TÍTULO: PROTETORES SOLARES: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES EM QUÍMICA ORGÂNICA

AUTORES: MACHADO, M. V. M. (UNIGRANRIO) ; NASCIMENTO, L. F. (UNIGRANRIO) ; CALDAS, E. C. (UNIGRANRIO)

RESUMO: O câncer de pele é um grave problema de saúde e que pode ser prevenido com o simples uso de protetores solares. Este é um assunto multidisciplinar de grande importância no mundo contemporâneo e ele pode ser utilizado para contextualizar fundamentos de química, principalmente química orgânica.

PALAVRAS CHAVES: protetores solares, funções orgânicas e ensino de química.

INTRODUÇÃO: Os livros didáticos de Ensino Médio possuem uma inexpressiva contextualização sócio-cultural em relação às substâncias orgânicas. Tal busca é mais bem sucedida em Artigos Científicos voltados para a Educação em Química. Como exemplo, Marcelino Júnior e seus colaboradores constataram maiores interesse e motivação dos alunos quando empregaram o tema “Perfumes e Essências” na abordagem de funções orgânicas oxigenadas. Costa e Silva publicaram um artigo na Revista Química Nova na Escola em 1995, na seção Química e Sociedade, intitulado “Ataque à pele”, onde nele são abordados diversos assuntos importantes sobre fotoproteção que vão dês dos fundamentos dos raios solares até o emprego da ciência na solução de problemas sociais. Desta forma, este mesmo tema também pode ser empregado no ensino de funções orgânicas e para tal um breve resumo se faz necessário.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 2.600 pessoas morram de câncer de pele no Brasil a cada ano e a Organização Mundial de Saúde (OMS), prevê em torno de 66.000 mortes por ano em todo o mundo. Flor e seus colaboradores explicam que este grave problema de saúde, ocasionado pelas radiações solar ultravioleta UVA e UVB, pode ser prevenido com ações básicas como o uso freqüente de protetores solares. Tais produtos são preparações cosméticas que empregam substâncias químicas inorgânicas e/ou orgânicas como princípios ativos e que agem refletindo ou absorvendo, respectivamente, a radiação ultravioleta.



MATERIAL E MÉTODOS: Foram utilizadas as Resoluções RDC no 237, de 22 de agosto de 2002 e a RDC no 47, de 16 de março de 2006 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para verificar os filtros ultravioletas permitidos no mercado nacional. Shaath possui uma abrangente obra sobre este tema, intitulado The Encyclopedia of Ultraviolet Filters, onde esta foi empregada para o estudo das estruturas moleculares dos fotoprotetores. Informações complementares foram obtidas nas páginas eletrônicas da OMS e do INCA.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O primeiro passo foi verificar na legislação vigente quais são os filtros ultravioletas orgânicos permitidos. Foram constatadas 30 substâncias orgânicas com suas respectivas concentrações máximas para uso. Em seguida, foi estudada cada uma das estruturas moleculares destes filtros orgânicos. A Tabela 1 apresenta o número de vezes que cada função orgânica foi detectada.

Tabela 1. Presença das funções orgânicas em filtros ultravioletas.


Como pode ser visto, este conjunto de substâncias apresenta uma grande variedade de funções orgânicas. Diversas questões podem ser levantadas, tais como a grande importância dos aromáticos, pois estes estão presentes em todas as estruturas, bem como o estudo de certas funções orgânicas que não são abordadas comumente, como biciclos e siloxanos, por exemplo.



CONCLUSÕES: Este tema se mostra promissor para o estudo de química orgânica e suas funções. Além disso, outras diversas abordagens podem ser feitas, tais como nomenclatura, mecanismo de ação e o uso correto dos fotoprotetores.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq, a CAPES e a FAPERJ.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Costa, M. L.; Silva, R. R. Química Nova na Escola. 1, 03-07, 1995.
Flor, J.; Davolos, M. R.; Correa, M. A. Química Nova. 30(1), 153-158, 2007.
Marcelino-Jr., C.A.C.; Barbosa, R.M.N.; Campos, A.F.; Leão, M.B.C.; Cunha, H.S.; Pavão, A.C. Química Nova na Escola, 19, 15-18, 2004.
Shaath, N. A. The Encyclopedia of Ultraviolet Filters. New York: APC, 2007.