TÍTULO: BINGO PERIÓDICO COMO AUXILIO NO ENSINO DE QUÍMICA – UMA ATIVIDADE LUDICA ENVOLVENDO TABELA PERIÓDICA.

AUTORES: Daniela, C. (IF-SERTÃO) ; Renato, J. (IF-SERTÃO) ; Santos, J. (ESCOLA JULIO DE MELO) ; Lúcia, V. (IF-SERTÃO)

RESUMO: Este projeto “Bingo periódico” teve como objetivo a junção do bingo e a tabela periódica para o desenvolvimento de uma atividade que pudesse ensinar e entender de maneira lúdica os períodos da tabela periódica para os alunos. Essa metodologia é um trabalho que busca envolver o raciocino, conhecimento, reflexão de maneira dinâmica, deixando o tradicionalismo do quadro e giz para o passado e utilizando- se novas formas pedagógicas para envolver o discente com o conteúdo de química.

PALAVRAS CHAVES: Bingo; Tabela periódica; atividade ludica

INTRODUÇÃO: A criação de atividades lúdicas como método de ensino é uma maneira inovadora que vem mostrando excelentes resultados educacional para que o aluno possa ajudar a assimilar o conteúdo em sala de aula. A química que é normalmente pouco atrativa entre os alunos da 9ª ano (antiga 8ª serie) e do ensino médio. “A ludicidade pode ser uma ponte facilitadora da aprendizagem se o professor pudesse pensar e questionar sobre sua forma de ensinar, relacionando a utilização do lúdico como fator motivaste de qualquer tipo de aula. Neste contexto o professor que utiliza as práticas lúdicas envolve o aluno em pontos essenciais e o leva a gostar dos conteúdos ministrados, buscando o conhecimento sem ser pressionado.” (CAMPOS 1998, p.252 ) O bingo e a química foram adaptados de maneira lúdica para que o aluno pode-se assimilar alguns símbolos dos elementos e também a sua localização em cada período da tabela. Dessa forma foram trabalhados com todos os períodos e os elementos poucos falados em aula como serie dos lantanídeos e actinídeos. Então é trabalhado de maneira pedagógica o aprendizado e o poder de memorização, raciocínio e reflexão para promover seu conhecimento de forma madura e habilidades para o seu entendimento. “Trata-se, pois, de um processo diferente da curiosidade, a qual implica dirigir a atenção para um fenômeno novo, incerto, surpreendente ou incongruente seguido de uma atividade orientada para a exploração dele que facilite seu conhecimento e compreensão”. (JESÚS ALONSO, p. 40). Então as forma lúdica e instrumento pedagógico de autovalor para auxiliar o discente no âmbito educacional e na associação do conteúdo. Respeitando o trabalho desenvolvido, também o os níveis de aprendizagem, habilidade mental e a forma que cada um absorve o seu conhecimento.

MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais utilizados para esse trabalho podem ser encontrados em qual quer papelaria. Materiais para a cartela: Papel cartão, impressora, papel contato para cobrir as cartelas. Ou cartolina, papel oficio para imprimir as cartelas e fita dupla face para colar as cartelas na cartolina e papel contato para cobri as cartelas, impressora e tesoura. Materiais para as peças: Emborrachado, tesoura, papel cartão ou oficio para imprimir 79 peças e fita dupla face colar as peças no emborrachado. Métodos: Para desenvolvimento do bingo e selecionado 79 elementos com o cabeçalho com nome “QUÍMICA”. Porem selecionar os elementos por períodos EX: na letra Q você ira selecionar 10 elementos entre primeiro e segundo período, letra U você ira selecionar 10 elementos entre o terceiro e quarto período, na Í com acento do quinto período, M do sexto período, I sem acento será 9 elementos do sétimo período, e letra C será 10 elementos da serie lantanídeos e na A será 10 da serie dos actinídeos. Desenvolvimento da cartela é selecionar dos 10 elementos de cada coluna, selecionar 4 elementos por coluna para colocar na cartela com mesmo nome química no cabeçalho. Desenvolvimento das peças é corta emborrachado em formatos redondo ou quadrados imprimir 79 elementos e colar no emborrachado com fita dupla face.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A apresentação desse trabalho foi durante uma mostra de química de bolsistas do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID) do IF SERTÃO - campus- Floresta-PE em uma escola da rede estadual de Pernambuco. O publico alvo desse trabalho foram alunos do 9ª ano (8ª série) e abordou até alunos da 3ª série do ensino médio. Com relação entre o uso do bingo e os discentes era perceptiva a atenção do mesmo. De acordo como iria prosseguindo o bingo a atenção era voltada a cada elemento sorteado, mesmo ao chamar o nome dos elementos muitos já identificavam qual símbolo que representava e já se via um tom eufórico e uma participação geral entre eles. Foi de extrema importância à explicação da localização de cada elemento e de como foi montado à produção do bingo, logo assim os alunos sabiam que em cada coluna da cartela representava o período ou a serie dos lantanídeos e actinídeos da tabela periódica não só tendo conhecimento dos símbolos da tabela como também os períodos e que em cada período representa uma camada da tabela.

cartelas

aluno já. iniciado o bingo.

CONCLUSÕES: Os alunos se mostraram estimulados pelo bingo periódico, favorecendo o acesso a conteúdos de forma lúdica. Esse trabalho foi de alto valor contribuindo para uma interação entre os discentes. Com isso a realização das atividades feitas de forma descontraída em um ambiente alegre e favorável ajudando a resgatar suas habilidades mostrando conceitos motivação e estimulando o aluno a pensar na construção de objetivos. O trabalho com atividade lúdica mostrou-se uma boa alternativa, tendo a participação ativa no processo ensino-aprendizagem como condição fundamental para a construção do conhecimento.

AGRADECIMENTOS: Primeiramente a DEUS ao programa institucional bolsa de iniciação a docência (PIBID) CAPES, IF – SERTÃO campus Floresta-PE e Proª. Drª FILHA, V.L.S.A.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALONSO, J. T., CATURLA, E. F. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz, 8º edição. São Paulo, Pág. 40, 1999. CAMPOS, D. M. de S. Psicologia da aprendizagem, 19ª edição. Petrópolis: Editoras Vozes, Pág. 252. 1986.