TÍTULO: O uso de materiais do cotidiano para aprender sobre matéria e suas transformações – o caso da Escola Estadual São Sebastião, Ouricuri – PE.

AUTORES: Guimarães, L.S. (IF SERTÃO PE) ; Souza, G.L. (IF SERTÃO PE) ; Silva, A.P.F. (IF SERTÃO PE) ; Aquino, P.C.A. (IF SERTÃO PE) ; Ferreira, A.A. (IF SERTÃO PE) ; Vasconcelos, A.K.P. (IF SERTÃO PE)

RESUMO: Essa pesquisa retrata as atividades experimentais no ensino de química utilizando materiais do cotidiano com objetivo de explicar o conteúdo sobre “matéria e suas transformações químicas”. Neste sentido, os bolsistas do PIBID IF SERTÃO PE, desenvolveram nas aulas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual São Sebastião, situada em Ouricuri (PE), atividades experimentais que contribuísse para o entendimento das transformações que ocorrem com a matéria, durante o 1º bimestre de 2012. Como resultados obtidos, a partir de observações e relatos, percebeu-se a ausência de atividades práticas e, também o anseio por parte dos estudantes em participarem de aulas mais dinâmicas sempre associando a teoria oferecida pelos livros com as transformações que ocorrem no dia a dia.

PALAVRAS CHAVES: materiais cotidianos; atividades experimentais; ensino de química

INTRODUÇÃO: No ensino médio, especificamente o 1º ano, a Química abrange a composição das substâncias a partir dos elementos químicos suas propriedades reações e transformações, é necessário compreende que a química faz parte de uma ciência exata, prática e não apenas teórica. Partindo da necessidade de entendimento dos alunos sobre as transformações químicas que ocorrem a todo o momento trabalhou-se contextualizadamente visando desenvolver atividades experimentais que facilitem a compreensão para a matéria e destas transformações, contribuindo assim na construção do conhecimento e entendimento da realidade dos mesmos. A Química não é uma ciência de difícil compreensão – como muitos alunos afirmam - mas, é preciso interligar os conceitos e contextualizá-los. Neste contexto, a pesquisa apresenta resultados obtidos através de experiências vividas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em turmas de ensino médio. O objetivo é promover a melhoria no processo de ensino aprendizagem, utilizando materiais de uso cotidiano, de forma simples e criativa, facilitando a aquisição sobre o assunto “matéria e as transformações químicas”, no Ensino Médio da Escola Estadual São Sebastião, em Ouricuri, Pernambuco.

MATERIAL E MÉTODOS: As aulas foram planejadas juntamente com os Professores de Química da Escola, durante uma semana e, realizadas nas turmas de 1º do Ensino Médio durante o 1º bimestre de 2012. O trabalho aconteceu em duas etapas: Na primeira, os professores ministraram as aulas teóricas referentes aos seguintes assuntos: Matéria; Transformação da Matéria; Energia envolvida nas transformações químicas; Tipos de Misturas; Sistemas e fases; Estados de Agregação da matéria e Densidade. Em seguida, os bolsistas do PIBID, executaram atividades experimentais com materiais cotidianos, como: madeira, água (em aquecimento), termômetro, moeda, rolha de cortiça, gelo, água liquida, álcool, ferrugem, óleo, água, areia, granito, sal, açúcar, ligando os conceitos aprendidos ao cotidiano.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como resultados obtidos têm-se a compreensão, pelos estudantes, de que o maior laboratório que existe é o Universo em que se vive. Por vezes, a falta de uma demonstração mais explícita, associando práticas com materiais do dia a dia, dificulta o entendimento dos alunos. A atividade desenvolvida se apropriou de um método simples para explicar os conteúdos químicos. Observou-se surpresa e a satisfação dos alunos em compreender, por exemplo, que na cozinha de sua própria casa é possível observar muitas transformações da matéria. Como por exemplo, a vaporização da água, ao aquecê-la é possível observar a passagem da fase líquida para gasosa, conceito relacionado às fases de agregação da matéria, a partir desta observou-se que a água entra em ebulição quando atinge 100°C. O conceito de densidade também abordado, utilizando uma moeda e um copo com água e uma rolha de cortiça, demonstrando a diferença de densidade dos materiais. Portanto, é necessário inserir nas aulas atividades e abordagens práticas mais diversificadas possíveis (LEAL, 2009). As Figuras “a” e “b” representam a participação e envolvimento entre bolsistas PIBID e os alunos do 1º ano, na realização de atividades experimentais. Libâneo (2002), afirma que ensinar é transforma o saber científico em conteúdos formativos. Esse é o objetivo é alcançada com o despertar da curiosidade dos alunos a buscar em suas casas, dia a dia, indagações sobre transformações de matéria para que fosse demonstrada por eles mesmos, foi um motivador maior dessa atividade.

Figura "a"

Bolsistas do PIBID demostrando experimentos.

Figura "b"

Estudantes do Ensino Médio observando experimento.

CONCLUSÕES: A aplicação dessas atividades proporcionou uma construção de conhecimento tanto dos bolsistas do PIBID, graduandos de Licenciatura em Química, quanto à aprendizagem dos alunos envolvidos nas aulas prática, da Escola Estadual São Sebastião. Com as experiências adquiridas proporcionou-se um melhor entendimento do conteúdo trabalhado no primeiro bimestre das turmas de 1º ano do Ensino Médio e, assim fez-se com que os alunos fossem capazes de buscar a compreender estas transformações e o que elas influenciam durante o processo de ensino dos mesmos.

AGRADECIMENTOS: A CAPES e ao IF SERTÃO PE pela concessão das bolsas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 09/02/2012. FELTRE, Ricardo. Química Geral, Editora Moderna 6ª edição, São Paulo 2004. KOTZ, J.C.; Treichel, P. Jr. Química e Reações Químicas. 3a ed. Volume 1, Rio de Janeiro: LTC, 1998. LEAL, M. C. Didática da Química- Fundamentos e Práticas para o Ensino Médio. Editora Dimensão. 2009. LIBÂNEO, José C. Didática: Velhos e novos temas. Edição Maio de 2002.