TÍTULO: A utilização da flor da Macroptilium lathyroides (feijão do campo), como indicador ácido-base no ensino de Química.

AUTORES: Almeida, F.S. (UFPI) ; Santos, A.M.S. (UFPI) ; Figueiredo, F.C. (CAT/UFPI) ; Passos, I.N.G. (UFPI) ; Santos Junior, J.R. (UFPI)

RESUMO: O ensino de disciplinas relacionadas a exatas no qual envolvem formulas, experimentações e cálculos numéricos exigem estratégias e metodologias para o auxilio de seu aprendizado. Dentro destas, aparece a disciplina de Química, no qual se enquadra e possui todas essas dificuldades apontadas na maneira de como será repassado seus conceitos, ocasionando assim o desenvolvimento de várias pesquisas e trabalhos afim de amenizar estes empecilhos no ensino. Pensando nisto, utilizamos o extrato da planta Macroptilium lathyroides, popularmente conhecida como Feijão do Campo como técnica alternativa de ensino para o conceito ácido-base relacionado a escala de pH do 1 ao 14, através da visualização das diferentes cores obtidas.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Extrato da Macroptilium ; ácido-base

INTRODUÇÃO: Segundo Almeida e Ataíde (2011), a “Química é considerada de maneira geral , como sendo uma disciplina de difícil compreensão, consequentemente os alunos apresentam muitas dificuldades em aprender esta disciplina”. Isso ocorre devido a falta de percepção dos alunos assimilarem conceitos no qual envolvem a abstração para seu aprendizado, necessitando de novas metodologias relacionadas a experimentações ou ferramentas didáticas de ensino, ajudando o aluno a aproximar-se da disciplina de Química. Uma experimentação no qual corresponderá ao cotidiano do professor e aluno em seu ambiente escolar é considerada uma ótima estratégia eficiente e estimuladora para o ensino de Química, nesse sentido desenvolvemos este trabalho utilizando um experimento com a planta Macroptilium lathyroides, popularmente conhecida como Feijão do Campo rica em antocianinas, apresentando grande quantidade de pigmento em suas pétalas sendo possível utilizar seu extrato como indicador ácido base, por sua tendência à mudança de cor relacionada à modificação do pH, fazendo com que os professores possam utilizar essas soluções remetidas a escala de pH do 1 ao 14, ajudando os alunos a obterem na pratica, a percepção de soluções ácidas e básicas através de colorações específicas.

MATERIAL E MÉTODOS: Neste trabalho procuramos utilizar materiais naturais de baixo custo e de fácil acesso no qual envolvem poucos reagentes, optando assim pelo extrato da planta Macroptilium lathyroides no qual os indicadores feitos a partir dela, são simples e apresentam ótimos resultados em suas colorações. O extrato foi preparado com 25 g de pétalas em 100 mL de álcool etílico PA da Synth, em um béquer de 100 mL e transferido para um frasco de âmbar com tampa. Preparou-se soluções de pH diferentes variando de 1 a 14, utilizando-se um pHmetro da Methrom, em frascos transparentes de 10 mL. A cada frasco, adicionou-se 20 gotas do extrato preparado, agitou-se lentamente e observou-se a coloração.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os valores referentes à variação do pH encontram-se na Figura- 1. Dessa forma, podemos verificar que o experimento envolvendo o extrato da Macroptilium lathyroides é uma ótima técnica de experimentação didática no qual facilitará o aluno a compreender e obter uma noção sobre soluções ácidas e basicas e sua escala de pH , através das colorações obtidas no qual quanto mais ácido apresentará a cor rosa , quanto mais básico a cor verde escuro.

Figura 1:

Acompanhamento da evolução do pH utilizando-se o extrato de Macroptilium lathyroides como indicador ácido-base.

Figura 2:

Destaque da Flor da leguminosa Macroptilium lathyroides utilizada como extrato indicador ácido- base.

CONCLUSÕES: É importante salientar que uma experiência desta natureza contribui e muito não só para a facilidade de aprendizado do aluno ,mais também para o professor ,no qual pode fazer com que os mesmos possam se aproximar mais de conteúdos e conceitos considerados de difícil compreensão como o de ácido e base , amenizando a problemática relacionada a abstração necessária para o aprendizado em Química através de técnicas concretas como essa utilizada em nosso trabalho.

AGRADECIMENTOS: Laboratório BioEletroquímica- UFPI Laboratório de Biodiesel e Materiais- LBM – UFPI

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1.ALMEIDA, F. S. ; ATAIDE, M. C. E. S. ; A analise das historias em quadrinhos nos livros didáticos de Química. 4º Congresso Norte e Nordeste de Química, 2º Encontro Norte e Nordeste de Ensino em Química UFRN/2011. 2.CAVALHEIRO, C.C.S.; CAVALHEIRO,E.T.G; RAMOS, L.A. Determinação de nitrito em águas utilizando extrato de flores. Química Nova, Vol. 29, No. 5, 1114-1120, 2006. 3.GUIMARÃES, C. C. ; Experimentação no ensino de Química : Caminhos e descaminhos rumo a aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, Abril de 2007. 4. ROSSI, A.; TERCI, D.B.L.; Indicadores naturais de pH: usar papel ou solução? Química Nova, Vol. 25, No. 4, 684-688,2002. 5. DIAS,M.V., GUIMARÃES,P.I.; Corantes Naturais: Extração e emprego como indicadores de pH. Química Nova na Escola, No. 17, Maio 2003.