TÍTULO: A educação para a prática da sustentabilidade nas aulas de química: contribuição para o desenvolvimento da cidadania.

AUTORES: MEDEIROS,L.S (UEPA) ; OLIVEIRA,L.C (UEPA) ; SANTOS,J.M.A (UEPA)

RESUMO: Na busca de soluções para os problemas ambientais, diversas instituições vêm buscando ações visando amenizar impactos ambientais advindos de diferentes fontes. Nesse contexto, este trabalho utilizou a escola pela viabilidade que a mesma possui em disseminar informações. Portanto, torna-se este um ambiente oportuno para o desenvolvimento de ações inerentes a prática da sustentabilidade, imprescindível para salvaguardar a natureza. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa com alunos do 9º ano do ensino fundamental visando obter informações sobre o uso racional da água.

PALAVRAS CHAVES: impactos ambientais, sustentabilidade, cidadania.

INTRODUÇÃO: A Ciência química como motor de desenvolvimento de sociedades impulsionou grandes avanços tecnológicos e industriais. Nesse contexto, não houve preocupação relevante com a questão ambiental, o que ocasionou os mais elevados impactos ambientais da atualidade. Uma das formas de a química contribuir para o desenvolvimento de práticas sustentáveis é sua aplicação no âmbito escolar, que é de fundamental importância, uma vez que a escola tem compromisso em formar cidadãos conscientes, sensibilizados para a construção de um futuro sustentável. Vale ressaltar a importância de se trabalhar sustentabilidade, a saber, que, segundo o relatório da Organização das Nações Unidas (1987), entende-se por desenvolvimento sustentável o desenvolvimento que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”. O bom educador sabe que exemplos consistentes educam e se uma escola utilizar com consciência os recursos naturais como a água, por exemplo, favorece a compreensão de conceitos socioambientais e a construção de novos valores e atitudes, pois de acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água (UNESCO,1992) “A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos”. Em vista disto, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de disseminar informações sobre o uso racional da água, já que estudos não apontam resultados otimistas sobre o uso “inconsciente” da mesma. Logo, faz-se necessário que a escola assuma seu papel ante o desenvolvimento do planeta sustentável contribuindo desse modo, para a conscientização dos cidadãos.

MATERIAL E MÉTODOS: Para elaboração deste projeto, foram realizadas análises em livros, revistas e em vários artigos sobre trabalhos relacionados ao presente tema. Além de uma pesquisa sobre o uso racional da água, através da aplicação de um questionário com alunos da escola Padre Leandro Pinheiro, realizada concomitantemente à segunda Semana do Meio Ambiente, cujo tema era Preservação do Meio Ambiente e Sustentabilidade: Ação Integrada, um evento promovido pela Universidade do Estado do Pará em parceria com a secretaria do meio ambiente do município de São Miguel do Guamá, para diagnosticar a contribuição do evento para a prática da cidadania.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da aplicação de 20 questionários sobre o uso racional da água aplicados simultaneamente a semana do meio ambiente a alunos da escola Padre Leandro Pinheiro no município de São Miguel do Guamá-PA, foi possível constatar que, 40% utilizam a água de maneira consciente, 35% não fazem bom uso e 25% não souberam responder. Referente ao tempo gasto no banho constatou-se que 30% demoram até 10 minutos, 35% gastam de 15 a 20 minutos, 30% demoram de 30 a 40 minutos e apenas 5% não souberam informar. Apesar de a maioria considerar que utiliza a água de forma consciente, verificou-se o contrário quando analisado o tempo gasto no banho. Dos alunos questionados, 80% acreditam que um dia a água potável poderá acabar, já outros 15% não acreditam e 5% não souberam responder. A respeito das medidas a serem tomadas hoje no caso de em pouco tempo a água potável acabar, 65% dos alunos responderam que evitariam o desperdício, 15% não poluiriam mais os rios e economizariam a água, 15% não souberam responder e 5% aproveitariam a água restante. Diante dos resultados obtidos na pesquisa foi possível verificar que a escola realiza um trabalho positivo quanto ao desenvolvimento do tema sustentabilidade, sendo este abordado 85% por meio de palestras e 15% durante as aulas.

CONCLUSÕES: Por meio da pesquisa pode-se dizer que ante a influência que a escola possui na formação intelectual dos alunos, é viável o desenvolvimento de atividades que fortifiquem a conscientização ambiental, assim como a explanação do tema nas aulas de química, já que esta disciplina permite trabalhar uma gama de assuntos, possibilitando ao aluno a aquisição de uma postura mais crítica diante de situações danosas ao meio ambiente - por exemplo, o desperdício da água – vindo a contribuir, como cidadão para um futuro sustentável.

AGRADECIMENTOS: Ao nosso Deus, nosso Senhor Jesus Cristo pelas nossas vidas e muitas oportunidades concedidas, aos nossos amigos da universidade pela força e incentivo e de man

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LACERDA, Paulo. R.S.B. de. A Química, a matéria e a sustentabilidade. Química Nova, São Paulo, V.33, n.1. janeiro de 2010.
MENEZES, Débora. Em defesa do planeta. Nova Escola, São Paulo. 202 ed. maio 2007.
CHAUVEL, Marie. A; COHEN, Marcos. Ética, Sustentabilidade e Sociedade: desafios da nossa era. Rio de Janeiro: Mauad, p. 253 2009.