TÍTULO: UMA EDUCAÇÃO PERSONALIZADA: o uso do eneagrama à pratica de ensino em química

AUTORES: Silva, A.M. (UECE) ; Gomes, P.H.A. (UECE)

RESUMO: Para que se possam conhecer melhor as potencialidades e dificuldades dos alunos em sala de aula é necessário uma ferramenta de autoconhecimento. Por isso usou-se uma que vem sendo utilizada cada vez mais em diferentes áreas de trabalho e conhecimento, como empresas, cinema, futebol, espiritualidade etc.: o Eneagrama. Ele vai estudar a personalidade classificando-a em nove tipos. Aqui serão apresentadas suas características essenciais para identificar cada aluno em um desses nove tipos do eneagrama. A partir dessa identificação é possível compreender melhor alguns comportamentos dos alunos e assim buscar melhorar seu rendimento no processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: eneagrama; educação personalizada; ensino de química

INTRODUÇÃO: Devido às dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas da rede estadual do Ceará, principalmente de estrutura e funcionamento, fica difícil atingir resultados satisfatórios de aprendizagem. Uma prova disso é que se encontram alunos no Ensino Médio com dificuldades para ler e interpretar. Acreditando que mudando a educação poderemos mudar o mundo, sugere-se o Eneagrama como ferramenta para um processo ensino-aprendizagem mais personalizado, onde sejam observadas e trabalhadas nos alunos suas dificuldades e potencialidades. Pedagogicamente, não podemos tratar todos os alunos do mesmo jeito porque cada um tem motivações diferentes. Na perspectiva de uma educação personalizada, é importante entender as motivações e as dinâmicas de cada aluno. O Eneagrama é uma ferramenta muito prática e profunda em entender as motivações. Este trabalho traz uma forma de ver a educação onde o aluno seja tratado de modo a desenvolver suas potencialidades e superar suas dificuldades que, em geral, são diferentes uns dos outros. O Eneagrama classifica em nove os tipos de personalidade. Todas as pessoas apresentam comportamentos dos nove tipos, mas as características que melhor nos definem provêm privilegiadamente de um tipo. O professor, tendo a chave de conhecimento que o Eneagrama proporciona, pode identificar esses aspectos em cada aluno e isso possibilita que ele crie condições mais favoráveis à aprendizagem dos alunos. Este trabalho vai então mostrar uma relação entre Eneagrama e Educação e como o Eneagrama pode contribuir para melhorar o rendimento escolar, inicialmente identificando as limitações ou dificuldades e as potencialidades dos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento do presente trabalho começou-se por perceber as diferentes atitudes, reações e motivações, tanto nos educadores como nos alunos, de acordo com seu tipo de personalidade. Utilizou-se de experiência em sala de aula na rede pública estadual de 2006 a 2010 como professor de Química. Foram feitas observações do uso do Eneagrama nas seguintes escolas: Eliezer de Freitas Guimarães, três turmas, uma com cerca de 40 alunos, outra com 32 e outra com 28; Romeu de Castro Menezes, duas turmas, uma com 30 e outra com 25; Liceu de Caucaia, cinco turmas, quatro turmas com 40 alunos cada e uma com 35; José Sarney, uma turma com 38 alunos, todas localizadas no Ceará. A partir de observações resolveu-se trabalhar na linha do Eneagrama como ferramenta para melhoria da aprendizagem dos alunos, baseado numa educação mais personalizada. Para iniciar o trabalho fez-se uma pesquisa qualitativa por se propor a trabalhar com o “universo dos significados, dos motivos das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes” (MINAYO, 2008, p. 21). Resolveu-se realizar essa pesquisa com educadores e alunos que conhecem Eneagrama, pois se desejava conhecer os dois pontos de vista. Todos os entrevistados fizeram o curso de Eneagrama pelo IESH – Instituto Eneagrama Shalom. Elaboraram-se oito perguntas para os educadores, todas relacionando o Eneagrama com o processo de ensino-aprendizagem. As oito perguntas destinadas aos alunos envolveram o Eneagrama com sua vida pessoal e com os quatro pilares fundamentais da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Questionando os alunos, 50% responderam como nível máximo de contribuição, o que prova que o Eneagrama é uma ferramenta muito precisa no que diz respeito ao aluno identificar suas limitações, que é muito positivo, pois assim ele poderá trabalhar em cima dessas limitações afim de que elas não possam prejudicar seu aprendizado. 38% consideram que o Eneagrama contribui para que o aluno possa decidir qual carreira seguir profissionalmente. A profissão pode se tornar mais prazerosa se corresponder com as motivações de cada pessoa. Perguntado como o Eneagrama contribui para descobrir a potencialidade, 75% responde que sim, identificando fornecer as pistas de como potencializá-las. O qual favorece ao aluno melhorar seu rendimento em sala de aula. Segundo os alunos o Eneagrama ajuda-nos a perceber, através da observação de si mesmo, que muito do que passamos para as pessoas não é aquilo que somos verdadeiramente. Quando entendemos isso percebemos que precisamos caminhar em busca de nossa essência. Com isso os alunos passam a enxergar o processo de aprendizagem como mais um aspecto de sua vida e não como um fim em si. Quatro, dos seis professores que responderam ao questionário, afirmaram que utilizam os conhecimentos em Eneagrama dentro da sala de aula e os outros dois utilizam algumas vezes, o que mostra que esse conhecimento pode ser útil no processo de aprendizagem dentro da sala de aula. Os seis responderam que o Eneagrama ajuda no diálogo entre o professor e o aluno, pode-se confirmar isso porque o Eneagrama mostra o que motiva cada tipo e o professor pode, a partir da motivação, fazer um diálogo onde o aluno vai se sentir compreendido. Com uma maior interação a sala de aula torna-se mais produtiva.

SIMPEQUI 2012 - Figura 1

A figura mostra o símbolo do Eneagrama

SIMPEQUI 2012 - Figura 2

A figura mostra o Eneagrama relacionado com os quatro pilares da educação

CONCLUSÕES: Relacionar o eneagrama com a educação não é tão difícil, pois são duas ferramentas de transformação. Conforme o resultado das pesquisas, o eneagrama é uma ferramenta muito eficaz para trabalhar as limitações dos alunos, isso é muito positivo, pois está intimamente ligado ao processo de aprendizagem. A dificuldade faz com que ocorra a desistência. Então se um aluno está com dificuldade em um conteúdo, ele pode não se interessar em aprendê-lo, agora se o professor conhece as limitações desse aluno, procura passar de uma forma que facilite seu aprendizado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALÍPIO, Pedro. Os segredos das pessoas: os nove tipos de personalidade segundo o eneagrama. São Paulo: Gente, 1997. BERNIER, Nathan. O eneagrama: símbolo de tudo e todas as coisas. Brasília: Gilgamesh, 2005. CUNHA, Domingos. Crescendo com o eneagrama na espiritualidade: para quem experimenta o eneagrama como um caminho de crescimento. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.); GOMES, Suely Ferreira Deslandes Romeu. Pesquisa social – teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2008. PALMER, Helen. O eneagrama de bolso: compreendendo os 9 tipos de pessoas. São Paulo: Paulinas, 1999. RISO, Don Richard. Comprendiendo el eneagrama. Santiago: Cuatro Vientos, 1994. ROHR, Richard; EBERT, Andreas. O eneagrama: as nove faces da alma. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.