TÍTULO: Métodos alternativos para o aprendizado da química

AUTORES: Tavares, G.G. (IFF - CAMPUS ITAPERUNA) ; Estephaneli, J.P.W.C. (IFF - CAMPUS ITAPERUNA) ; Simões, J.B. (IFF - CAMPUS ITAPERUNA / UFV-MG)

RESUMO: O uso de métodos alternativos para o aprendizado da química tem sido muito importante, estes facilitam muito a compreensão e até mesmo o aprofundamento do conteúdo abordado em aulas. Os métodos alternativos vão muito além de aprender um conteúdo, eles fazem o aluno desenvolver um raciocínio e perceber que a Química pode ser estudada não só dentro, mas fora de sala também. Com a introdução de experimentos, usando materiais de baixo custo a Química se torna mais acessível, já que muitas experiências podem ser realizadas até mesmo em casa, sem o auxílio de um professor.

PALAVRAS CHAVES: Métodos alternativos; aprendizado; materiais de baixo custo

INTRODUÇÃO: O ensino da Química através de métodos alternativos desperta nos alunos um maior interesse para aprender, pois eles percebem que é possível fazer um estudo da Química em situações cotidianas e este estudo se torna mais dinâmico. Com o dinamismo durante o aprendizado os alunos não só tem mais interesse, mas como também entendem melhor os conceitos e aplicações destes. Por se tratar de métodos alternativos não se refere a apenas a um método ou outro, mas a vários juntos, isto inclui não só a fazer experiências, mas como também a analisar algumas situações envolvendo a Química no nosso cotidiano. No decorrer deste projeto as experiências selecionadas para serem realizadas com os alunos foram realizadas com materiais de baixo custo, o que proporcionou maior acesso aos alunos e também permiti que os experimentos sejam realizados atém mesmo em casa, pois são de fácil acesso.

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi realizado com duas turmas de 1° ano, em uma empregamos experimentos de baixo custo com materiais alternativos, foram realizados dois experimentos: i) indicador ácido-base de açaí, ii) Vulcão químico – a reação entre o vinagre e o bicarbonato de sódio, abordando os conteúdos de ácido/base e reações inorgânicas, na segunda turma foi ministrada apenas a aula tradicional expositiva. Deste modo foi possível comparar o rendimento da turma que realizou os experimentos e da turma que não praticou e também poderia ser avaliado o rendimento anterior e posterior da turma que realizou os experimentos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Depois de realizados os experimentos com a turma de Integrado a Eletrotécnica foram comparadas as médias da turma de Eletrotécnica (que realizou as experiências) e a turma de Integrado a Informática (que não realizou as experiências). Comparando ambas as turmas foi observada uma grande diferença no rendimento da turma de forma geral. Além de comparar as duas turmas de 1° ano, também teve uma diferença considerável na turma de Eletrotécnica antes e depois das experiências.

Gráfico 1 e 2



CONCLUSÕES: Através da introdução de métodos alternativos foi perceptível o quanto são importantes e como ajudaram no rendimento dos alunos para o aprendizado da Química. Muitos alunos que tinham certa dificuldade na matéria, em guardar alguns conceitos e até mesmo em entendê-los foram beneficiados com a aplicação de métodos alternativos, que foi uma experiência nova e que gerou bons resultados. Além da aplicação de experiências para entender alguns conceitos da Química, o uso de materiais de baixo custo tornaram as experiências mais fáceis de serem realizadas sem nenhum perigo para alunos e orientador.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal Fluminense (IFF) e ao Conselho Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento (CNPq).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NANNI, R. Natureza do conhecimento científico e a experimentação no ensino de ciências. Revista eletrônica de ciências. São Carlos, 29 maio 2004. RUBINGER, Mayura M. M.; BRAATHEN, Per C. Experimentos de Química com Materiais Alternativos de Baixo Custo e Fácil Aquisição, 1ª Ed. Viçosa: UFV Editora, 2006.