TÍTULO: A PERCEPÇÃO DO LÚDICO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE DOM PEDRO - MA

AUTORES: Santana, A. (IFMA/UAB/DEAD - PÓLO DOM PEDRO) ; Silva, E. (IFMA/UAB/DEAD - PÓLO DOM PEDRO) ; Silva, G. (IFMA/UAB/DEAD - PÓLO DOM PEDRO) ; Silva, G. (IFMA/UAB/DEAD - PÓLO DOM PEDRO) ; Araújo, V.N.S. (IFMA/UAB/DEAD - PÓLO DOM PEDRO) ; Silva, T.S. (IFMA/UAB/DEAD - PÓLO DOM PEDRO) ; Rodrigues, P. (IFMA/UAB/DEAD - PÓLO DOM PEDRO) ; Figueredo, G.P. (IFMA/DAQ – CAMPUS MONTE CASTELO) ; Oliveira, M.M. (IFMA/UAB/DAQ – CAMPUS MONTE CASTELO)

RESUMO: Observa-se que no ensino de Ciências, há uma vasta necessidade de utilização de metodologia e procedimentos mais atrativos para os discentes. Dessa forma, verifica-se que a incorporação do lúdico ao ensino das ciências vem possibilitando a elaboração de novas práticas pedagógicas. Este trabalho descreve uma atividade lúdica desenvolvida por acadêmicos em Licenciatura em Química da UAB/IFMA Pólo Dom Pedro - MA. Para elaboração e relato desta pesquisa utilizou-se do lúdico, por meio de jogos didáticos, desenvolvidos pela equipe da UAB, os quais foram aplicados em duas escolas; uma pública e outra privada. Observou-se que a utilização de materiais didáticos alternativos, facilitou a transmissão e a compreensão dos conteúdos, bem como a interatividade entre os educandos.

PALAVRAS CHAVES: Estudo da química; Lúdico; Educação

INTRODUÇÃO: Na investigação de um determinado tema, é muito importante que o aluno não se baseie apenas em explanações e leituras, mas que utilize diversos recursos metodológicos a fim de obter informações abrangentes sobre o assunto e os dados obtidos nessas diferentes fontes, que podem subsidiar discussões e comparações mais detalhadas, abrindo espaço para a superação do senso comum já consolidado. Dentre essas metodologias, o lúdico tem se destacado com aplicação de jogos didáticos. Tais jogos podem ser aplicados em vários níveis escolares e vem sendo bem aceita por alunos e professores (SCHWARZ, 2006, FREITAS; MARCELINO; RECENA, 2009, ABREU, 2010). Este trabalho teve como objetivo verificar a aceitação do lúdico como ferramenta de ensino em duas escolas de Dom Pedro – MA, uma pública e outra privada, por alunos do curso de licenciatura em Química da UAB.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado com 22 alunos do 1º ano do ensino médio da escola privada e com 20 alunos do 2º ano da escola pública. Em cada turma foi aplicado um jogo didático, cujo nome era TRILHA QUÍMICA cujos materiais utilizados para sua confecção foram: isopor, cartolina, lápis, régua, pincéis e dado, no qual constavam vários assuntos selecionados do livro didático de Química. A turma foi dividida em dois grupos e apenas um aluno representava a equipe. Nas duas escolas analisou-se a participação nas atividades, a capacidade de responder as perguntas e as respostas do questionário feito após o trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os Gráficos 1 representa as repostas do questionário pelos alunos, frente a metodologia apresentada. Não são raras as experiências espalhadas na literatura, ao longo desses últimos anos que têm mostrado a eficácia do lúdico na aprendizagem dos alunos. Por meio dos gráficos percebeu-se que quase metade dos alunos que estão concluindo a educação básica, nunca teve uma aula que utilizasse o lúdico. E após a utilização da metodologia, observou-se que mais de 90% dos alunos a aprovaram e sugeriram que os professores passem a adotá-la.

Gráfico 1 - Respostas do questionário pelos alunos.

(a) resultado do questionário aplicada na escola privada e (b) resultado do questionário aplicada na escola pública.

CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a utilização do lúdico no Ensino de química facilitou a transmissão e a compreensão dos conteúdos abordados por meio do jogo desenvolvido pela equipe de licenciados da UAB. A aceitação da metodologia pelos os alunos tanto da escola privada quanto da pública foi unânime.

AGRADECIMENTOS: Ao IFMA/UAB pelo apoio institucional e as escolas do município de Dom Pedro, pelas pesquisas com seus alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABREU, J. G. Jogos em Ensino de Química: Avaliação da produção científica a partir dos trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química (Período 1996-2008). In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, XV.; 21-24 jul. 2010, Brasília. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.xveneq2010.com.br/resumos/R0375-1.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2011. FREITAS, D. dos S.; MARCELINO, L. V.; RECENA, M. C. P. Jogos Didáticos para Ensino de Química: panorama a partir dos trabalhos publicados nos últimos nove anos de RASBQ. In: ENCONTRO CENTRO-OESTE DE DEBATES SOBRE ENSINO DE QUÍMICA, XVI.; 9-12 out. 2009, Goiás. Disponível em: < http://leoviktor.blogspot.com/2010/10/artigo-jogos-didaticos-para-ensinode.html>. Acesso em: 07 mar. 2011. SCHWARZ, Vera Regina Karpss. Contribuição dos jogos educativos na qualificação do trabalho docente. 2006, 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.