TÍTULO: Diagnóstico do Aproveitamento do Curso de Nivelamento Oferecido pelo PET Química da UFRN

AUTORES: Malcher, G.T. (UFRN) ; Paiva, A.S. (UFRN) ; Monteiro, A.F.F. (UFRN) ; Kramer, C.A.C. (UFRN) ; Lima Filho, E.O. (UFRN) ; Lima, G. (UFRN) ; Costa, L.A.M. (UFRN) ; Batista, L.M.B. (UFRN) ; Confessor, M.R. (UFRN) ; Sousa, A.M.S. (UFRN) ; Araújo, E.H.A. (UFRN)

RESUMO: No Instituto de Química da UFRN, a disciplina Química Fundamental I é a principal responsável pelo alto índice de evasão, desistência ou reprovação. Na tentativa de minimizar o quadro, os alunos do PET-Química oferecem aos ingressantes um “Curso de Nivelamento”, objetivando repassar alguns conteúdos relacionados à referida disciplina. O trabalho em questão trata de um diagnostico avaliativo do aproveitamento do referido curso de nivelamento. Para tal, foram feitas duas avaliações, uma através da elaboração de questões a serem respondidas pelos alunos antes e depois da sua participação no curso, e outra através de um levantamento feito acerca do índice de aprovação das turmas da disciplina Química Fundamental I após a participação dos alunos no curso em questão.

PALAVRAS CHAVES: Diagnóstico; Nivelamento; Química

INTRODUÇÃO: É sabido que grande parte dos cursos de Química das Universidades do Brasil apresenta um alto índice de evasão, desistência ou reprovação. Não há uma causa única responsável por esses dados. Independente dos aspectos regionais que não podem ser minimizados percebe-se que muitas das causas da evasão são comuns a quase todos os Cursos de Química das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) (MACHADO et. al., 2005). Essa situação tem se agravado, especialmente, nas disciplinas iniciais dos cursos. No Instituto de Química da UFRN, a disciplina Química Fundamental I, oferecida no primeiro semestre, é a principal responsável por essa estatística preocupante, em particular após a ampliação de suas vagas em 2009. Na tentativa de minimizar o quadro, desde 2005 os alunos do Programa de Educação Tutorial do curso de Química (PET-Química) da UFRN oferecem aos ingressantes um minicurso intitulado “Curso de Nivelamento” (SILVA et. al., 2006). O objetivo principal deste é repassar aos participantes alguns conteúdos relacionados à referida disciplina, os quais são tradicionalmente considerados difíceis por grande parte dos alunos. Acreditamos que ao participar do minicurso, os ingressantes adquirirem um conhecimento prévio de tais conteúdos, diminuindo as dificuldades na aprendizagem, aumentando o número de alunos aprovados na referida disciplina e diminuindo a evasão no curso. Embora esse minicurso seja ofertado desde 2005, o número de participantes teve um aumento expressivo apenas a partir de 2011. Com isso, foi possível fazer uma análise do aproveitamento do referido curso de nivelamento, através de estudo comparativo do rendimento dos alunos na disciplina Química Fundamental I, o que configura o objeto deste trabalho.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, foi feito um levantamento acerca dos conteúdos que os alunos enfrentam maior dificuldade na disciplina de Química Fundamental I na UFRN, pelos bolsistas do PET-Química. Com esses dados, foi possível elaborar um plano de aula adequado a essa realidade. O minicurso foi então estruturado no sentido de provocar uma participação efetiva dos alunos, através da resolução de exercícios logo após a explanação dos conteúdos pelos petianos. O curso, que teve duração de 20 horas, foi realizado durante a primeira semana de aula. Como avaliação imediata, foram elaboradas questões para os participantes responderem antes e após o curso de nivelamento. As provas foram corrigidas e notas entre 0,0 e 10,0 foram atribuídas. Para uma melhor análise, foi feita uma classificação conforme os Gráfico 1 e 2. A avaliação mais ampla do aproveitamento do curso foi conseguida através da análise comparativa do rendimento na disciplina Química Fundamental I, no semestre 2011.1, dos alunos que participaram do curso com aqueles que não participaram. Os dados para essa comparação foram conseguidos na secretaria dos cursos de Química. Os mesmos foram analisados e apresentados em forma de gráfico para uma melhor avaliação e discussão (Gráficos 3 e 4). Por ter tido uma baixa procura pelos ingressantes do curso de Licenciatura Noturno, esses dados não foram levados em consideração.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em 2011, 47% dos alunos ingressantes nos cursos de Química (Bacharelado e Licenciatura-Diurno) da UFRN participaram do “Curso de Nivelamento” oferecido pelo PET-Química, um número bem maior se comparado com anos anteriores (SILVA et. al., 2006). Ao analisar os dados do percentual de acerto das questões aplicadas, foi possível observar que os resultados “bom” e “ótimo” aumentaram na avaliação após o curso (Gráficos 1 e 2). Para a segunda avaliação referida, dividimos os alunos da disciplina Química Fundamental I em dois grupos: Alunos Participantes (referente aos alunos que participaram do curso de nivelamento) e Alunos não-Participantes (referente aos alunos que não participaram do curso de nivelamento). De acordo com os Gráficos 3 e 4, o maior índice de aprovação na disciplina Química Fundamental I foi observado no grupo de Alunos Participantes. De forma mais detalhada, no curso de Bacharelado, 77% dos Alunos Participantes foram aprovados na referida disciplina, contra 50% de aprovação dos Alunos não-Participantes. Além disso, os 11% dos alunos que abandonaram o curso de Química Bacharelado pertenciam ao grupo dos Alunos não-Participantes. No curso de Licenciatura, 41% dos alunos que participaram do curso de nivelamento foram aprovados, havendo um baixíssimo índice de aprovação (26%) dos alunos que não participaram do curso. Há também um número maior de Alunos não-Participantes que trancaram a disciplina Química Fundamental I (26%) se comparado com os Alunos Participantes (14%). Além disso, os 4% dos alunos que abandonaram o curso de Química Licenciatura também pertenciam ao grupo dos Alunos não-Participantes. Esses dados indicam que podemos considerar que o curso de nivelamento pode ter sido bem aproveitado pelos participantes.

Gráficos 1 e 2

Notas das questões antes e depois do curso de nivelamento

Gráficos 3 e 4

Dados da situação dos alunos na disciplina Química Fundamental I

CONCLUSÕES: Após análise de todos os dados, podemos considerar que o curso de nivelamento oferecido pelo PET-Química aos alunos ingressantes no curso de Química da UFRN em 2011, pode ter sido bem aproveitado pelos participantes. Isso foi identificado através dos dados da avaliação imediata, em que os resultados “bom” e “ótimo” das questões aplicadas aumentaram na avaliação após o curso, e, principalmente, dos resultados da avaliação mais ampla, os quais indicaram um maior número de alunos aprovados na disciplina Química Fundamental I no grupo de alunos que participaram do referido curso.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos em especial: à Coordenação dos Cursos de Química e ao Instituto de Química da UFRN, e, ao MEC/SESu pela concessão das bolsas do PET-Química.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MACHADO, S. P.; MELO FILHO, J. M.; PINTO, A. C. 2005. A evasão nos cursos de Graduação de Química. Uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Quimica Nova, 28 (Suplemento): 41-43. CUNHA, A.; SILVA JR., G.A.; MOREIRA, G. P.; BATISTA, L. C. D.; GOMES, M. P. S.; QUEIROZ, R. P.; ARAÚJO, T. R. A.; COSTA JR, V. G. C.; SILVA, F. R. G.; SILVA, M. G. L. 2006. Curso de nivelamento: reestruturando conhecimentos básicos. Apresentado no 13º Encontro Nacional de Química (ENEQ). Unicamp, Campinas, SP.