TÍTULO: Formação Continuada com professores de Ciências Naturais em Patos-PB.

AUTORES: Villarim de Almeida, R. (UEPB) ; Lucena Trajano, L. (UEPB) ; Monteiro de Lima Marsiglia, W. (UEPB)

RESUMO: A realização da Formação Continuada, com os professores de Ciências Naturais, na cidade de Patos-PB, foi realizada visando resultados efetivos, de forma inovadora, levando a que o próprio professor fosse o sujeito das mudanças na sua prática. Todas as atividades desenvolvidas ocorreram de forma prática e prazerosa, visando a mudanças na sua prática docente, bem como nas ações estratégicas metodológicas. Tudo ocorreu em um movimento dialético, entre teoria e prática, conduzindo a que reflexivamente o professor pudesse expor, analisar e, quando necessário, propor as mudanças que se fizessem necessárias para qualitativamente inovar os processos de ensino e aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Professores; Metodologia; Formação Continuada

INTRODUÇÃO: A formação continuada de professores de Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) que atuam na rede estadual de ensino, nos ensinos fundamental e médio, na cidade de Patos-PB, desde a sua idealização e aplicação, foi construída com a visão de que todas as inovações e propostas fossem efetivamente aplicadas na sua prática diária em sala de aula. Refletimos sobre a prática docente na perspectiva da melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, discutindo em todo o processo, com os docentes, sobre as ações curriculares vivenciadas no cotidiano da cultura escolar, numa perspectiva reflexiva e de aprimoramento. Consideramos este curso de fundamental importância, como forma de sanar algumas deficiências já existentes desde a formação dos professores de ciências. Segundo Maldaner, os professores universitários se comprometem pouco, muito aquém do necessário, com essa questão da formação de professores e com a sua autoformação pedagógica, deixando para um outro grupo, geralmente externo ao curso, a formação didático-pedagógica de seus alunos que desejam se licenciar e exercer o magistério. Com base nestas deficiências foi criada a proposta de realizar a formação continuada para professores de ciências (Química),Este curso é uma contribuição da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o governo do estado – Programa Governamental Paraíba faz Educação.

MATERIAL E MÉTODOS: Visando mudanças na prática docente, bem como nas ações estratégicas metodológicas, a área de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) elaborou, inicialmente, um fascículo baseado na ideia de que esta formação continuada seria um momento muito importante de reflexão, e que deveria estar pautado em questões sobre a profissionalização docente, os instrumentos e estratégias metodológicas e os desafios impostos à educação. Para aplicabilidade desta proposta, na cidade de Patos – PB, foi formada uma equipe de: um coordenador de polo, uma coordenadora da área de Ciências Naturais e dois ministrantes. Foram formadas 02 (duas) turmas e o total de alunos foi de 112 alunos/professores/cursistas. O curso aconteceu no período de 29 de Outubro a 17 de Dezembro de 2011, com as aulas presencias acontecendo sempre aos sábados, com uma carga horária de 180 horas de atividades, sendo 60 horas na modalidade presencial e 120 semipresencial.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os encontros presenciais, em um total de 08, foram elaborados, baseados em eixos considerados de fundamental importância na formação continuada, visando mudanças qualitativas na prática docente.Para isso, trabalhamos os seguintes eixos: • Formação e Profissionalização do Professor de Ciências. Foi trabalhada uma questão problematizadora, norteada a partir do texto “Ensino de Ciências: desafios à formação de professores". Como atividade semipresencial, foi solicitado um portfólio que retratasse a memória do professor e sua identidade profissional; • Análise do texto “O livro didático de Ciências: problemas e soluções”. A leitura foi realizada por tópicos, com consequente produção de esquemas. Em relação à atividade semipresencial, foi proposta uma análise comparativa entre dois livros didáticos acerca de um mesmo conteúdo; • A História das Ciências e sua utilização no ensino.Foi realizado um debate interativo baseado no textos “a História das Ciências e seus usos na educação” e "Natureza da ciência numa sequencia didática: Aristóteles, Galileu e o movimento relativo”. Como atividade semipresencial foi proposto aos alunos de Química um estudo do texto "Controvérsias sobre o atomismo no século XIX"; • A História das Ciências e sua utilização no ensino, com exibição do filme “Os gênios da Ciência”. Para atividade semipresencial foi solicitado um roteiro do filme e uma resenha crítica sobre o uso da história das ciências no ensino; • Experimentação no Ensino de Ciências numa Perspectiva Problematizadora, trabalhado a partir da leitura do texto “ Aplicação Prática em sala de aula”, foram apresentadas exemplos de sequência didática com abordagem experimental em sala de aula, para os cursistas.

CONCLUSÕES: Ao final dos nossos trabalhos, verificamos, junto aos professores cursistas, a importância de se fazer sempre uma reflexão sobre o ser professor. Neste sentido, consideramos importante a promoção de projetos similares, com o objetivo de discutir a escola e seus desafios para a atualidade. Os alunos/cursistas ponderaram que o conhecimento não se constrói simplesmente pela acumulação de cursos ou com desenvolvimento de técnicas, mas sim através de um trabalho de reflexão crítica sobre as práticas dos professores em sala de aula.Foi detectada ausência de projetos na área de Educação Química.

AGRADECIMENTOS: a DEUS, meu único Senhor e Salvador

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para a formação de professores. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. A Secretaria, 1999. MENEZES, L.C. Características convergentes no ensino de ciências nos países ibero-americanos e na formação de seus professores. In: MENEZES, L.C. Formação continuada de professores de ciências no âmbito ibero-americano. 2ed, Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo, SP: NUPES, 2001. p.45-58. (Coleção formação de professores). Auler, Décio & Delizoicov, Demétrio. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, 3(2), 105-115, 2001. Bachelard, Gaston. A formação do espírito científico. Trad.: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. Carvalho, Anna Maria Pessoa de & Gil-Pérez, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1998, 3.ed. Delizoicov, Demétrio, Angotti, José André & Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2002. Izique, Claudia & Moura, Mariluce. Imagens da Ciência. Revista Pesquisa Fapesp nº 95, 16-21, 2004. Maldaner, Otavio Aloisio. A Formção Inicial e Continuada de Professores de química professor/pesquisador. Ed. UNIJUI, 2000.