TÍTULO: Aplicação do jogo de memorização Químico no Ensino Médio

AUTORES: Osajima, J. (UFPI) ; Santos, P. (UFPI) ; Lopes, M. (UFPI) ; Furtini, M. (UFPI)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo a aplicação do jogo de memorização Químico de compostos inorgânicos no Ensino Médio na finalidade de verificar a aprendizagem do aluno usando o lúdico. O jogo foi aplicado em uma escola estadual do município de Bom Jesus-PI.Os resultados mostraram que 59% dos alunos se identificaram com o jogo e 41% não se identificaram. Apesar da aceitação e interesse dos alunos no jogo, foi observado que os alunos não conseguiram relacionar os nomes com a classe de compostos.Desse modo, conclui-se que há necessidades de desenvolver novamente este trabalho aumentando a variável do tempo de jogo e explicação de conceitos envolvidos no mesmo e tornar práticas pedagógicas mais constantes na vida destes alunos.

PALAVRAS CHAVES: Jogo memorização químico; química; ensino médio

INTRODUÇÃO: A memorização da nomenclatura de compostos e a sua correspondência com os respectivos símbolos químicos sempre foi um desafio para o aprendizado na disciplina de Química. Isto contribui para a disciplina de Química torna-se uma matéria cansativa por parte dos alunos. Uma das grandes barreiras no aprendizado de Química são as dificuldades de correlacionar os conceitos vistos em aulas o nosso dia-a-dia, a abstração desses conteúdos e a oposição a eles, e à disciplina (DIAS, 2010). Esta barreira pode muitas vezes prejudicar os alunos no aprendizado da Química implicando em altos índices de reprovações e falta de interesse pela matéria. Por isso requerem-se mudanças nas metodologias utilizadas pelos os professores desta área, visto que, são apontadas como o principal motivo do desinteresse e pouco aprendizado do aluno (SANTANA, 2008a). Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo a aplicação do o jogo de memorização Químico de composto inorgânico no Ensino Médio na finalidade de verificar a aprendizagem do aluno usando o lúdico.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo de memorização Químico foi aplicado em uma Escola Estadual no Município de Bom- Jesus-PI com os alunos do 2º ano do Ensino Médio. O jogo é composto por 80 cartas divido em 10 ácidos fortes e fracos, 10 sais, 10 bases fortes e fracos, 10 óxidos. As regras do jogo de memorização químico são as mesmas regras de um jogo de Memória comum. O aluno ao jogar deve relacionar os nomes dos compostos com seus respectivos símbolos químicos. A aplicação do jogo assim como as outras atividades foi desenvolvida por uma aluna do nono período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas como parte do seu trabalho de conclusão de curso. Antes da aplicação do jogo foi dada uma explicação do assunto de nomenclatura e sua importância para os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Após a explicação foi divida a turma através de sorteio para que fosse feita a divisão de uma maneira aleatória. Uma parte dos alunos foi aplicada um questionário sobre o assunto abordado, e a outra parte além da explicação foi aplicado o jogo pedagógico, e posteriormente, foi aplicado o mesmo questionário.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com Santana 2008a apud Candido Ferreira, 2006, observa-se que o jogo é um recurso psicopedagógico de grande importância na aprendizagem, onde professor é um mediador em criar situações e condições favoráveis para que haja uma nova informação. Os resultados mostraram que 59% dos alunos se identificaram com o jogo e 41% não se identificaram. Apesar dos alunos se identificarem com o jogo, foi observado que a sua utilização não atingiu seu objetivo de verificar o ensino aprendizagem do aluno, pois de acordo com a resposta correta da segunda pergunta do questionário apenas 22% conseguiram identificar o composto pedido pela questão, ou seja, o hidróxido de alumínio ( Figura 1). Para entender este resultado deve-se considerar que os alunos possuem um fraco conhecimento de química, pois quando a aluna de graduação desenvolveu a aula introdutória foi nítida a falta de conhecimento na área. Assim, percebe-se que o jogo deve ser trabalhado novamente com uma nova estratégia de ensino e maior interação com o professor e aluno. Já que o aprendizado de Química depende de muitas variáveis, tais como: professor, aluno, recursos didáticos, ambiente sócio-cultural ao qual está inserido, a maneira como a matéria ela é apresentada. É de grande importância ao professor ser intermediário na produção de conhecimento, administrando a aula, promovendo a produção de conhecimentos, afinal ser professor é ser educado (FERREIRA, 2010 apud CARDOSO COLIVAX,2000). Diante dos resultados, torna-se necessária uma maior interação da aluna de graduação com o professor responsável pela disciplina de química, os alunos e na finalidade de reaplicá-lo e trabalhar melhor os conceitos de química envolvidos no jogo para que na segunda oportunidade oportunidade possamos obter resultados esperados.

Figura 1. Respostas da questão de número dois do questionário.

A figura 1 é referente as resposta da segunda questão, onde foi solicitado para o aluno marcar a base fraca.

CONCLUSÕES: Conclui-se que há necessidades de desenvolver novamente este trabalho aumentando a variável do tempo de jogo e explicação de conceitos envolvidos no mesmo e tornar práticas pedagógicas mais constantes na vida destes alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DIAS, I.C; OLIVEIRA, M. L. A influência dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química nas escolas estaduais do centro de Teresina. 2010. (apresentação de trabalho/simpósio). SANTANA, E. M. A Influência de Atividades Lúdicas na Aprendizagem de Conceitos Químicos. In: senept, 2008, Belo Horizonte, Anais do 1º.senept, 2008a. FERREIRA, M. O.G. Química Encantada: Aplicação de uma metodologia alternativa no Ensino de Química. Teresina, 2010.