TÍTULO: O Auxílio de Aparelhos Multimídias para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

AUTORES: Silva, A.M. (UECE) ; Silva, T.J. (UECE)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova perspectiva para o ensino de Química dos alunos do ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo foi baseado através de análises de artigos científicos e livros didáticos. A primeira parte foi baseada na elaboração e aplicação de questionários tanto para alunos quanto para professores desta modalidade. Foram observadas as percepções e os perfis de cada indivíduo participante do projeto. A segunda parte foi relacionada à seleção de quinze alunos do primeiro ano e quinze do terceiro ano para participarem deste processo de ensino onde ocorreu a utilização de mídias (televisão, vídeos, computadores, projetores, filmes).

PALAVRAS CHAVES: EJA; aparelhos multimidias; ensino de química

INTRODUÇÃO: Ao longo dos anos vem percebendo-se cada vez mais que a Educação de Jovens e Adultos – EJA, uma educação direcionada e amparada por lei para atender pessoas que por algum motivo particular não tiveram a oportunidade de cursar o ensino regular na idade apropriada, está em constante crescimento. O papel do profissional em educação é essencial relevância na reinserção desses alunos, sendo por esse motivo que o professor da EJA, deve ser também um professor, dinâmico, com capacidade de identificar os pontos fortes e fracos de cada aluno. É importante destacar também que, o uso de novos recursos vem se apresentando de forma cada vez mais acelerada, sobretudo, a utilização de computadores na vida das pessoas, provocando assim, mudanças expressivas na vida social das pessoas. Nesse sentido, é crescente a importância das atividades desenvolvidas pela EJA para essas pessoas, repensando as abordagens pedagógicas e capacitando esses sujeitos para que estes possam vivenciar o uso das máquinas eletrônicas. Assim, o emprego inteligente dos vídeos, os quais podem ter a participação e a produção dos próprios alunos, pode apresentar-se como grande elemento motivador. Essa nova didática, com o uso de vídeo, pode representar um dos grandes progressos no sentido de se conseguir atrair a atenção do aluno, assim como instigar a curiosidade no campo do ensino de Química. Nessa linha, pode-se dizer que o aprendizado de forma significativa ocorre a partir do momento em que o aluno está disposto realmente a aprender, sendo o vídeo considerado uma boa estratégia para o ensino.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta proposta de estudo foi iniciada com levantamento bibliográfico sobre o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos, onde as multimídias (vídeos, televisão e data show) participam como metodologia prática nesse processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa é exploratória, baseada na observação e aplicação de questionários constituídos de questões abertas e fechadas. Além disso, foi feita uma pesquisa bibliográfica que consiste na análise de documentos oficiais como leis, trechos de artigos pedagógicos e utilização de livros didáticos de Química. O presente trabalho foi desenvolvido numa escola de ensino particular, voltada para o Ensino de Jovens e Adultos, localizada na Avenida Dom Manuel, no centro de Fortaleza - CE. O tempo de duração da pesquisa foi de um bimestre onde foram utilizadas duas turmas do ensino médio (modo supletivo) referente ao primeiro e ao terceiro ano. A implementação da proposta teve início em 09 de agosto de 2011. A turma do primeiro ano continha 15 alunos e a turma do terceiro ano 15 alunos. Cada turma possui quatro horas/aulas semanais de Química. A proposta é de acrescentar o uso de vídeos na aula de Química, a fim de melhorar a interpretação dos alunos, dinamizarem as aulas e relacionar os conteúdos do livro didático com os vídeos e os slides na apresentação oral da aula. Os vídeos utilizados foram retirados da TV multimídia, cujos mesmos estão disponíveis no portal do professor do MEC ou na internet no endereço: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/. Outros vídeos retirados da internet sobre experiências químicas. No endereço: http://ensinofisicaquimica.blogspot.com.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos questionários respondidos pelos professores de Química demonstrou que 40% dos participantes eram licenciados e trabalhavam a mais de dois anos nesta modalidade. Os 25% eram bacharéis em Química e possuíam autorização para lecionar e 35% dos docentes eram graduados em outros cursos como: Farmácia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Química. Quando questionados com que frequência utilizam aulas expositivas como recursos de ensino, doze dos vinte docentes responderam a opção entre 50% e 80%. Bem como, aulas tradicionais com métodos convencionais já que o tempo era reduzido. Quando “sondados” com a pergunta: Você acha que a utilização de vídeos e multimídias no ensino de Química é importante para melhorar a assimilação dos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula? As principais respostas foram: a) a forma de ensino por meio de material visual ou que use a tecnologia torna a matéria mais atrativa; b) aulas mais interessantes e interativas; c) o contato visual facilita a compreensão, interpretação e aprendizagem da química; d) Visão melhor sobre o ensino da Química deixando-a menos “chata”. Foram analisados 30 alunos nesta pesquisa, dividindo-se em dois grupos A e B. No grupo A foi desenvolvida a prática de aulas orais e convencionais, para o grupo B aulas orais, exploratórias com o auxilio de multimídias como metodologia de ensino. Os resultados obtidos foram satisfatórios para os alunos do grupo B, devido a vários motivos onde podemos destacar: o interesse e a curiosidade por parte dos alunos, que buscaram prestar atenção nos vídeos e slides que estavam sendo apresentados, que provocaram a diminuição das conversas paralelas entre eles.

CONCLUSÕES: Para os docentes, ensinar Química para os alunos do EJA ainda é um desafio. Portanto, a partir da discussão teórico-metodológica deste estudo e da análise dos resultados aqui apresentados, o presente trabalho procurou advogar por uma reflexão que favoreça uma prática produtiva de ensino de Química na EJA, subsidiada pelo uso pedagógico de aparelhos de multimídias, os quais contribuem para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina ora sob apreço.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARROIO, A ; GIORDAN, M. O vídeo educativo: Aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, n.24, p.8-11, nov. 2006. CARDOSO, Paulo. Educação de jovens e adultos: a "experiência" da informática. São Paulo: Instituto Paulo Freire – MEC, 2004. FERRÉS, J. Vídeo e Educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. P.15-62. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. SEGRILLO, Priscilla Marengo. Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos. 2010. Disponível em: <http://www.unemat-net.br/prof/foto_p_downloads/fot_1909seguillo_pdf.pdf>. Acesso em: 07 set. 2011. SOARES, L. Educação de Jovens e Adultos. Diretrizes Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.