TÍTULO: Dinâmica Interativa Aplicada aos Ingressantes dos Cursos de Química: uma Ferramenta de Estímulo ao Aprendizado.

AUTORES: Nascimento, R.M. (UFC) ; Oliveira, G.S. (UFC) ; Sousa, D.V. (UFC) ; Sampaio, R.A. (UFC) ; Martins, T.G. (UFC) ; Nunes, Y.L. (UFC) ; Barbosa, F.G. (UFC) ; Mafezoli, J. (UFC)

RESUMO: Dentre as dificuldades encontradas pelos estudantes ingressantes nos cursos de graduação em Química está a quantidade de conteúdo teórico apresentada por diferentes disciplinas básicas do curso. Muitas vezes, alguns insucessos nestas disciplinas acabam sendo responsáveis pela evasão observada nos cursos de Química. Os jovens estudantes ao ingressarem nos cursos de Química precisam receber estímulos que os mantenham motivados em seus estudos, para que possam participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho relata uma experiência de uma dinâmica interativa aplicada aos estudantes ingressantes nos cursos de Química da Universidade Federal do Ceará. A dinâmica foi desenvolvida dentro de uma abordagem lúdica com a participação ativa dos estudantes.

PALAVRAS CHAVES: Dinâmica interativa; Estudantes; Estimulo ao aprendizado

INTRODUÇÃO: Ao ingressar em um curso de graduação muitos estudantes encontram dificuldades não compartilhadas no ensino médio. As novas abordagens de diferentes conteúdos teóricos e a independência “cedida” são exemplos de desafios que devem ser superados desde o início do curso. Há uma certa demanda por ferramentas que diversifiquem o ensino, motivem e facilitem o aprendizado de Química. Neste sentido, alternativas que promovam a socialização dos calouros pode facilitar o desenvolvimento acadêmico e social dos mesmos (Craveiro, 1993). Desta forma, este trabalho visa apresentar uma experiência de uma dinâmica interativa, desenvolvida pelos professores e estudantes do Clube da Química-CluQui, junto a estudantes ingressantes nos cursos de Química (Bacharelado e Licenciatura em Química) da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de estimular a integração e a motivação para o aprendizado de química.Ao fim da atividade foi aplicado um questionário com a escala de Likert.As questões afirmativas eram: 1ª A divisão da turma em duas equipes (ácidos e bases) foi adequada e contextualizada 2ª As regras da dinâmica eram claras e justas 3ª As questões levantadas estavam adequadas para os alunos iniciantes do Curso de Graduação em Química 4ª Os temas abordados pelas questões eram interessantes 5ª A etapa “Quem é o cientista” despertou a curiosidade e o interesse em se conhecer mais sobre a importância dos mesmos 6ªA montagem do quebra-cabeça com a fórmula estrutural do taxol estimulou o trabalho em grupo 7ª Durante a dinâmica você se sentiu estimulado e envolvido com a química 8ª A dinâmica possibilitou uma troca de saberes entre os membros das equipes 9ª A condução da dinâmica foi adequada 10ª Este tipo de dinâmica pode ser utilizado em outras disciplinas.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, foi feita uma breve apresentação do projeto Clube da Química- CluQui e a importância do Ano Internacional da Química. Enquanto a apresentação acontecia, foi distribuído aleatoriamente entre os estudantes dicas a respeito de uma substância, ácida ou básica. No final da apresentação os estudantes foram divididos em dois grupos: “Os Ácidos” e “As Bases”, de acordo com a dica referente ao tipo de substância sorteada. A primeira etapa da dinâmica consistiu em uma rodada de cinco perguntas, onde cada grupo tinha o direito de responder por vez. Cada resposta correta o grupo ganharia o valor de quinze pontos, se a equipe da vez não soubesse responder a questão era passada para a outra equipe, mas valendo apenas dez pontos. Ao fim da primeira rodada de perguntas e respostas foi aplicado para as equipes o quebra-cabeça químico com a molécula de Taxol. Com a figura da molécula projetada, foi marcado o tempo em que cada equipe levou para montar o quebra-cabeça, sendo que a primeira que conseguisse ganharia trinta pontos. Em seguida foi feita uma segunda rodada de perguntas e respostas. A última etapa da dinâmica foi nomeada de “Quem é o cientista”, onde o objetivo era descobrir o nome do cientista em questão, primeiramente, apenas pela sua foto e se não fosse o suficiente, eram fornecidas até quatro dicas a respeito de suas obras no meio científico. Cada descoberta certa tinha o valor de vinte e cinco pontos, porém a utilização de cada dica diminui cinco pontos do seu valor. Participaram da dinâmica um total de 29 estudantes ingressantes dos cursos de bacharelado e licenciatura em Química. Ao final da atividade foi aplicado um questionário avaliativo da dinâmica desenvolvida. O questionário era composto por dez questões escalonadas de acordo com a escala de Likert.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi pedido também para os estudantes apontarem, no questionário, os pontos positivos e negativos da dinâmica e definir a atividade com uma única palavra. O gráfico 1 mostra as médias aritméticas de cada questão, conforme as notas dos alunos. A tabela 1 também mostra as palavras mais citadas, com seus respectivos números de citações pelos estudantes, para definir a dinâmica. Os resultados da avaliação apontam para uma validação da dinâmica interativa como ferramenta de integração dos estudantes e estímulo ao aprendizado. Uma média abaixo de nove foi observada nas questões 2, 5 e 9 indicando que os aspectos referentes às regras da dinâmica, a etapa para descobrir quem é o cientista e a condução da dinâmica devem receber melhorias. Uma média de 9,4 foi observada nas questões 1, 4 e 7, revelando que de uma forma geral, os alunos foram estimulados, se sentiram satisfeitos com a forma abordada para a divisão das equipes e concordaram que o nível de dificuldade das questões estava adequado para os ingressantes em cursos de graduação em química. A maior média foi obtida na questão 10, o que revela a necessidade da diversificação do ensino em química nas disciplinas do curso. As palavras utilizadas para definir a dinâmica mostram que a atividade foi considerada interessante pelos estudantes, contribuindo para uma maior integração e estímulo em continuar no curso de Química. Como resultado dos pontos positivos e negativos, expostos pelos alunos, podemos destacar os comentários referindo-se à necessidade da aplicação da dinâmica em outras disciplinas. Como ponto negativo foi mencionado à necessidade de uma melhoria na organização da atividade.

Gráfico 1: Média das questões aplicadas

Gráfico com média das questões utilizadas na avaliação da dinâmica feita pelos alunos.

Tabela 1- Palavras utilizadas para definir a dinâmica.

Tabela com as principais palavras utilizadas, pelos alunos, para definir a dinâmica

CONCLUSÕES: A dinâmica interativa mostrou-se como uma ferramenta viável na integração de estudantes de Química, possibilitando uma diversificação na forma de ensino e estímulo do aprendizado de Química. Foi observada também uma interação ativa entre os estudantes que trocavam conhecimentos, saberes e cooperavam entre si.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Craveiro, A. A. ET AL. Química: um palpite inteligente. Química Nova. Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 234-236, jun. 1992/ fev. 1993.