TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Martins Carvalho, M.B. (UFPA) ; Sousa Lima, K.N. (UEPA) ; Nascimento Alves, J.D. (UFRA) ; Siqueira Neto, E. (UFPI) ; Alves, A.E. (SEDUC)

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi analisar a opinião de alunos sobre utilização do laboratório multifuncional como ferramenta para o ensino de Química na Escola Estadual Padre Vitaliano Maria Vari. Esta pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Vitaliano Maria Vari, localizada no município de Capitão Poço, em uma turma de 2° ano, com 20 alunos e uma turma de 3º ano, também com 20 alunos, totalizando uma amostra com 40 alunos. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário com 13 questões, contendo perguntas abertas e fechadas, observou-se que a maior parte dos alunos nunca tiveram aulas experimentais de Química, refletindo negativamente no processo de ensino-aprendizagem, principalmente em se tratando de transpor as barreiras do tradicionalismo.

PALAVRAS CHAVES: educação; alunos; experiencias

INTRODUÇÃO: No Brasil, há mais de quatro décadas, atividades experimentais integraram iniciativas que tinham por objetivo proporcionar um ensino voltado à formação científica dos alunos (AGOSTINI; DELIZOICOV, 2009). Os experimentos devem ser elaborados visando diferentes objetivos, tal como demonstrar um fenômeno, ilustrar um princípio teórico, coletar dados, testar hipóteses, desenvolver habilidades de observação ou medidas, adquirir familiaridade com aparatos, entre outros. Como recurso importante no ensino, a aplicação de experimentos desempenha um papel importante nos livros didáticos (Oliveira, et al. 2009). O aspecto experimental no ensino de química é de fundamental importância noprocesso ensino – aprendizagem e tem sido enfatizado por muitos autores. A experimentaçãopromove aulas dinâmicas e criativas que despertam o interesse dos estudantes pela matéria possibilita o trabalho em grupo (Oliveira, et al. 2009). O objetivo deste trabalho foi analisar a opinião de alunos sobre a utilização do laboratório multifuncional como ferramenta para o ensino de Química na Escola Estadual Padre Vitaliano Maria Vari no município de Capitão Poço/PA.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Vitaliano Maria Vari, localizada no município de Capitão Poço/ PA, com 20 alunos de uma turma de 2º ano e 20 alunos de uma turma de 3º ano, totalizando uma amostra com 40 alunos. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário com 13 questões, contendo perguntas abertas e fechadas que teve como objetivo obter informações a respeito do uso do laboratório multifuncional como recurso para atividades práticas da referida escola. A análise dos resultados foi obtida por meio de análise estatística simples.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao realizar a análise dos dados observou-se que ao serem questionados se já haviam participado de aulas no laboratório multifuncional, 78% afirmaram que não e apenas 22% disseram que sim, dessa forma fica clara a falta de atividades práticas durante as aulas; questionados sobre a afinidade com a disciplina de Química, 52% dos estudantes afirmaram que gostam de química e 48% disseram que não gostam, um possível reflexo no alto índice de não aceitação da disciplina pode ser a deficiência de metodologias que venham a romper com o tradicionalismo, as atividades experimentais poderiam ser uma alternativa válida neste contexto; outro questionamento levantado foi se eles gostariam que parte das aulas de Química fosse no laboratório, 97% afirmaram que sim. Sobre a freqüência na realização de experimentos nas aulas, 90% afirmaram que nunca tiveram aulas experimentais, uma possível explicação para um resultado tão expressivo poderia ser a falta de tempo do professor, considerando que aulas práticas em laboratório, devem ser bem planejadas, além da preparação do ambiente onde as atividades serão realizadas; 8% disseram dificilmente e apenas 2% afirmaram que acontece freqüentemente. Quanto à opinião dos alunos com relação à perspectiva destes sobre a contribuição que as práticas experimentais poderiam lhe proporcionar, 100% respondeu que estas atividades os estimulariam nos estudos. Mas para que isso ocorra é fundamental que a utilização da experimentação deve ser planejada pelos professores de forma que haja a interação com os alunos e a participação dos mesmos para não acabar no “fazer por fazer”. Mesmo sem a utilização do laboratório pela maioria dos estudantes, 55% afirmaram que conhece algum instrumento de laboratório como microscópio, tudo de ensaio, entre outros.

CONCLUSÕES: Partindo-se da análise da pesquisa aqui relatada, fica evidente a deficiência do uso do laboratório multifuncional como ferramenta no ensino de química, algo que sem dúvida merece atenção, uma vez que a ciência química é baseada em atividades práticas experimentais, além do que se mostra como alternativa de aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos de nível médio faz-se necessário um maior investimento na infraestrutura de laboratórios, e a adoção de medidas cabíveis para que o professor tenha a possibilidade de planeja e executar atividades em laboratório.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PENTEADO, R. M. R. KOVALICZN, R. A. Importância de Materiais de Laboratório para Ensinar Ciências. Secretaria de estado de educação do estado do paraná. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/22-4.pdf>. Acesso em 05 de Abril de 2012. AGOSTINI, V. W. DELIZOICOV, N. C. A Experimentação Didática no Ensino Fundamental: Impasses e Desafios. VII Enpec: Florianópolis – SC, 2009. OLIVEIRA, G. S. N. et al. Proposta de Modelo de Implantação de Laboratório Didático de Química para uso no Ensino Médio. XXI Congresso de Iniciação Científica: São José do Rio Preto – SP, 2009.