrigantes surgiram.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Questionado sobre a mudança ao ingresso às universidades públicas federais, com a utilização do ENEM como processo seletivo a estas universidades, o resultado obtido foi o seguinte: Alunos: 65 % acham ótima, 30 % acham boa, e somente 5 % acham péssima a mudança no acesso. Nesta mesma questão os professores assinalaram o seguinte: 25 % acham ótima, 50 % acham boa e 25 % acham péssima a mudança ao acesso as universidades públicas federais (Figura 1). Sobre o currículo de química e sua exploração no ENEM, para alunos as respostas foram as seguintes: 70 % acreditam que sim, que o conteúdo de química é bem explorado no ENEM, 20 % acreditam que não e apenas 10 % não possuem opinião formada sobre o assunto. Já para os professores os resultados foram os seguintes: 50 % acreditam que sim, que o conteúdo de química é bem explorado no ENEM e 50 % acreditam que não (Figura 2). Com respeito a reestruturação do ensino médio para a preparação ao ENEM, o resultado para alunos foi: 95% acreditam na reestruturação a partir da utilização do ENEM pelas universidades cearenses, e apenas 5% acreditam que não haverá mudança. Já para os professores 75 % acreditam na reestruturação como uma necessidade e apenas 25 % discordam do fato de se reestruturar o ensino médio visando apenas um número pequeno de universidades que utilizam o ENEM em nossa cidade e por não acreditar que o ENEM será usado continuamente por estas universidades. Professores salientam a autonomia das universidades na elaboração de seus vestibulares, e desta forma acredita-se que a utilização do ENEM é passageira, até porque sendo o ENEM um exame nacional de ensino médio, que deve ter o seu papel respeitado, ou seja, serve para mapear os avanços e dificuldades do ensino médio no Brasil, e não ser um exame “vestibular”.







CONCLUSÕES: Percebe-se através da análise dos questionários aplicados aos alunos, que eles desejam à mudança, e que os mesmos consideram o ENEM a forma mais viável de acesso a universidades, por considerarem esta uma avaliação mais corretamente elaborada onde a forma tradicional fica para trás, e a transdisciplinaridade, ou seja, a utilização de várias disciplinas (áreas de conhecimento), habilidades e competências são utilizadas para a resolução das mesmas. Já os professores demonstrarem nas análises dos questionários um descrédito em relação a permanência do ENEM como acesso único as
universidades.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996.
PERRENOUD, Phillipe. Avaliação – Da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Rio de Janeiro: Vozes, p.65, 2004.
VIANNA, Heraldo Marelim. Testes em Educação. São Paulo: Ibrasa, 1973.
___________. Avaliação Educacional. São Paulo: Ibrasa, 2000.