TÍTULO: Aplicação do jogo didático Amarelinha da Química para alunos do 1º ano do ensino médio, como ferramenta de ensino aprendizagem.

AUTORES: Silva, R.N. (UFPI) ; Nunes, V.D. (UFPI) ; Silva, M.A. (UFPI) ; Oliveira, W.V. (UFPI) ; Sousa, J.R. (UFPI) ; Silva, F.C.R. (UFPI) ; Silva, E.M.F. (UFPI) ; Frazão, A.M.B. (UFPI) ; Vieira, L.M.C. (UFPI) ; Oliveira, A.L.N.F. (UFPI)

RESUMO: O referente trabalho tem como objetivo o uso do jogo didático amarelinha da química como uma ferramenta metodológica para o ensino de conceitos químicos. Demostra uma metodologia para trabalhar os elementos químicos da tabela periódica de maneira mais prazerosa e interessante. Focaliza a prática da atividade didática, dinamizando a aprendizagem dos alunos. A aplicação do jogo foi realizada pelos Bolsistas PIBIDUFPI (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência) na Unidade Escolar Professor Joca Vieira,uma escola da rede publica da cidade de Teresina-PI.

PALAVRAS CHAVES: Jogos didáticos; tabela periódica; PIBID

INTRODUÇÃO: Os métodos tradicionais de ensino, baseados em aulas expositivas, ainda permanecem como líderes na sala de aula e o excesso administrado pelas instituições faz com que o ensino de Ciências se torne conteudista, (TASCA, 2006).Os jogos são caracterizados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, avaliação de conteúdos já desenvolvidos e como revisão ou síntese de conceitos importantes. (MACEDO, 1995).Borges e Schwarz, 2005 afirmam que ao criar ou adaptar um jogo ao conteúdo escolar são desenvolvidas habilidades individuais nos aspectos cognitivos emocionais e relacionais. A amarelinha é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais do Brasil. Percorrer uma trajetória de quadrados riscados no chão de pulo em pulo, tinha o nome “pular macaca” quando chegou aqui, com os portugueses, há mais de 500 anos. Em cada região do Brasil ela é conhecida por diferentes nomes, por exemplo, no Rio Grande do Norte é chamada de Avião, no Rio de Janeiro de Acadêmia, em Pernambuco de Cademia, no Maranhão de Cancão, (CUNHA et al, 2011).A amarelinha específica da química apresenta uma proposta metodológica direcionada aos conteúdos da tabela periódica, tais como, número atômico, massa atômica, propriedades físicas e químicas, aplicações dos elementos químicos entre outros. Nesta perspectiva os alunos são impulsionados a relacionar o jogo convencional aos seus conhecimentos cognitivos adquiridos em sala de aula.O trabalho teve como objetivo realizar a aplicação do jogo didático assemelhado a convencional amarelinha utilizando-a como uma ferramenta complementar para o ensino dos conceitos sobre tabela periódica, dinamizando as aulas e incentivando a aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Este jogo descreve uma atividade lúdica desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), aplicado aos alunos do 1º ano do ensino médio da Unidade Escolar Professor Joca Vieira, após o conteúdo tabela periódica ter sido ministrado pelos docentes e revisados pelos bolsistas da área de química. A amarelinha foi elaborada da seguinte forma: quadros de TNT cortados de dimensões 50 x 50 e acima desses quadrosforam colados os símbolos dos elementos químicos escolhidos aleatoriamente feitos com papel E.V.A. O corpo do jogo encontra-se variado em quadros simples e duplos podendo variar em cor e tamanho. Para iniciar o jogo foram feitos saquinhos de areia revestidos de tecidos de TNT. No começo do jogo o aluno jogava o saquinho no primeiro quadro com o elemento correspondente, para pular a amarelinha o aluno deveria citar o nome do elemento do quadro e alguma característica correspondente ao mesmo. Ao acertar o aluno tinha o direito de continuar no jogo do contrário passaria a vez ao próximo aluno, não “queimando” as linhas, acertando os quadros, o nome e características dos elementos químicos, o jogador continua seu percurso ,assim ganhando o jogo o aluno que chegasse ao final da amarelinha.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação do jogo amarelinha da química como um recurso didático para alunos do 1º ano do ensino médio foi de grande valor para os alunos, professores e bolsistas do Pibid, pois proporcionou uma maior interação e compreensão do conteúdo abordado. A priori os discentes consideravam o assunto tabela periódica difícil, pois afirmavam não conhecer os elementos químicos e a importância e existência dos mesmos em seu cotidiano. Detectadas as dificuldades dos alunos, foram elaboradas revisões organizadas pelos bolsistas do programa Pibid, juntamente com os professores da escola Joca Vieira no intuito de minimizar tais dificuldades e ampliar a visão dos alunos a cerca do tema tabela periódica. O jogo proporcionou uma influência mútua, pois se pode perceber que os alunos se divertiram com o jogo, ao mesmo tempo em que demonstraram o que tinham aprendido com os estudos e as revisões. O interesse em responder corretamente as características do elemento químico contida na amarelinha visava a continuação no jogo, com isso estimulava os alunos a relembrarem o conteúdo visto. Os resultados demonstraram uma melhor compreensão dos alunos com relação ao conteúdo apresentado, causou interesse e curiosidade, os alunos relataram que o jogo estimulou o estudo sobre tabela periódica e obtiveram melhora na disciplina. Assim podemos afirmar que os objetivos com a aplicação do jogo didático foram alcançados e foram positivos para docentes e discentes.

CONCLUSÕES: Diante do exposto foi possível perceber que a aplicação do jogo apresentou uma diversão ao mesmo tempo em que facilitou a aprendizagem, trouxe um maior entusiasmo para o estudo tornando-o mais produtivo. O assunto abordado é importante para a formação dos discentes tendo em vista que o mesmo o acompanha durante sua formação. Sendo assim a atividade permitiu facilitar o processo de ensino aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: PIBID/ CAPES / UFPI

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BORGES, R.M.R.; SCHWARZ, V.O. O Papel dos jogos educativos no processo de qualificação de professores de ciências. In: Encontro Ibero-Americano De Coletivos Escolares E Redes De Professores Que Fazem Investigação Na Escola, 4. Lajeado, RS, 2005. CUNHA, M.B.; PARDINHO, R. B.; SILVA, V. M.; LAYTER, M. B. Amarelinha Química. Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo/NECTO Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2011. Macedo, L. Os Jogos e Sua Importância na Escola, Cadernos de pesquisa (n.93), p. 5-10, 1995. TASCA, R. A. Estrutura da matéria e tabela periódica no ensino de ciências para a 8. Série - Caminhos alternativos no ensino de química. Campinas, SP: [s.n], 2006.