TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA “REVISTA DE NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA DA BELEZA” COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA DE COLÓIDES

AUTORES: Machado, N.S. (UFPI) ; Costa, L.P.S. (UFPI) ; Moita Neto, J.M. (UFPI) ; Leal, R.C. (UFPI)

RESUMO: O trabalho em questão apresenta os resultados da análise da Revista de Negócios da Indústria da Beleza, edição temática Aerosol em cosméticos, com o objetivo de discutir características que podem dar subsídios aos professores no ensino de química. Os resultados nos mostram que a revista oferece condições de ser um material didático com potencial para divulgação científica dentro da disciplina de Química de Colóides e Superfície.

PALAVRAS CHAVES: Aerosol; Coloides; Divulgação Científica

INTRODUÇÃO: HUNTER (1991) no seu livro Foundations of Colloid Science, mostra diversas aplicações de colóides presentes no dia-a-dia como por exemplo papel, argila, tintas, cerâmicas, próteses médicas, pneus, aerosóis, inseticidas, géis, etc. Outros sistemas coloidais também pode ser conferido no trabalho desenvolvido por JAFELICCI JUNIOR e VARANDA, 1999. A ciência dos colóides estuda dispersões que estão relacionados com o tamanho das partículas e estado da matéria, dentro do intervalo de 1 nm a 1 μm (SHAW, 1975). Os sistemas coloidais podem ser classificados de acordo com as fases (dispersa + meio de dispersão) das substâncias que estão envolvidas, por exemplo espuma (gás † líq.), emulsão (líq.† líq.), sol (sól. † líq.), etc (JAFELICCI JUNIOR e VARANDA, 1999; SHAW, 1975). Um tipo particular de sistema coloidal que merece destaque são os aerosóis, que apresentam suspensões de partículas sólidas ou gotículas dispersas num gás com dimensões menor a 100 μm (ALVES, 2005). O aerosol líquido (líq. † gás) pode ser representado por névoas e sprays líquidos, e o aerosol sólido (sól. † gás) pode ser exemplificado pela fumaça e poeira. Segundo TORRESI, PARDINI e FERREIRA (2012), a divulgação de textos científicos tem por objetivo complementar as atividades educacionais que trazem vantagens aos estudantes. FERREIRA e QUEIROZ (2011), afirmam que no ambiente escolar esse tipo de material pode funcionar como elementos motivadores ou estruturadores da aula, organizadores de explicações, desencadeadores de debate e, contextos para a aquisição de novas práticas de leitura, estabelecendo relações com o cotidiano dos alunos, ampliando seu universo discursivo, e permitindo ressaltar aspectos da natureza da prática científica.

MATERIAL E MÉTODOS: Avaliamos a Revista de Negócios da Indústria da Beleza (ISSN 1980-9832), edição temática Aerosol em cosméticos (FRANQUIKINO 2011), como veículo de divulgação científica dentro da disciplina de Química de Colóides e Superfície implantada na grade curricular dos cursos (Licenciatura e Bacharelado) de Química da Universidade Federal do Piauí. Um questionário sobre assuntos da referida disciplina foi desenvolvido para aplicação e avaliação posterior.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da análise dos questionários, pode-se avaliar a utilização da “Revista de Negócios da Indústria da Beleza”, temática aerosol em cosméticos, como texto de divulgação científica (TDCs) no ensino de Química de Colóides. Das respostas apresentadas pelos alunos, pode-se destacar os seguintes aspectos: 1) O total entendimento sobre o conceito foi confirmando quando o mesmo foi comparado com o conceito disposto na literatura. 2) Contextualização de fácil compreensão visto que, todos os alunos tem acesso a produtos tecnológicos, que são exemplos de aerossóis (desodorantes, tintas, inseticidas, cremes ou espumas de barbear), comuns no nosso cotidiano e bem explorados pela revista. 3) Explanação sobre a temática ambiental, destacando os danos ao meio ambiente, como por exemplo: destruição da camada de ozônio através do ataque de radicais cloro liberados pelo propelente, até então, utilizado CFC (clorofluorcarboneto), bem como a substituição deste pelo gás GLP (gás liquefeito de petróleo - propelente atualmente aceito devido a menor agressão ao meio ambiente). A revista apresenta texto com uma linguagem acessível ao entendimento dos alunos, com clareza em seu uso de termos e conceitos científicos, além do uso de recursos visuais como ilustrações e fotografias, permitindo assim, uma melhor compreensão sobre a ciência dos colóides, em especial aerosóis. O corpo discente avaliado conseguiu demonstrar através dos questionários respondidos, com base na revista, que a mesma possui grande potencial de ser utilizada como uma fonte extra de conhecimento, podendo auxiliar os professores no ensino e os alunos no aprendizado, por abordar seu conteúdo de forma diversificada e contextualizada.

CONCLUSÕES: É importante que professores façam busca e uso de materiais alternativos para serem explorados em sala de aula, promovendo o desenvolvimento do ensino com interdisciplinaridade e contextualização. O uso de uma revista, quando convenientemente explorado pode ser fonte de aprendizado. O sistema de aerosol tem desempenhado um papel muito importante em vários segmentos da indústria e na sociedade em sua utilização. Portanto é fundamental mostrar a ligação de temas específicos (aerosóis) que pode ser encontrada na literatura especializada da área, bem como na leitura da revista em questão.

AGRADECIMENTOS: Leal, R. C. agradece a CAPES pela bolsa de pesquisa concedida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALVES, C.; Aerossóis atmosféricos: perspectiva histórica, fontes, processos químicos de formação e composição orgânica. Química Nova, Vol. 28, n. 5, p. 859-870, 2005. HUNTER, R. J. Foundations of Colloid Science. Belfast: Oxford University Press, v.1. 1991. FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Artigos da Revista Ciência Hoje como Recurso Didático no Ensino de Química. Quim. Nova, Vol. 34, n. 2, p. 354-360, 2011. FERREIRA, V. F.; PARDINI, V. L.; TORRESI, S. I. C. Sociedade, Divulgação Científica e Jornalismo Científico. Química Nova, Vol. 35, n. 3, p. 447, 2012. FRANQUIKINO, ERICA. Aerosol em cosméticos. Revista de Negócios de Indústria da Beleza. São Paulo: Tecnopress Editora e Publicidade Ltda., n. 18, 2011. JAFELICCI JUNIOR, M.; VARANDA, L. C.; O mundo dos colóides. Quím. Nova na Escola, n. 9, p. 9-13, 1999. SHAW, D. J. Introdução à química de colóides e de superfícies. São Paulo: Edgard Blücher, 1975.